Descoberto no México misterioso círculo de esqueletos interligados

(dv) Mauricio Marat/Mexico’s National Institute of Anthropology and History

As caveiras com 2400 anos estavam viradas em diferentes direções e os 10 esqueletos pré-aztecas espalharam-se até às margens de uma área que se assemelha à espiral cósmica da Via Láctea. Nunca tinha sido encontrado nada assim.

Arqueólogos mexicanos revelaram esta semana o local de enterro descoberto em Tlalpan, a sul da Cidade do México, onde solo rico, água fresca e os animais para caça tornaram-se um foco para as sociedades mesoamericanas, antes do reinado dos Aztecas.

Jimena Rivera Escamilla, a arqueóloga que liderou as escavações, disse que o local parece fazer parte de uma cerimónia ritual, tendo em conta a elaborada e deliberada interligação entre esqueletos, desde recém-nascidos com um mês, a esqueletos adultos, segundo o Washington Post.

Uma das cabeças estava disposta no peito de outra, e as mãos de um dos esqueletos estavam posicionadas nas costas da outra, descreveu à Televisa News.

Um comunicado do Instituto de Antropologia e História do México explica que a descoberta pode ajudar a refinar a compreensão de antigas sociedades do período pré-clássico.

Os esqueletos pertencem a um grupo que ocupou a área por 500 anos, entre as fases de Zacatenco, de 700 a 400 aC – época em que foram desenvolvidas as maiores civilizações no México -, e a era Ticoman de 400 a 200 aC.

Algumas caveiras e dentes pareciam estar intencionalmente deformadas, uma prática conhecida entre as sociedades mesoamericanas que pode indicar o estatuto social, género ou tentativas de se assemelharem a seres divinos, concluiu uma outra pesquisa de 2013.

No mesmo sítio foram também encontrados potes de barro, conhecidos como cajetes, e tigelas de tecomate arredondadas, assim como vários tipos de pedras com cerca de 1,50 metros. A arqueóloga ainda não conseguiu determinar a causa da morte das 10 pessoas, ou se morreram juntas.

Se Escamilla conseguir determinar estes detalhes, poderá ser outra revelação sobre como as antigas sociedades viviam e morriam.

Em 2011, investigadores concluíram que os Xiximes, que viveram na zona montanhosa do que é hoje Durango, eram canibais depois de examinarem um sítio arqueológico que datava de 1400. Os ossos foram encontrados e pareciam ter sido cozidos e marcados com lâminas de pedra.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra. Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu …

Benfica 2-0 Moreirense | “Águia” vence e convence cónegos

Após ter perdido e empatado nas duas últimas recepções ao Moreirense, o Benfica voltou a vencer o emblema de Moreira de Cónegos na Luz. Este sábado, em duelo relativo à segunda jornada do campeonato, as “águias” …

"Surpreendente e fascinante". Descoberta pela primeira vez uma aurora sobre um cometa

A nave Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) detetou uma aurora boreal sobre o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko (67P / C-G). Em comunicado, os cientistas envolvidos na deteção frisam que esta é a primeira vez quem …

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …