Descobertas na Lourinhã pegadas raras de répteis voadores

Um dos maiores e mais raros trilhos do mundo de pterossauros, répteis voadores do tempo dos dinossauros, foi descoberto numa das praias da Lourinhã, anunciaram os paleontólogos Simon Kongshøj Callesen e Octávio Mateus.

Os investigadores afirmaram à agência Lusa que o trilho, com cerca de três centenas de pegadas, é “um dos maiores a nível mundial” e “o maior” em Portugal.

“Estas pegadas não eram conhecidas na Lourinhã e existiam apenas duas no concelho de Sesimbra”, acrescentam.

O estudo destas pegadas, com 152 milhões de anos, do período do Jurássico Superior, de que datam fósseis de grande parte dos dinossauros descobertos na Lourinhã, vem também trazer novos dados à ciência.

Os paleontólogos desconheciam até agora se os pterossauros, répteis voadores, se movimentavam com duas ou quatro patas.

Simon Kongshøj Callesen, da Universidade do Sul da Dinamarca, e Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa, concluíram que estas pegadas “mostram claramente um movimento quadrúpede”.

Por outro lado, as pegadas destes animais são “muito raras e as que se conhecem são pertencentes a pterossauros de menor porte”.

(cv) Museu da Ciência da U.Coimbra / YouTube

O paleontólogo Octávio Mateus, da Universidade de Lisboa, fundador do Museu da Lourinhã

O paleontólogo Octávio Mateus, da Universidade de Lisboa, fundador do Museu da Lourinhã

Já as da Lourinhã, “mostram a existência de pterossauros de grande porte que se desconhecia existirem no Jurássico Superior”.

Octávio Mateus, que é fundador do Museu da Lourinhã, explica na TSF que as pegadas maiores “têm cerca de 10 a 15 cm, aproximadamente”.

“Não são enormes, mas que é curioso é que, nos ossos, apenas conhecíamos animais que deveriam ter pegadas no máximo de uns 5 cm; portanto, é claramente um pterossauro de grande porte para o Jurássico”, refere o paleontólogo.

A jazida foi encontrada, em 2010, nas arribas da praia da Peralta por Octávio Mateus e veio a ser estudada em conjunto com o dinamarquês Simon Kongshøj Callesen.

O estudante da Universidade do Sul da Dinamarca defendeu, no final de Outubro, a tese de mestrado intitulada “Novos Traços de Pterossauros do Jurássico Superior da Praia da Peralta”, orientada por Octávio Mateus e Donald Eugene Canfield.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …

Casal inglês tem um bebé com 17 meses (mas recusa-se a dizer se é menino ou menina)

Há casais que não querem saber o sexo do filho antes do momento do parto. Mas para um casal inglês, o parto da criança não acabou com o mistério em relação ao género. Decididos a proteger …

Costinha obrigou Maniche a corrigir livro por causa da história da camisola rasgada

O ex-internacional português Costinha processou o amigo e ex-colega de equipa no FC Porto Maniche por causa do livro "MANICHE 18, As Histórias (ainda) não contadas". Nele, Maniche conta que foi Costinha quem rasgou a …