Descoberto monstro marinho que viveu há 480 milhões de anos

Marianne Collins / ArtofFact

Aegirocassis benmoulae, um monstro marinho com 480 milhões de anos

Aegirocassis benmoulae, um monstro marinho com 480 milhões de anos

Investigadores das Universidades de Yale e de Oxford descobriram um mostro marinho semelhante a um crustáceo com dois metros de comprimento, que terá habitado os mares há 480 milhões de anos e que se alimentaria como o fazem as baleias.

A criatura marinha “devia ser uma das maiores da sua época”, diz Allison Daley, zoologista da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e co-autora do estudo, publicado esta quarta-feira na revista Nature, e que foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

academia.edu

Allison Daley, zoologista da Universidade de Oxford

Allison Daley, zoologista da Universidade de Oxford

O animal tinha na cabeça uma rede de espinhos que utilizaria para filtrar os alimentos, o que o torna num dos mais antigos gigantes aquáticos conhecidos por se alimentarem filtrando a água do mar, uma técnica que as baleias utilizam para recolher o plâncton.

Esta nova espécie foi batizada de Aegirocassis benmoulae, numa alusão ao caçador de fósseis marroquino Mohamed Ben Moula, que realizou pesquisas em Marrocos.

O Aegirocassis benmoulae faz parte da família desaparecida dos anomalocaridídeos, animais marinhos que surgiram há 520 milhões de anos.

Mas, até agora, a maioria dos anomalocaridídeos descobertos eram predadores que estavam no topo da cadeia alimentar, mais perto dos nossos tubarões atuais.

Peter Van Roy, investigador da Universidade de Yale, um dos outros autores do estudo, utilizou um novo método de análise de fósseis que permitiu uma visão tridimensional (3D) do animal, fornecendo uma ideia de como ele seria quando habitava os oceanos.

Num artigo no The Conversation, o investigador explica em detalhe algumas das conclusões da sua investigação, entre as quais a de que o Aegirocassis benmoulae teria uma espécie de barbatanas em ambos os lados do corpo, ancestrais da dupla fila de patas que caracteriza os artrópodes – invertebrados cobertos com uma concha, como os crustáceos, as aranhas e os insetos.

Estas pequenas criaturas poderão, assim, ser os parentes vivos mais próximos do monstruoso Aegirocassis benmoulae extinto.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …