/

Descobertas múmias de leões e dezenas de estátuas de criaturas raras no Egito

O ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al Anani, apresentou algumas das peças descobertas pelos arqueólogos que trabalham na antiga necrópole de Saqqara, a 30 quilómetros do Cairo.

De acordo com o comunicado, publicado na página do Facebook, os objetos datam do século VII a.C, quando o país entrou no chamado período tardio, que durou até à conquista do vale do Nilo por Alexandre, o Grande.

A descoberta mais importante são cinco múmias de grandes felinos, que, aliás, já tinham sido anunciadas pelo ministério. Um exame radiográfico preliminar mostrou que é muito provável que  contenham leões jovens com cerca de oito meses de idade. Segundo o ministro, é a primeira vez que os arqueólogos encontram múmias de crias desse animal.

“Se for uma chita, um leopardo, uma leoa, uma pantera – seja qual for, será único”, disse Mostafa Waziry, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, de acordo com o The Observer.

Os arqueólogos encontram frequentemente gatos mumificados, mas a descoberta de um leão é rara. Em 2004, foi encontrado o primeiro esqueleto de leão, revelando o estatuto sagrado do animal durante tempos ancestrais.

Hoje, todos os leões selvagens vivem em populações dispersas na África Subsariana, além de uma população criticamente ameaçada no oeste da Índia. Historicamente, no entanto, chegaram a viver no norte da África, grande parte do Médio Oriente e até no sul da Europa.

Minister of Antiquities, Dr. Khaled El-Enany announces today in a press conference a new discovery in Saqqara necropolis…

Publicado por ‎Ministry of Antiquities وزارة الآثار‎ em Sábado, 23 de novembro de 2019

Entre os outros objetos desenterrados estão também 75 estátuas de gatos de diferentes tamanhos e formas, feitos de madeira e bronze. Além dos felinos, também existem figuras de outros animais, como crocodilos, touros e pássaros diferentes.

O ministério também apresentou dezenas de estátuas antropomórficas: 73 peças representam Osíris (o deus do submundo), seis são de Ptah-Socar (patrono de Saqqara) e 11 de Sekhmet (a deusa do poder e da guerra).

Além disso, os investigadores também encontraram 25 caixas de madeira decoradas com inscrições hieroglíficas. Alguns deles serviram como sarcófagos para múmias de gatos.

Waziri disse aos jornalistas presentes na conferência de imprensa que a sua descoberta favorita foi uma rara escultura de pedra de um escaravelho, descrita como “a maior do mundo”, de acordo com o Times Of Israel.

Segundo Al Anani, esta é apenas uma parte das descobertas desta temporada. O resto das descobertas será revelado em dezembro.

O Egito intensificou a promoção dos seus tesouros arqueológicos na esperança de reavivar o setor do turismo, que recupera lentamente desde a revolta de 2011 que derrubou o regime de longa data Hosni Mubarak.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.