Descoberto esqueleto de rapaz que pode ter sido sacrificado a Zeus

Greek Ministry of Culture, Education and Religious Affairs

Escavações no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, Grécia

Escavações no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Um esqueleto descoberto entre cinzas de animais sacrificados no Monte Lykaion, na Grécia, no santuário descrito como o local do nascimento de Zeus, está a intrigar os cientistas e pode ser a prova que faltava para comprovar os sacrifícios humanos ao deus grego.

Os ossos de um rapaz adolescente foram encontrados no meio de cinzas de animais sacrificados por volta do século XVI a.C., no Monte Lykaion, local onde existe um dos mais conhecidos santuários da Grécia de honra ao deus Zeus.

O esqueleto estava estendido entre duas linhas de pedras, com lajes a cobrirem-lhe a pélvis, e ao lado de restos cerâmicos que datam do século XI a.C..

Greek Ministry of Culture, Education and Religious Affairs

Esqueleto no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Esqueleto no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Uma data preliminar, que exige estudos adicionais dos arqueólogos, mas se se vier a confirmar “é extremamente significativo”, refere o especialista Ioannis Mylonopoulos, da Universidade de Columbia, em declarações ao The Washington Post.

Até ao momento, foram escavados menos de 10% do santuário, descrito como o local de nascimento de Zeus, pelo que se espera que no futuro haja mais revelações surpreendentes, nomeadamente depois do estudo mais detalhado do esqueleto e das imediações do local onde foi encontrado.

Dar forma a lendas e cultos antigos

Conta uma antiga lenda grega que o Rei Lykaion, o fundador da cidade onde fica o monte com o mesmo nome, ficou tão zangado com Zeus por este lhe violar e engravidar a única filha que matou a criança nascida desta agressão, servindo-a ao deus num jantar.

Quando Zeus descobriu, matou os 50 filhos de Lykaion e transformou o Rei num lobo.

Com base nesta história, um culto antigo realizaria um sacrifício humano anual a Zeus, servindo carne humana a um homem que se transformava em lobo.

Mas as especulações dos sacrifícios humanos, tanto na antiga Grécia como na antiga Roma, nunca foram devidamente provadas pelos arqueólogos.

“Várias fontes literárias antigas mencionam rumores de que ocorreram sacrifícios humanos no altar, mas até há algumas semanas, nunca houve vestígio algum de ossos humanos descobertos no local”, refere o professor de Arqueologia Grega na Universidade do Arizona, David Gilman Romano, citado pelo jornal norte-americano.

“Se é um sacrifício ou não, este é um altar sacrificial… Por isso, não é um local onde se enterraria um indivíduo. Não é um cemitério”, acrescenta porém Romano, levantando a possibilidade de o esqueleto pertencer a outro período da história.

Todavia, também surge a hipótese de o rapaz ter sido enterrado nas cinzas do seu próprio sacrifício, o que seria um tipo de ritual novo desconhecido para os arqueólogos.

Detalhe que intriga também os cientistas é que o esqueleto tinha grande parte do crânio removido, o que pode ser outro sinal de uma espécie de cerimonial.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …

Apoiante de Trump doou 2,5 milhões para combater os resultados eleitorais. Agora, quer o dinheiro de volta

Um investidor de capital de risco da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que doou 2,5 milhões de dólares para ajudar o ainda Presidente norte-americano, Donald Trump, a contestar os resultados eleitorais que deram a …