Descobertas na Lourinhã pegadas raras de répteis voadores

Um dos maiores e mais raros trilhos do mundo de pterossauros, répteis voadores do tempo dos dinossauros, foi descoberto numa das praias da Lourinhã, anunciaram os paleontólogos Simon Kongshøj Callesen e Octávio Mateus.

Os investigadores afirmaram à agência Lusa que o trilho, com cerca de três centenas de pegadas, é “um dos maiores a nível mundial” e “o maior” em Portugal.

“Estas pegadas não eram conhecidas na Lourinhã e existiam apenas duas no concelho de Sesimbra”, acrescentam.

O estudo destas pegadas, com 152 milhões de anos, do período do Jurássico Superior, de que datam fósseis de grande parte dos dinossauros descobertos na Lourinhã, vem também trazer novos dados à ciência.

Os paleontólogos desconheciam até agora se os pterossauros, répteis voadores, se movimentavam com duas ou quatro patas.

Simon Kongshøj Callesen, da Universidade do Sul da Dinamarca, e Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa, concluíram que estas pegadas “mostram claramente um movimento quadrúpede”.

Por outro lado, as pegadas destes animais são “muito raras e as que se conhecem são pertencentes a pterossauros de menor porte”.

(cv) Museu da Ciência da U.Coimbra / YouTube

O paleontólogo Octávio Mateus, da Universidade de Lisboa, fundador do Museu da Lourinhã

O paleontólogo Octávio Mateus, da Universidade de Lisboa, fundador do Museu da Lourinhã

Já as da Lourinhã, “mostram a existência de pterossauros de grande porte que se desconhecia existirem no Jurássico Superior”.

Octávio Mateus, que é fundador do Museu da Lourinhã, explica na TSF que as pegadas maiores “têm cerca de 10 a 15 cm, aproximadamente”.

“Não são enormes, mas que é curioso é que, nos ossos, apenas conhecíamos animais que deveriam ter pegadas no máximo de uns 5 cm; portanto, é claramente um pterossauro de grande porte para o Jurássico”, refere o paleontólogo.

A jazida foi encontrada, em 2010, nas arribas da praia da Peralta por Octávio Mateus e veio a ser estudada em conjunto com o dinamarquês Simon Kongshøj Callesen.

O estudante da Universidade do Sul da Dinamarca defendeu, no final de Outubro, a tese de mestrado intitulada “Novos Traços de Pterossauros do Jurássico Superior da Praia da Peralta”, orientada por Octávio Mateus e Donald Eugene Canfield.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …

Vacina contra o coronavírus não chega a tempo de travar epidemia

Uma eventual vacina eficaz no combate ao novo coronavírus não deverá chegar a tempo de travar a epidemia, saliente o infecciologista Vítor Laerte. O surto de coronavírus, originário de Wuhan, tem-se espalhado aos poucos por todo …

Força Espacial de Trump trabalha "bem de perto" com Musk e Space X

A Força Espacial dos Estados Unidos, cuja criação foi anunciada pelo Presidente norte-americano em junho de 2018, está a desenvolver os seus trabalhos "bem de perto" com o multimilionário Elon Musk e a sua empresa …

Istanbul B. 4-1 Sporting | "Leão" deixa fugir os dois pássaros

O Sporting disse adeus à Liga Europa, ao cair na Turquia, frente ao Istanbul Basaksehirk após prolongamento, com um resultado de 4-1, e 5-4 no conjunto das duas mãos. Após a vitória por 3-1 em Alvalade, …