Descoberto ingrediente secreto responsável pelo efeito 3D nas pinturas de Rembrandt

Wikimedia

“O filho pródigo na taberna”, Rembrandt (1637)

Um grupo de especialistas conseguiu desvendar o principal segredo da famosa técnica de impasto de um dos mais famosos artistas plásticos de todos os tempos, Rembrandt (1606-1669).

Segundo os investigadores, o génio holandês dava aos seus trabalhos um efeito tridimensional graças a uma receita misteriosa que utilizava nas suas pinturas. Depois de séculos de investigação, os cientistas descobriram que o artista utilizava uma combinação de materiais disponíveis nos mercados da Holanda no século XVII, como pigmentos de chumbo branco e compostos orgânico, como é o caso do óleo de linhaça.

Contudo, e apesar de todos os anos de investigação, havia um ingrediente em falta que os investigadores só agora conseguiram descobrir depois de analisar com npvos métodos três obras do artista: “O Retrato de Marten Soolmans” (Rijksmuseum), “Betsabé com a carta de David”(Louvre) e “Susanna e as velhas”‘ (Mauritshuis).

De acordo com o estudo, publicado no início de janeiro na revista Angewandte Chemie International Edition, foram os raios-X das máquinas de rastreio de última geração do Laboratório Europeu de Radiação Síncrotron (ESRF, localizado em Grenoble, França), que permitiram à equipa de investigadores, composta por cientistas holandeses e franceses, identificar os elementos químicos presentes nas camadas de tinta.

O ingrediente “desaparecido” acabou por ser identificado como o mineral plumbonacrite, identificado em algumas pinturas do século XX e também num pigmento de chumbo vermelho degradado num trabalho de Van Gogh (1853-1890).

Não esperávamos encontrar a [substância], uma vez que é muito incomum nas pinturas dos velhos mestres”, explica o autor principal do estudo, Víctor González, do Rijksmuseum e da Universidade Tecnológica de Delft, na Holanda.

Mistura intencional

Além de descobrir o ingrediente secreto, a análise das obras mostrou ainda que Rembrandt modificou intencionalmente os seus materiais de pintura. “Com base em textos históricos, acreditamos que Rembrandt tenha acrescentado óxido de chumbo ao óleo para obter esse efeito, convertendo a mistura numa tinta pastosa”, assinala Cotte Marinho, especialista internacional em conservação de arte.

E é deste “truque” que nasce a técnica de nome “impasto”, originária do verbo italiano impastare, que significar tornar em pasta. Com esta receita especial, o artista aumentava as propriedades da textura da tinta que refletem a luz e, consequentemente, melhoram as possibilidades de perceção da obra.

Apesar do avanço conseguido, os cientistas notam que o número de obras estudadas nesta amostra não é grande o suficiente para avaliar se os impastos de chumbo branco contêm, de forma sistemática, vestígios de plumbonacrita.

“Estamos a trabalhar com a hipótese de que Rembrandt poder ter utilizado outras receitas, e essa é a razão pela qual vamos estudar amostras de outras pinturas do artista holandês, bem como de outros mestres holandeses do século XVII, incluindo Vermeer Hals e outros pintores do círculo de Rembrandt” , considerou Annelies van Loon, especialista do Museu Nacional de Amesterdão.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A notícia não desperta grande interesse. Aliás, parece é que o resultado do trabalho dos investigadores não passa de uma espécie de “ovo de Colombo”
    O impasto, que não tem de ser preparado como a notícia descreve, sempre existiu, sendo utilizado de modo consciente ou não. E até era desvalorizado, tido como má técnica, se utilizado por amadores ou pintores de duvidosos créditos. Foi necessário que nomes de primeira Plana, como Rembrandt, o incorporassem na sua prática artística para que a crítica e os restantes ditos entendidos também o admitissem e até o valorizassem, como se vê. Mas que é que um tal meio ou processo tem que ver com o efeito 3D?
    Parece é que ninguém se lembrou de abordar a questão da tendência áptica de que certos artistas se valem.

RESPONDER

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Liveblog Autárquicas. PS ganha em Beja, Chega é a terceira força

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto, mas com maioria em risco

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …