Descoberto fóssil de pinguim gigante que existiu há 61 milhões de anos

Um grupo de cientistas descobriu um fóssil de um pinguim com mais de 150 centímetros, que terá existido há 61 milhões de anos, durante o Paleoceno.

O fóssil encontrado difere significativamente de outros fósseis da mesma época que foram descobertos anteriormente, o que indica que a diversidade dos pinguins do Paleoceno era mais elevada do que se pensava.

De acordo com o estudo publicado na Nature, a equipa de cientistas acredita que a evolução dos pinguins começou, provavelmente, durante a era dos dinossauros.

Instituto Senckenberg

Os ossos do pé do pinguim gigante (à esquerda), em comparação com os de um pinguim-imperador, a maior espécie de pinguim vivo (à direita)

Os ossos do pinguim gigante foram encontrados perto do rio Waipara, na Nova Zelândia, uma zona conhecida por albergar vários fósseis de aves.

“Entre as descobertas naquele local estão os esqueletos de Waimanu, o mais antigo pinguim conhecido”, explica Gerald Mayr, do Instituto de Investigação Senckenberg, em Frankfurt.

Juntamente com colegas do Museu de Canterbury na Nova Zelândia, Mayr analisou o fóssil do pinguim gigante e concluiu que “os ossos das pernas mostram que durante a sua vida, este animal foi significativamente maior do que os seus familiares, o que significa que deverá pertencer a uma espécie de períodos posteriores”.

Segundo os cientistas, o pinguim recém-descoberto viveu há cerca de 61 milhões de anos atrás e atingiu um comprimento de corpo de aproximadamente 150 centímetros. Esta espécie poderá ter sido quase do mesmo tamanho que o Anthropornis nordenskjoeldi, o maior pinguim que já existiu e que viveu na Antártica há cerca de 45 milhões de anos atrás – mas que é muito mais jovem.

“Isso mostra que os pinguins atingiram um tamanho enorme bastante cedo na sua história evolutiva, há cerca de 60 milhões de anos atrás”, acrescenta Mayr.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA deu o mote. Mais empresas cortam relações com a Huawei

Depois de os Estados Unidos terem proibido negociações com a Huawei, empresas do Reino Unido e Japão estão também a cortar relações com a fabricante de telemóveis chinesa. Os Estados Unidos concederam 90 dias às empresas …

Renda acessível pode pôr casas a 650 euros em Lisboa e 500 no Porto

Numa altura em que o mercado imobiliário está ao rubro, com os preços em máximos, as rendas estão em níveis cada vez mais incomportáveis para a maioria das famílias que poderão encontrar neste programa uma …

Governo deverá anunciar medidas para bloquear coleção Berardo após as eleições

Num momento em que se tornou público que a Fundação Berardo corre risco de falência, três ministérios estudam as medidas para preservar a coleção do empresário e mantê-la aberta ao público. "Será em breve", garantiram os …

Europeias: PS com candidatos "escondidos", CDU só observa e Rangel já faz rimas ao primeiro-ministro

A dias do escrutínio para o Parlamento Europeu, PS acusou o BE de ser ambíguo, CDS critica respostas de Costa sobre Tancos e PSD quer ver "candidatos escondidos" do PS. Até já há rimas para …

Na corrida às Europeias, o PS está à frente do PSD (e o Bloco já vale o dobro do CDS)

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD …

CGD ainda é dos bancos que têm mais crédito para investir em ações

Os bancos cortaram nos empréstimos para a compra de ações desde a crise. Mas têm ainda um valor elevado de financiamentos deste tipo. Este crédito é visto com cautela pelos supervisores e levaram a que bancos …

Partido de Modi a caminho de resultado histórico na Índia

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu partido nacionalista hindu lideram a contagem de votos nas legislativas do país. Às 10h05 (05h35 em Lisboa), o Partido Bharatiya Janata (BJP, ou Partido do Povo Indiano, no …

Hells Angels saem em liberdade (mas com várias proibições)

Os 17 elementos do grupo Hells Angels detidos pela Polícia Judiciária na terça-feira saíram todos em liberdade, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, disseram à agência Lusa advogados no …

Arqueólogos resolveram o mistério dos "porcos" de Barbados

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627. À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. …

230 professores que pediram pré-reforma ainda não tiveram luz verde

Foram 230 os pedidos de professores interessados em pedir a pré-reforma que chegaram à Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). Mas até agora nenhum deles teve luz verde para avançar. A pré-reforma com suspensão da prestação de …