Descoberta vala comum com bebés em antigo orfanato católico na Irlanda

Aidan Crawley / EPA

-

Uma campa com os restos mortais de bebés e crianças foi descoberta num antigo orfanato católico na Irlanda, uma descoberta que confirma os esforços de uma historiadora local para descobrir os destinos de 800 crianças mortas na instituição.

Os investigadores da comissão Mother and Baby Homes (Casas de Mães e Bebés), liderada por um juiz de investigação e nomeada pelo Governo irlandês, anunciaram que as escavações no local do antigo orfanato Bon Secours Mother and Baby Home, em Tuam, município de Galway, revelaram uma estrutura subterrânea dividida em 20 câmaras, contendo “quantidades significativas de restos humanos”, de acordo com a agência Associated Press.

A comissão indicou que as análises do ADN de restos selecionados confirmaram que as idades das crianças se estendiam das 35 semanas aos três anos e que foram enterradas, na sua maioria, nos anos 1950, quando o orfanato era uma de entre uma dúzia de instituições semelhantes pertencentes à Igreja Católica que ofereciam abrigo a órfãos, mães solteiras e respetivos filhos. A Casa das Mães e Bebés em Tuam encerrou em 1961.

A revelação confirma suspeitas com décadas de que uma vasta maioria da crianças que morreram na instituição foram enterradas no local em campas não identificadas, uma prática relativamente comum entre estes orfanatos e num período caracterizado por elevadas taxas de mortalidade.

O Governo irlandês lançou uma investigação em 2014, no seguimento do trabalho de uma historiadora de Tuam, Catherine Corless, que descobriu as certidões de óbito de cerca de 800 crianças residentes na instituição, mas apenas o registo do enterro de uma criança.

“Tudo apontava para que esta área fosse uma vala comum”, afirmou Corless, que se lembra do relato de crianças, nos anos 1970, de terem descoberto uma pilha de ossos enquanto brincavam numa câmara subterrânea.

Katherine Zappone, membro da comissão de investigação, considerou a descoberta “triste e perturbadora”, fazendo votos de que as famílias das crianças enterradas no antigo orfanato possam ser consultadas no sentido de proporcionar agora funerais adequados aos restos mortais que venham a ser exumados.

“Vamos honrar a sua memória e garantir que tomamos agora as decisões corretas para tratar os restos mortais de forma apropriada”, afirmou.

Lusa //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto já vem dos anos 50 mas cada vez mais parece que já não se poderá confiar em ninguém por mais santinhos que se pretendam fazer passar.

RESPONDER

Há uma nova teoria para explicar a onda de sismos silenciosos que fez a Terra tremer em 2018

Em maio de 2018, milhares de terramotos sacudiram a pequena ilha francesa de Mayotte, no arquipélago das Comoras, situado entre o continente africano e Madagáscar. A maioria foram tremores leve mas, um deles, a 15 …

Os futuros colonos de Marte poderão ter miopia, ossos mais densos e até outra cor de pele

https://vimeo.com/338334578 Caso os seres humanos consigam colonizar Marte, os novos colonos do Planeta Vermelho vão sofrer uma série de mutações que os distanciará dos humanos da Terra. Estas alterações serão tão drásticas que os habitantes de …

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …