Descoberto esqueleto de rapaz que pode ter sido sacrificado a Zeus

Greek Ministry of Culture, Education and Religious Affairs

Escavações no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, Grécia

Escavações no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Um esqueleto descoberto entre cinzas de animais sacrificados no Monte Lykaion, na Grécia, no santuário descrito como o local do nascimento de Zeus, está a intrigar os cientistas e pode ser a prova que faltava para comprovar os sacrifícios humanos ao deus grego.

Os ossos de um rapaz adolescente foram encontrados no meio de cinzas de animais sacrificados por volta do século XVI a.C., no Monte Lykaion, local onde existe um dos mais conhecidos santuários da Grécia de honra ao deus Zeus.

O esqueleto estava estendido entre duas linhas de pedras, com lajes a cobrirem-lhe a pélvis, e ao lado de restos cerâmicos que datam do século XI a.C..

Greek Ministry of Culture, Education and Religious Affairs

Esqueleto no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Esqueleto no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Uma data preliminar, que exige estudos adicionais dos arqueólogos, mas se se vier a confirmar “é extremamente significativo”, refere o especialista Ioannis Mylonopoulos, da Universidade de Columbia, em declarações ao The Washington Post.

Até ao momento, foram escavados menos de 10% do santuário, descrito como o local de nascimento de Zeus, pelo que se espera que no futuro haja mais revelações surpreendentes, nomeadamente depois do estudo mais detalhado do esqueleto e das imediações do local onde foi encontrado.

Dar forma a lendas e cultos antigos

Conta uma antiga lenda grega que o Rei Lykaion, o fundador da cidade onde fica o monte com o mesmo nome, ficou tão zangado com Zeus por este lhe violar e engravidar a única filha que matou a criança nascida desta agressão, servindo-a ao deus num jantar.

Quando Zeus descobriu, matou os 50 filhos de Lykaion e transformou o Rei num lobo.

Com base nesta história, um culto antigo realizaria um sacrifício humano anual a Zeus, servindo carne humana a um homem que se transformava em lobo.

Mas as especulações dos sacrifícios humanos, tanto na antiga Grécia como na antiga Roma, nunca foram devidamente provadas pelos arqueólogos.

“Várias fontes literárias antigas mencionam rumores de que ocorreram sacrifícios humanos no altar, mas até há algumas semanas, nunca houve vestígio algum de ossos humanos descobertos no local”, refere o professor de Arqueologia Grega na Universidade do Arizona, David Gilman Romano, citado pelo jornal norte-americano.

“Se é um sacrifício ou não, este é um altar sacrificial… Por isso, não é um local onde se enterraria um indivíduo. Não é um cemitério”, acrescenta porém Romano, levantando a possibilidade de o esqueleto pertencer a outro período da história.

Todavia, também surge a hipótese de o rapaz ter sido enterrado nas cinzas do seu próprio sacrifício, o que seria um tipo de ritual novo desconhecido para os arqueólogos.

Detalhe que intriga também os cientistas é que o esqueleto tinha grande parte do crânio removido, o que pode ser outro sinal de uma espécie de cerimonial.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …

Ninguém quer o novo aeroporto do Montijo. Medina apela a "avanço" na decisão

Autarcas e ambientalistas foram ouvidos, esta quarta-feira, no Parlamento, onde se discutiu o projeto do novo Aeroporto do Montijo. A posição de ambos parece clara: ninguém quer avançar com a ideia. A construção do aeroporto …

Pandemia acelera nos Estados Unidos. Uso de máscara pode salvar 40 mil vidas

Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 70 mil casos de covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para mais de 3,49 milhões o total de contágios no país, indicou a Universidade Johns …