/

Descobertas 30 novas espécies de animais em cavernas na Croácia

Cientistas croatas anunciaram a descoberta de 30 novas espécies de animais em cavernas subterrâneas após dois anos de buscas no Parque Nacional Krka, na região da Dalmácia.

O objetivo inicial dos cientistas do Instituto de Natureza da Croácia era desenvolver novos métodos de observação das criaturas que habitam o local – mas acabaram por encontrar uma biodiversidade subterrânea única no mundo.

“Encontramos novas espécies de coleópteros e dipluras”, disse à BBC o paleontólogo Kazimir Miculinic, membro da sociedade de Bioespeleologia da Croácia.

A bioespeleologia é o estudo dos seres vivos que se desenvolvem em ambientes subterrâneos.

Os coleópteros constituem a ordem com o maior número de espécies entre os insetos – os mais conhecidos são os besouros e as joaninhas.

Já as dipluras fazem parte de uma ordem de artrópodes (animais invertebrados que possuem partes do corpo articuladas e rígidas).

Entre os animais encontrados nas “cavernas secretas” está uma salamandra que não tem olhos, mas usa o olfato e o toque para se mover, e uma lesma translúcida.

“São animais muito raros, mas são pequenos e vivem debaixo da terra”, afirmou o especialista.

As cavernas ficam nos Alpes Dináricos, uma cordilheira que cobre metade do território croata e que é considerada uma região importante para a biodiversidade da fauna subterrânea a nível mundial.

Até agora, os especialistas catalogaram 175 espécies que vivem nesse habitat, mas acreditam que é possível encontrar outros novos animais no futuro.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.