Descoberta substância que combate a ressaca

Uma investigação feita por cientistas espanhóis encontrou uma substância que elimina os danos cerebrais e a ressaca depois de uma noite de bebedeira. Trata-se de um composto do chocolate negro que é também produzido de forma natural pelo intestino.

Essa substância milagrosa é a oleoiletanolamida (OEA) que, de acordo com o estudo liderado por Laura Orío, da Universidade Complutense de Madrid (UCM), protege contra os efeitos nocivos da ingestão excessiva de álcool, podendo assim funcionar como uma espécie de antídoto contra a ressaca.

A OEA tem vindo a ser estudada por vários cientistas, especialmente por promover a sensação de saciedade. As investigações têm-se centrado na procura de formas de controlar o apetite e de tratar algumas dependências, como o alcoolismo.

Laura Orío conseguiu descobrir que a OEA tem um efeito neuro-protector depois de experiências com ratos, relata o jornal El País.

A investigadora verificou que, pouco após a ingestão do equivalente a cinco bebidas alcoólicas consumidas em três horas, se iniciou um processo de inflamação nos cérebros dos ratos. Este processo causou-lhes danos nos neurónios, o que agravava a inflamação, além de ter provocado a sua morte.

Quando misturou o álcool com a OEA, a investigadora descobriu que a substância protege contra essa inflamação e contra os sintomas da ressaca, conforme refere o El País.

Os resultados foram comprovados em estudos preliminares em 50 estudantes da UCM.

Um dos investigadores que tem trabalhado com Laura Orío, Fernando Rodríguez de Fonseca, do Instituto de Investigação Biomédica de Málaga, destaca ao El País que “o que se passa no rato é o mesmo que se passa no humano”.

“A OEA é um factor natural do corpo para nos proteger” que possivelmente fica “desactivada” em quem consome álcool, nota Fernando Rodríguez de Fonseca, admitindo que se poderá “conseguir com isto uma pílula contra a ressaca“.

A descoberta das propriedades anti-inflamatórias e neuro-protectoras da OEA valeu a Laura Orío o Prémio Jovem Investigador da Sociedade Internacional de Investigação Sobre Drogas e pode vir a garantir a criação de um comprimido contra a ressaca.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu não tenho ressacas, mesmo depois de grandes bezanas, no dia seguinte tou desidratado, mas estou tranquilo da vida.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …