Descoberto esqueleto completo de um camelo híbrido na Áustria

Alfred Galik / VetMeduni Vienna

Esqueleto completo de camelo

Um grupo de arqueólogos encontrou um esqueleto completo de um camelo, em Tulln, na Áustria. Uma descoberta inédita na Europa, onde se tinham encontrado, até agora, apenas alguns ossos dispersos destes animais.

O esqueleto foi encontrado no âmbito das obras num centro comercial em Tulln, na Áustria, e foi datado como sendo do Século XVII.

Os arqueólogos acreditam que o camelo viajou da Turquia para a Áustria com o exército otomano, aquando da Segunda Guerra Otomana contra a dinastia dos Habsburgos.

O exército otomano usava camelos, além de cavalos, como meios de transporte e como apoios para carregar mantimentos e outros materiais. Os animais tornavam-se eles próprios comida, em tempos de escassez.

Mas o facto de o esqueleto estar inteiro indicia que “o animal não foi sacrificado e logo esquartejado”, explica Alfred Galik, do Instituto de Anatomia, Histologia e Embriologia da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, um dos responsáveis pela descoberta.

Citado pelo Europapress.es, Alfred Galik refere ainda que o camelo “pode ter sido adquirido como parte de uma troca”, considerando que se trata de um animal “exótico” para a região austríaca onde foi encontrado.

As análises genéticas feitas aos ossos revelaram que se trata do esqueleto de “um híbrido macho de um dromedário na linha materna e de um camelo bactriano na linha paterna”, conforme sustenta a referida publicação.

Os cruzamentos eram habituais na altura do império otomano, até porque “os híbridos eram mais fáceis de manejar, mais resistentes e maiores do que os seus pais”, explica Alfred Galik, notando assim que eram “especialmente adequados para uso militar”.

Esta descoberta é única na Europa, tratando-se de um esqueleto completo, depois de se terem encontrado alguns ossos de camelos na Sérvia e na Bélgica datados da época romana.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Manifestantes pró-independência incendeiam parlamento em Papua e Papua Ocidental

Milhares de manifestantes pró-independência incendiaram esta segunda-feira o edifício do parlamento local e organizaram outros tumultos nas províncias indonésias de Papua e Papua Ocidental, na sequência da detenção, no fim de semana, de estudantes universitários …

Temperaturas sobem até oito graus e trazem "noites tropicais"

A partir de terça-feira, os termómetros sobem entre 4ºC e 8ºC em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais, segundo o Instituto Português do Mar e da …

Governo é o "grande vencedor da greve" e Pardal Henriques "o rosto da derrota"

O comentador da SIC e ex-líder do PSD Luís Marques Mendes aproveitou o espaço no seu comentário semanal para elogiar a ação do Governo de António Costa nesta greve: "O grande vencedor é o Governo, …

"Medidas urgentes" para a Saúde. PCP quer medicamentos gratuitos para doentes crónicos

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou este domingo que o partido vai apresentar "medidas urgentes" na área da saúde, destacando-se a dispensa gratuita de medicamentos para doentes crónicos e a criação do Laboratório …

Dinamarca responde a Trump: A Gronelândia não está à venda

O Presidente dos Estados Unidos quer comprar a Gronelândia "por razões estratégicas". A primeira-ministra dinamarquesa já fez questão de relembrar Donald Trump que o território não está à venda. Segundo o Expresso, as declarações do Presidente …

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …