Descoberto dinossauro do tamanho de um peru que vivia no super-continente Gondwana

Peter Trusler / University of Queensland

Ilustração do Diluvicursor pickeringi no antigo vale que existia entre a Austrália e a Antárctica.

Paleontólogos australianos descobriram uma nova espécie de dinossauro na Austrália. Com o tamanho de um peru, este velho herbívoro era um excelente corredor e é a prova da diversidade de dinossauros que habitava o antigo vale que existia entre a Austrália e a Antárctica.

Baptizado Diluvicursor pickeringi, em homenagem ao paleontólogo australiano já falecido David Pickering, os fósseis de ossos da cauda e de um pé deste dinossauro foram descobertos em rochas com 113 milhões de anos, numa plataforma marítima perto de Cape Otway, em Victoria.

O esqueleto foi encontrado em 2005, mas só agora, após uma demorada investigação, realizada por investigadores da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Queensland (UQ), na Austrália, a descoberta foi apresentada, num artigo publicado no jornal PeerJ.

Os autores do estudo conseguiram reconstruir os músculos da cauda do dinossauro e vaticinam que o pequeno animal tinha poderosos músculos retráteis nas pernas “e era provavelmente um bom corredor“, revela a UQ num comunicado sobre a pesquisa.

“O Diluvicursor demonstra, pela primeira vez, que havia pelo menos dois tipos de corpos distintos entre ornitópodes intimamente relacionados – pequenos dinossauros de duas pernas – nesta parte da Austrália”, explica Matt Herne, um dos investigadores envolvidos na pesquisa.

Ornitópode vem da palavra grega que significa “pássaro de pés”, sendo os exemplares mais conhecidos desta classe os iguanodontes e os hadrossauros bico de pato.

Matt Herne nota que o tipo conhecido por Leaellynasaura “foi levemente construído com uma extraordinária cauda longa, enquanto o outro – o Diluvicursor – foi construído de forma mais sólida, com uma cauda muito mais curta”.

O investigador lembra ainda que “muito do material de vertebrados fósseis deste local está ainda para ser descrito”, pelo que a expectativa passa por “descobrir mais espécies de dinossauros no futuro, espécimenes e outros animais excitantes”.

O Diluvicursor pode, assim, ser apenas a ponta do véu da diversidade de dinossauros que vivia no antigo vale que existia entre a Austrália e a Antárctica, antes da fragmentação do super-continente Gonduana.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eles com essas e eu com problemas básicos de vida, aumentos passivos numrosos e escondidos, que ninguem me ajuda a resolver (não o faço sózinho porque nem toda a gente é deputado; votaria numas coisinhas que me davam jeito), mas mesmo assim quero um p´ro natal mas isto só nas lojas gourmet de São Sebastião com bróculos e bliniss. Bem bom.
    «Les sanglots longs et les violons de l’automne blessent mon coeur d’un langueur monotone… je me souviens des temps anciens et je pleure».
    AVR

RESPONDER

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …