Descoberto maior dinossauro com quatro asas do mundo

Stephanie Abramowicz / Dinosaur Institute, NHM

O Changyuraptor yangi, dinossauro com quatro asas e uma longa cauda de penas

O Changyuraptor yangi, dinossauro com quatro asas e uma longa cauda de penas

Um novo dinossauro com penas extraordinariamente longas na cauda e quatro asas, incluindo “asas traseiras”, foi descoberto na China.

Changyuraptor yangi era um predador voador do período Cretáceo e vivia no que hoje é a região da Liaoning e é o maior já descoberto, com mais de 1,3 metros.

Um dos seus traços mais marcantes são as penas da cauda que chegavam a 30 centímetros e ajudavam a criatura a diminuir a velocidade durante o voo e pousar com segurança, de acordo com o artigo publicado na revista especializada Nature Communications.

C. yangi é uma nova espécie de dinossauro microraptor, um grupo relacionado com os primeiros dinossauros aviários.

Estas criaturas antigas oferecem aos cientistas pistas sobre as origens da capacidade de voar e sobre a transição dos dinossauros com penas para aves.

Paleontólogos já chegaram a pensar que estes dinossauros de quatro asas eram um ponto de partida da evolução para as criaturas voadoras com apenas duas asas, mas as últimas descobertas de fósseis sugerem que estes dinossauros de quatro asas faziam parte de um outro a espécie.

A capacidade de voo provavelmente evoluiu em espécies diferentes que tinham penas, e não apenas na linhagem que acabou por resultar nas aves modernas.

Maior

O esqueleto do C. yangi foi descoberto por uma equipa formada por cientistas da Universidade Bohai, na China, e do Museu de História Natural de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A criatura media 132 centímetros da ponta do focinho até a ponta das penas da cauda e foi considerada o maior dinossauro de quatro asas descoberto até hoje, maior até do que uma águia ou albatroz moderno.

As penas nos membros posteriores eram muito proeminentes, o que sugeria que elas tinham um papel importante durante o voo, segundo os investigadores.

Ao calcular a sustentação e o arrasto gerado pelas penas, os cientistas concluíram que o C. yangi usava a longa cauda para compensar seu tamanho, que era grande, e manter o controlo enquanto voava.

No artigo publicado na Nature Communications, os investigadores afirmam que a cauda “do novo fóssil funcionava como uma estrutura de controlo reduzindo a velocidade da descida, o que poderia ser crucial para um pouso seguro ou um ataque preciso contra uma presa”.

“Esta estabilização pode ser particularmente importante para microraptores maiores (já que eles tendem a voar e/ou a descer mais rapidamente do que indivíduos menores) e este efeito explica a razão de a cauda em forma de leque ser tão longa”, escreveram os cientistas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Dinamarca responde a Trump: A Gronelândia não está à venda

O Presidente dos Estados Unidos quer comprar a Gronelândia "por razões estratégicas". A primeira-ministra dinamarquesa já fez questão de relembrar Donald Trump que o território não está à venda. Segundo o Expresso, as declarações do Presidente …

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …

SNMMP promete greve cirúrgica caso acordo com a Antram falhe

Caso as negociações entre o SNMMP e a Antram falhem, o sindicato poderá voltar a fazer greve. Rui Rio acusou o Governo de montar "um circo com fins eleitorais". Depois de no domingo o Sindicato Nacional …