Foi descoberto um mineral nunca antes visto na natureza

(dr) Museums Victoria

O meteorito de Wedderburn

O “edscottite”, uma forma rara de mineral de carboneto de ferro que nunca tinha sido encontrada na natureza, já faz parte da lista oficial de minerais da Associação Internacional de Mineralogia (IMA).

O meteorito de Wedderburn, encontrado em 1951 numa cidade australiana com o mesmo nome, é um pequeno pedaço de rocha espacial de aparência estranha. Os cientistas estudam há décadas os seus segredos e agora, segundo o Science Alert, acabaram de descodificar outro.

Num novo estudo, publicado em agosto na revista American Mineralogist e liderado pelo mineralogista Chi Ma, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, investigadores analisaram o meteorito e verificaram a primeira ocorrência natural daquilo a que chamam de “edscottite”: uma forma rara de mineral de carboneto de ferro que nunca tinha sido encontrada na natureza.

Desde que as origens espaciais do meteorito foram identificadas, a rocha preta e vermelha foi examinada por várias equipas, sendo que apenas um terço do exemplar original, que está guardado no Museums Victoria, na Austrália, se encontra intacto.

O restante revelou que o meteorito é feito de ouro e ferro, juntamente com minerais mais raros, como camacite, schreibersita, tenite e troilite e aos quais se junta agora edscottite.

A descoberta deste mineral — batizado em honra do especialista em meteoritos e cosmoquímico Edward Scott, da Universidade do Havai — é significativa porque nunca antes os cientistas tinham confirmado que esta distinta formulação atómica do mineral de carboneto de ferro ocorre naturalmente (já existia uma versão sintética deste mineral, produzido durante a fundição de ferro).

Esta é uma confirmação importante porque foi um dos pré-requisitos que fez com que este mineral fosse oficialmente reconhecido como tal pela Associação Internacional de Mineralogia (IMA).

Não se sabe ao certo como este pedaço natural de edscottite acabou em Wedderburn mas, de acordo com o cientista planetário Geoffrey Bonning, da Universidade Nacional Australiana, em declarações ao The Age, o mineral poderia ter-se formado no núcleo aquecido e pressurizado de um planeta antigo.

Esse planeta poderia então ter sofrido algum tipo de colisão cósmica colossal — com outro planeta, uma lua ou um asteróide —, sendo os seus pedaços fragmentados lançados no tempo e no espaço, disse ainda Bonning.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Convém ter sempre  em conta o passado turbulento do nosso Planeta.
    “Esse planeta poderia então ter sofrido algum tipo de colisão cósmica colossal — com outro planeta, uma lua ou um asteróide —, sendo os seus pedaços fragmentados lançados no tempo e no espaço”. Pergunto: será este um bocadinho de  Tiamat?
    Acho engraçado como as pistas – ou as peças do puzzle –  vão sendo apresentadas à opinião pública: sempre às “pinguinhas”…
    Porque não contam logo e de uma só vez, tudo o que sabem??
    Fundamentação https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&biw=1026&bih=649&ei=4iJwXZa3DIvQgwfc2bW4Cg&q=tiamat+planeta&oq=Tiamat&gs_l=psy-ab.1.2.0i71l8.0.0..23002…0.2..0.0.0…….0……gws-wiz.46a3m3unK2w
    Assinado Maria da Maia

      • Enxerga-te!!!! Estuda….
        – Porque não substituis as tentativas de humilhação por uma ARGUMENTAÇÃO devidamente fundamentada e consistente??!!!!!
        – Porque não experimentas ser PESSOA??
        Assinado: Maria da Maia

        • Como é que pode ser “pessoa” se não são Humanos?
          Há uma caracteristicas que identifica esses, que é estarem permanentemente com grachinhas a fazer “Troça” dos outros.

  2. Cara creio q tenha mesmo porque eu já vi esse tipo de “rocha” aqui na região em q moro me criei na beira de Rio e aqui tem uma barroca com mais de 1km de comprimento aqui tem essa rocha.

  3. Gente essa pedra existe sim, na casa antiga da minha vó tinha uma pedra dessas, era de cor grafite e era pequena e muito dura , quando batiamos nela com martelo, mareta para tentarmos quebrar ela fazia um barulho estranho e não quebrava nem um pedacinho nem lasca saía dela, tinha esses caminhos finos vermelhos e ela crescia, minha tia disse que ela apareceu durante uma chuva muito grossa que caiu aqui em Belém. A pedra infelizmente foi enterrada em meio de construção. Foi uma pena ela era muito bonita .

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …