Descoberto esqueleto de rapaz que pode ter sido sacrificado a Zeus

Greek Ministry of Culture, Education and Religious Affairs

Escavações no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, Grécia

Escavações no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Um esqueleto descoberto entre cinzas de animais sacrificados no Monte Lykaion, na Grécia, no santuário descrito como o local do nascimento de Zeus, está a intrigar os cientistas e pode ser a prova que faltava para comprovar os sacrifícios humanos ao deus grego.

Os ossos de um rapaz adolescente foram encontrados no meio de cinzas de animais sacrificados por volta do século XVI a.C., no Monte Lykaion, local onde existe um dos mais conhecidos santuários da Grécia de honra ao deus Zeus.

O esqueleto estava estendido entre duas linhas de pedras, com lajes a cobrirem-lhe a pélvis, e ao lado de restos cerâmicos que datam do século XI a.C..

Greek Ministry of Culture, Education and Religious Affairs

Esqueleto no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Esqueleto no Santuário de Zeus no Monte Lykaion, na Grécia

Uma data preliminar, que exige estudos adicionais dos arqueólogos, mas se se vier a confirmar “é extremamente significativo”, refere o especialista Ioannis Mylonopoulos, da Universidade de Columbia, em declarações ao The Washington Post.

Até ao momento, foram escavados menos de 10% do santuário, descrito como o local de nascimento de Zeus, pelo que se espera que no futuro haja mais revelações surpreendentes, nomeadamente depois do estudo mais detalhado do esqueleto e das imediações do local onde foi encontrado.

Dar forma a lendas e cultos antigos

Conta uma antiga lenda grega que o Rei Lykaion, o fundador da cidade onde fica o monte com o mesmo nome, ficou tão zangado com Zeus por este lhe violar e engravidar a única filha que matou a criança nascida desta agressão, servindo-a ao deus num jantar.

Quando Zeus descobriu, matou os 50 filhos de Lykaion e transformou o Rei num lobo.

Com base nesta história, um culto antigo realizaria um sacrifício humano anual a Zeus, servindo carne humana a um homem que se transformava em lobo.

Mas as especulações dos sacrifícios humanos, tanto na antiga Grécia como na antiga Roma, nunca foram devidamente provadas pelos arqueólogos.

“Várias fontes literárias antigas mencionam rumores de que ocorreram sacrifícios humanos no altar, mas até há algumas semanas, nunca houve vestígio algum de ossos humanos descobertos no local”, refere o professor de Arqueologia Grega na Universidade do Arizona, David Gilman Romano, citado pelo jornal norte-americano.

“Se é um sacrifício ou não, este é um altar sacrificial… Por isso, não é um local onde se enterraria um indivíduo. Não é um cemitério”, acrescenta porém Romano, levantando a possibilidade de o esqueleto pertencer a outro período da história.

Todavia, também surge a hipótese de o rapaz ter sido enterrado nas cinzas do seu próprio sacrifício, o que seria um tipo de ritual novo desconhecido para os arqueólogos.

Detalhe que intriga também os cientistas é que o esqueleto tinha grande parte do crânio removido, o que pode ser outro sinal de uma espécie de cerimonial.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …

Na visita histórica ao Iraque, Papa vai encontrar cidades devastadas pelo Daesh

O Papa Francisco chega ao Iraque, esta sexta-feira, onde vai visitar várias cidades que foram destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A maioria da população cristã concentra-se no norte do país. "Estamos a correr contra o …

"Esquemas ou pseudo-negócios" de youtubers. Windoh nega "burla" em cursos online

Mais de nove mil pessoas assinaram uma petição que pede à Polícia Judiciária (PJ) e à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue youtubers e influenciadores digitais, que define como "modernos burlões", por alegados "esquemas …

Bruxelas quer criar cartão para facilitar circulação de pessoas com deficiência na União Europeia

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira a criação de um Cartão Europeu de Deficiente que seja mutuamente reconhecido pelo conjunto dos Estados-membros e que facilite a livre circulação de pessoas com deficiência na União Europeia. “Pessoas …