/

Descoberto esqueleto de rapaz que pode ter sido sacrificado a Zeus

Greek Ministry of Culture, Education and Religious Affairs

Escavações no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, Grécia

Escavações no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Um esqueleto descoberto entre cinzas de animais sacrificados no Monte Lykaion, na Grécia, no santuário descrito como o local do nascimento de Zeus, está a intrigar os cientistas e pode ser a prova que faltava para comprovar os sacrifícios humanos ao deus grego.

Os ossos de um rapaz adolescente foram encontrados no meio de cinzas de animais sacrificados por volta do século XVI a.C., no Monte Lykaion, local onde existe um dos mais conhecidos santuários da Grécia de honra ao deus Zeus.

O esqueleto estava estendido entre duas linhas de pedras, com lajes a cobrirem-lhe a pélvis, e ao lado de restos cerâmicos que datam do século XI a.C..

Greek Ministry of Culture, Education and Religious Affairs

Esqueleto no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Esqueleto no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Uma data preliminar, que exige estudos adicionais dos arqueólogos, mas se se vier a confirmar “é extremamente significativo”, refere o especialista Ioannis Mylonopoulos, da Universidade de Columbia, em declarações ao The Washington Post.

Até ao momento, foram escavados menos de 10% do santuário, descrito como o local de nascimento de Zeus, pelo que se espera que no futuro haja mais revelações surpreendentes, nomeadamente depois do estudo mais detalhado do esqueleto e das imediações do local onde foi encontrado.

Dar forma a lendas e cultos antigos

Conta uma antiga lenda grega que o Rei Lykaion, o fundador da cidade onde fica o monte com o mesmo nome, ficou tão zangado com Zeus por este lhe violar e engravidar a única filha que matou a criança nascida desta agressão, servindo-a ao deus num jantar.

Quando Zeus descobriu, matou os 50 filhos de Lykaion e transformou o Rei num lobo.

Com base nesta história, um culto antigo realizaria um sacrifício humano anual a Zeus, servindo carne humana a um homem que se transformava em lobo.

Mas as especulações dos sacrifícios humanos, tanto na antiga Grécia como na antiga Roma, nunca foram devidamente provadas pelos arqueólogos.

“Várias fontes literárias antigas mencionam rumores de que ocorreram sacrifícios humanos no altar, mas até há algumas semanas, nunca houve vestígio algum de ossos humanos descobertos no local”, refere o professor de Arqueologia Grega na Universidade do Arizona, David Gilman Romano, citado pelo jornal norte-americano.

“Se é um sacrifício ou não, este é um altar sacrificial… Por isso, não é um local onde se enterraria um indivíduo. Não é um cemitério”, acrescenta porém Romano, levantando a possibilidade de o esqueleto pertencer a outro período da história.

Todavia, também surge a hipótese de o rapaz ter sido enterrado nas cinzas do seu próprio sacrifício, o que seria um tipo de ritual novo desconhecido para os arqueólogos.

Detalhe que intriga também os cientistas é que o esqueleto tinha grande parte do crânio removido, o que pode ser outro sinal de uma espécie de cerimonial.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.