Foi descoberto um mineral nunca antes visto na natureza

(dr) Museums Victoria

O meteorito de Wedderburn

O “edscottite”, uma forma rara de mineral de carboneto de ferro que nunca tinha sido encontrada na natureza, já faz parte da lista oficial de minerais da Associação Internacional de Mineralogia (IMA).

O meteorito de Wedderburn, encontrado em 1951 numa cidade australiana com o mesmo nome, é um pequeno pedaço de rocha espacial de aparência estranha. Os cientistas estudam há décadas os seus segredos e agora, segundo o Science Alert, acabaram de descodificar outro.

Num novo estudo, publicado em agosto na revista American Mineralogist e liderado pelo mineralogista Chi Ma, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, investigadores analisaram o meteorito e verificaram a primeira ocorrência natural daquilo a que chamam de “edscottite”: uma forma rara de mineral de carboneto de ferro que nunca tinha sido encontrada na natureza.

Desde que as origens espaciais do meteorito foram identificadas, a rocha preta e vermelha foi examinada por várias equipas, sendo que apenas um terço do exemplar original, que está guardado no Museums Victoria, na Austrália, se encontra intacto.

O restante revelou que o meteorito é feito de ouro e ferro, juntamente com minerais mais raros, como camacite, schreibersita, tenite e troilite e aos quais se junta agora edscottite.

A descoberta deste mineral — batizado em honra do especialista em meteoritos e cosmoquímico Edward Scott, da Universidade do Havai — é significativa porque nunca antes os cientistas tinham confirmado que esta distinta formulação atómica do mineral de carboneto de ferro ocorre naturalmente (já existia uma versão sintética deste mineral, produzido durante a fundição de ferro).

Esta é uma confirmação importante porque foi um dos pré-requisitos que fez com que este mineral fosse oficialmente reconhecido como tal pela Associação Internacional de Mineralogia (IMA).

Não se sabe ao certo como este pedaço natural de edscottite acabou em Wedderburn mas, de acordo com o cientista planetário Geoffrey Bonning, da Universidade Nacional Australiana, em declarações ao The Age, o mineral poderia ter-se formado no núcleo aquecido e pressurizado de um planeta antigo.

Esse planeta poderia então ter sofrido algum tipo de colisão cósmica colossal — com outro planeta, uma lua ou um asteróide —, sendo os seus pedaços fragmentados lançados no tempo e no espaço, disse ainda Bonning.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Convém ter sempre  em conta o passado turbulento do nosso Planeta.
    “Esse planeta poderia então ter sofrido algum tipo de colisão cósmica colossal — com outro planeta, uma lua ou um asteróide —, sendo os seus pedaços fragmentados lançados no tempo e no espaço”. Pergunto: será este um bocadinho de  Tiamat?
    Acho engraçado como as pistas – ou as peças do puzzle –  vão sendo apresentadas à opinião pública: sempre às “pinguinhas”…
    Porque não contam logo e de uma só vez, tudo o que sabem??
    Fundamentação https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&biw=1026&bih=649&ei=4iJwXZa3DIvQgwfc2bW4Cg&q=tiamat+planeta&oq=Tiamat&gs_l=psy-ab.1.2.0i71l8.0.0..23002…0.2..0.0.0…….0……gws-wiz.46a3m3unK2w
    Assinado Maria da Maia

      • Enxerga-te!!!! Estuda….
        – Porque não substituis as tentativas de humilhação por uma ARGUMENTAÇÃO devidamente fundamentada e consistente??!!!!!
        – Porque não experimentas ser PESSOA??
        Assinado: Maria da Maia

        • Como é que pode ser “pessoa” se não são Humanos?
          Há uma caracteristicas que identifica esses, que é estarem permanentemente com grachinhas a fazer “Troça” dos outros.

  2. Cara creio q tenha mesmo porque eu já vi esse tipo de “rocha” aqui na região em q moro me criei na beira de Rio e aqui tem uma barroca com mais de 1km de comprimento aqui tem essa rocha.

  3. Gente essa pedra existe sim, na casa antiga da minha vó tinha uma pedra dessas, era de cor grafite e era pequena e muito dura , quando batiamos nela com martelo, mareta para tentarmos quebrar ela fazia um barulho estranho e não quebrava nem um pedacinho nem lasca saía dela, tinha esses caminhos finos vermelhos e ela crescia, minha tia disse que ela apareceu durante uma chuva muito grossa que caiu aqui em Belém. A pedra infelizmente foi enterrada em meio de construção. Foi uma pena ela era muito bonita .

RESPONDER

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …