Descoberto buraco negro 12 mil milhões de vezes maior do que o Sol

NASA / JPL-Caltech

Conceito artístico de um buraco negro supermassivo, com biliões de vezes a massa do nosso Sol, a ejectar um fluxo de partículas energéticas propulsionadas pela rotação do buraco negro.

Conceito artístico de um buraco negro supermassivo, com biliões de vezes a massa do nosso Sol, a ejectar um fluxo de partículas energéticas propulsionadas pela rotação do buraco negro.

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um gigantesco buraco negro, com uma massa cerca de 12 mil milhões de vezes maior do que a do Sol, do tempo em que o Universo era uma criança.

Os cientistas responsáveis pela descoberta admitem que o buraco negro terá surgido há 12.8 mil milhões de anos, cerca de 900 milhões de anos depois do Big Bang – algo que consideraram “particularmente surpreendente”. É o buraco negro mais antigo que se conhece.

O descomunal objecto descoberto é na realidade um quasar – uma enorme massa de matéria ultra-luminosa, que emite uma energia colossal, acelerada por um buraco negro supermassivo no seu centro.

Segundo o líder da equipa de cientistas, o astrofísico Xue-Bing Wum, da Universidade de Pequim, “este quasar é único”. Até agora, apenas se conheciam 40 quasars com mais de 12.7 mil milhões de anos.

Um quasar com estas características terá sido “o mais potente farol do Universo primordial“, numa altura em que quase toda a massa do Universo se encontrava totalmente às escuras, defende Wum.

A descoberta, publicada na revista “Nature”, poderá colocar em causa certas teorias correntes acerca da formação e crescimento do Universo, dos buracos negros e das galáxias.

Antxón Alberdi, investigador do Instituto de Astrofísica da Andaluzia especialista em buracos negros, citado pelo El Pais, destaca que a descoberta sugere que os buracos negros supermassivos no Universo primordial cresceram muito mais rapidamente do que as suas galáxias de origem, colocando em contradição os actuais modelos de evolução do Universo.

Bram Venemans, astrónomo do Instituto Max Planck, na Alemanha, realça por seu turno a utilidade desta descoberta.

“Num futuro próximo, poderemos descobrir mais corpos como este, talvez até mais antigos”, diz Venemans, “mas este gigante já fez luz sobre detalhes anteriormente desconhecidos acerca de como era o Universo – apenas algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang”-

AJB, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este artigo confunde milhões com mil milhões. O universo tem uma idade estimada na ordem dos 13,8 mil milhões de anos. Em vez de milhões não quererão dizer mil milhões?

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …