Descobertas múmias de leões e dezenas de estátuas de criaturas raras no Egito

O ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al Anani, apresentou algumas das peças descobertas pelos arqueólogos que trabalham na antiga necrópole de Saqqara, a 30 quilómetros do Cairo.

De acordo com o comunicado, publicado na página do Facebook, os objetos datam do século VII a.C, quando o país entrou no chamado período tardio, que durou até à conquista do vale do Nilo por Alexandre, o Grande.

A descoberta mais importante são cinco múmias de grandes felinos, que, aliás, já tinham sido anunciadas pelo ministério. Um exame radiográfico preliminar mostrou que é muito provável que  contenham leões jovens com cerca de oito meses de idade. Segundo o ministro, é a primeira vez que os arqueólogos encontram múmias de crias desse animal.

“Se for uma chita, um leopardo, uma leoa, uma pantera – seja qual for, será único”, disse Mostafa Waziry, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, de acordo com o The Observer.

Os arqueólogos encontram frequentemente gatos mumificados, mas a descoberta de um leão é rara. Em 2004, foi encontrado o primeiro esqueleto de leão, revelando o estatuto sagrado do animal durante tempos ancestrais.

Hoje, todos os leões selvagens vivem em populações dispersas na África Subsariana, além de uma população criticamente ameaçada no oeste da Índia. Historicamente, no entanto, chegaram a viver no norte da África, grande parte do Médio Oriente e até no sul da Europa.

Minister of Antiquities, Dr. Khaled El-Enany announces today in a press conference a new discovery in Saqqara necropolis…

Publicado por ‎Ministry of Antiquities وزارة الآثار‎ em Sábado, 23 de novembro de 2019

Entre os outros objetos desenterrados estão também 75 estátuas de gatos de diferentes tamanhos e formas, feitos de madeira e bronze. Além dos felinos, também existem figuras de outros animais, como crocodilos, touros e pássaros diferentes.

O ministério também apresentou dezenas de estátuas antropomórficas: 73 peças representam Osíris (o deus do submundo), seis são de Ptah-Socar (patrono de Saqqara) e 11 de Sekhmet (a deusa do poder e da guerra).

Além disso, os investigadores também encontraram 25 caixas de madeira decoradas com inscrições hieroglíficas. Alguns deles serviram como sarcófagos para múmias de gatos.

Waziri disse aos jornalistas presentes na conferência de imprensa que a sua descoberta favorita foi uma rara escultura de pedra de um escaravelho, descrita como “a maior do mundo”, de acordo com o Times Of Israel.

Segundo Al Anani, esta é apenas uma parte das descobertas desta temporada. O resto das descobertas será revelado em dezembro.

O Egito intensificou a promoção dos seus tesouros arqueológicos na esperança de reavivar o setor do turismo, que recupera lentamente desde a revolta de 2011 que derrubou o regime de longa data Hosni Mubarak.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …