Descoberto fóssil de pinguim gigante que existiu há 61 milhões de anos

Um grupo de cientistas descobriu um fóssil de um pinguim com mais de 150 centímetros, que terá existido há 61 milhões de anos, durante o Paleoceno.

O fóssil encontrado difere significativamente de outros fósseis da mesma época que foram descobertos anteriormente, o que indica que a diversidade dos pinguins do Paleoceno era mais elevada do que se pensava.

De acordo com o estudo publicado na Nature, a equipa de cientistas acredita que a evolução dos pinguins começou, provavelmente, durante a era dos dinossauros.

Instituto Senckenberg

Os ossos do pé do pinguim gigante (à esquerda), em comparação com os de um pinguim-imperador, a maior espécie de pinguim vivo (à direita)

Os ossos do pinguim gigante foram encontrados perto do rio Waipara, na Nova Zelândia, uma zona conhecida por albergar vários fósseis de aves.

“Entre as descobertas naquele local estão os esqueletos de Waimanu, o mais antigo pinguim conhecido”, explica Gerald Mayr, do Instituto de Investigação Senckenberg, em Frankfurt.

Juntamente com colegas do Museu de Canterbury na Nova Zelândia, Mayr analisou o fóssil do pinguim gigante e concluiu que “os ossos das pernas mostram que durante a sua vida, este animal foi significativamente maior do que os seus familiares, o que significa que deverá pertencer a uma espécie de períodos posteriores”.

Segundo os cientistas, o pinguim recém-descoberto viveu há cerca de 61 milhões de anos atrás e atingiu um comprimento de corpo de aproximadamente 150 centímetros. Esta espécie poderá ter sido quase do mesmo tamanho que o Anthropornis nordenskjoeldi, o maior pinguim que já existiu e que viveu na Antártica há cerca de 45 milhões de anos atrás – mas que é muito mais jovem.

“Isso mostra que os pinguins atingiram um tamanho enorme bastante cedo na sua história evolutiva, há cerca de 60 milhões de anos atrás”, acrescenta Mayr.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a Lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …

Vacina da Janssen deverá ser aprovada na Europa a 11 de março. Imunizante só requer uma toma

A Agência Europeia do Medicamento convocou uma reunião extraordinária para concluir a avaliação da vacina à covid-19 da multinacional Janssen, com vista a colocá-la rapidamente no mercado. Neste sentido, espera-se que haja mais uma vacina contra …

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …