Descoberto buraco negro 12 mil milhões de vezes maior do que o Sol

NASA / JPL-Caltech

Conceito artístico de um buraco negro supermassivo, com biliões de vezes a massa do nosso Sol, a ejectar um fluxo de partículas energéticas propulsionadas pela rotação do buraco negro.

Conceito artístico de um buraco negro supermassivo, com biliões de vezes a massa do nosso Sol, a ejectar um fluxo de partículas energéticas propulsionadas pela rotação do buraco negro.

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um gigantesco buraco negro, com uma massa cerca de 12 mil milhões de vezes maior do que a do Sol, do tempo em que o Universo era uma criança.

Os cientistas responsáveis pela descoberta admitem que o buraco negro terá surgido há 12.8 mil milhões de anos, cerca de 900 milhões de anos depois do Big Bang – algo que consideraram “particularmente surpreendente”. É o buraco negro mais antigo que se conhece.

O descomunal objecto descoberto é na realidade um quasar – uma enorme massa de matéria ultra-luminosa, que emite uma energia colossal, acelerada por um buraco negro supermassivo no seu centro.

Segundo o líder da equipa de cientistas, o astrofísico Xue-Bing Wum, da Universidade de Pequim, “este quasar é único”. Até agora, apenas se conheciam 40 quasars com mais de 12.7 mil milhões de anos.

Um quasar com estas características terá sido “o mais potente farol do Universo primordial“, numa altura em que quase toda a massa do Universo se encontrava totalmente às escuras, defende Wum.

A descoberta, publicada na revista “Nature”, poderá colocar em causa certas teorias correntes acerca da formação e crescimento do Universo, dos buracos negros e das galáxias.

Antxón Alberdi, investigador do Instituto de Astrofísica da Andaluzia especialista em buracos negros, citado pelo El Pais, destaca que a descoberta sugere que os buracos negros supermassivos no Universo primordial cresceram muito mais rapidamente do que as suas galáxias de origem, colocando em contradição os actuais modelos de evolução do Universo.

Bram Venemans, astrónomo do Instituto Max Planck, na Alemanha, realça por seu turno a utilidade desta descoberta.

“Num futuro próximo, poderemos descobrir mais corpos como este, talvez até mais antigos”, diz Venemans, “mas este gigante já fez luz sobre detalhes anteriormente desconhecidos acerca de como era o Universo – apenas algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang”-

AJB, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este artigo confunde milhões com mil milhões. O universo tem uma idade estimada na ordem dos 13,8 mil milhões de anos. Em vez de milhões não quererão dizer mil milhões?

RESPONDER

Encontrado urso das cavernas com 22 mil anos intacto em ilha do Ártico (e ainda tem dentes)

Pastores de renas na remota ilha siberiana de Bolshoy Lyakhovsky descobriram o esqueleto inteiro deum  urso da caverna com tecidos moles ainda preservados após 22 mil anos enterrado no solo congelado. A Ilha Bolshoy Lyakhovsky - …

João Ferreira apresenta-se candidato de Abril (e não a “percentagens eleitorais”)

O eurodeputado João Ferreira apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura a Presidente da República pelo PCP em nome dos “valores de Abril” como um “espaço de convergência” e recusou fixar metas ou percentagens para as …

FC Porto, Aves. Benfica disciplinado. 821 pessoas num jogo... Os números da Liga

Um dia antes do início da I Liga 2020/2021, espreitamos o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Há muito para ler sobre a época passada, provavelmente a mais …

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras e coloca exército em alerta

O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou esta quinta-feira que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras do país com a …

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …