O mais antigo queijo do mundo foi descoberto numa sepultura egípcia (e estava contaminado)

(dr) University of Catania e Cairo University

O queijo mais antigo do mundo foi encontrado numa sepultura egípcia com 3.2 mil anos de idade. Cientistas descobriram que o produto estava contaminado com uma bactéria que pode causar uma doença mortal.

Um grupo de investigadores descobriu no túmulo egípcio de Ptahmes, que tem cerca de 3200 anos, o que acreditam ser o queijo sólido mais antigo já encontrado, de acordo com o estudo publicado no passado dia 25 de julho na revista Analytical Chemistry.

O túmulo de Ptahmes, governante da antiga capital do Egito – Mênfis, no século XIII a.C – , foi descoberta pela primeira vez em 1885 perto da necrópole de Saqqara (também conhecida  por Sacará) no norte do país, e redescoberta em 2010.

Anos depois, os arqueólogos encontraram vários jarros partidos no interior da sepultura, um dos quais continha uma massa esbranquiçada solidificada, bem como um pedaço de pano que supostamente servia para cobrir o recipiente ou preservar seu conteúdo.

Enrico Greco, químico da Universidade de Catania, na Itália, juntamente com os seus colegas, decidiu analisar a substância para determinar sua origem.

Para isso, os investigadores dissolveram a amostra, purificaram os seus componentes proteicos, estudando-os depois através da cromatografia líquida e da espectrometria de massa. Os peptídeos – biomoléculas pela formação de aminoácidos – detetados mostraram que a amostra pertencia a um produto lácteo composto com leite de vaca e leite de ovelha ou de cabra.

“O material analisado neste estudo é provavelmente o mais antigo resíduo de queijo sólido arqueológico encontrado até hoje”, afirmou Greco.

Apesar de ter vivenciado séculos de exposição às condições severas do deserto, o composto lácteo encontrado conseguiu conservar o suficiente da sua composição química original, permitindo assim que os investigadores estudassem a sua origem.

Mas as descobertas não ficaram por aqui: foram encontrados na amostra outros peptídeos que revelaram que o produto estava contaminado com a bactéria Brucella melitensis, que causa brucelose — uma doença fatal que se espalha dos animais para as pessoas, geralmente através de produtos lácteos não pasteurizados.

A confirmar-se as conclusões do novo estudo, a substância encontrada pode representar a mais antiga evidência molecular da doença.

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …

Líder Supremo do Irão aprova medidas para reconhecer como "mártires" os mortos dos recentes distúrbios

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial propondo o reconhecimento como "mártires" dos mortos nos recentes distúrbios no país sem que tenham "desempenhado qualquer papel", indicou esta quinta-feira o seu …

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …