Descoberto dinossauro do tamanho de um peru que vivia no super-continente Gondwana

Peter Trusler / University of Queensland

Ilustração do Diluvicursor pickeringi no antigo vale que existia entre a Austrália e a Antárctica.

Paleontólogos australianos descobriram uma nova espécie de dinossauro na Austrália. Com o tamanho de um peru, este velho herbívoro era um excelente corredor e é a prova da diversidade de dinossauros que habitava o antigo vale que existia entre a Austrália e a Antárctica.

Baptizado Diluvicursor pickeringi, em homenagem ao paleontólogo australiano já falecido David Pickering, os fósseis de ossos da cauda e de um pé deste dinossauro foram descobertos em rochas com 113 milhões de anos, numa plataforma marítima perto de Cape Otway, em Victoria.

O esqueleto foi encontrado em 2005, mas só agora, após uma demorada investigação, realizada por investigadores da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Queensland (UQ), na Austrália, a descoberta foi apresentada, num artigo publicado no jornal PeerJ.

Os autores do estudo conseguiram reconstruir os músculos da cauda do dinossauro e vaticinam que o pequeno animal tinha poderosos músculos retráteis nas pernas “e era provavelmente um bom corredor“, revela a UQ num comunicado sobre a pesquisa.

“O Diluvicursor demonstra, pela primeira vez, que havia pelo menos dois tipos de corpos distintos entre ornitópodes intimamente relacionados – pequenos dinossauros de duas pernas – nesta parte da Austrália”, explica Matt Herne, um dos investigadores envolvidos na pesquisa.

Ornitópode vem da palavra grega que significa “pássaro de pés”, sendo os exemplares mais conhecidos desta classe os iguanodontes e os hadrossauros bico de pato.

Matt Herne nota que o tipo conhecido por Leaellynasaura “foi levemente construído com uma extraordinária cauda longa, enquanto o outro – o Diluvicursor – foi construído de forma mais sólida, com uma cauda muito mais curta”.

O investigador lembra ainda que “muito do material de vertebrados fósseis deste local está ainda para ser descrito”, pelo que a expectativa passa por “descobrir mais espécies de dinossauros no futuro, espécimenes e outros animais excitantes”.

O Diluvicursor pode, assim, ser apenas a ponta do véu da diversidade de dinossauros que vivia no antigo vale que existia entre a Austrália e a Antárctica, antes da fragmentação do super-continente Gonduana.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eles com essas e eu com problemas básicos de vida, aumentos passivos numrosos e escondidos, que ninguem me ajuda a resolver (não o faço sózinho porque nem toda a gente é deputado; votaria numas coisinhas que me davam jeito), mas mesmo assim quero um p´ro natal mas isto só nas lojas gourmet de São Sebastião com bróculos e bliniss. Bem bom.
    «Les sanglots longs et les violons de l’automne blessent mon coeur d’un langueur monotone… je me souviens des temps anciens et je pleure».
    AVR

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …