Encontrada rã fluorescente na Argentina

(dr) Julián Faivovich / Carlos Taboada

-

Uma equipa de cientistas encontrou, na Argentina, uma rã que muda de cor consoante o tipo de luz que recebe, podendo ficar verde fluorescente.

Com uma luz normal, a rã sul-americana Hypsiboas punctatus parece uma rã como outra qualquer, com tons opacos como o verde, o amarelo e o vermelho. No entanto, sob uma iluminação ultravioleta, este anfíbio emite um brilho fluorescente esverdeado.

Esta capacidade de absorver a luz em comprimentos de onda curtos e reemiti-la em comprimentos de onda mais longos é chamada de fluorescência – e é rara em animais terrestres. Aliás, até agora, era inédita em anfíbios.

Muitas espécies marinhas são fluorescentes, como corais, peixes, tubarões e uma espécie de tartaruga marinha. Em terra, esta capacidade era apenas conhecida em papagaios e alguns escorpiões.

Ainda não é claro porque é que estas rãs têm esta capacidade, embora seja possível que esteja relacionado com a comunicação, camuflagem ou atração de parceiros sexuais.

via GIPHY

Surpresa

Os investigadores achavam que iam encontrar fluorescência nestas rãs porque têm um pigmento chamado biliverdina que, normalmente, torna os tecidos e ossos dos anfíbios verdes. No entanto, em alguns insetos, as proteínas ligadas a este pigmento emitem uma fluorescência vermelha fraca.

Quando o herpetólogo Carlos Taboada, da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e a sua equipa apontaram uma lanterna UVA para estas rãs, ficaram surpreendidos ao descobrir que emitiam um intenso brilho esverdeado, em vez do tal vermelho fraco.

Três moléculas – hyloin-L1, hyloin-L2 e hyloin-G1 – no tecido linfático, pele e secreções glandulares dos animais são responsáveis por esta fluorescência verde, uma vez que emitem uma surpreendente quantidade de luz, proporcionando tanta luz visível quanto cerca de 18% de uma lua cheia.

A equipa de investigadores publicou, na revista científica Proceedings da National Academy of Sciences, um artigo sobre esta descoberta.

O próximo passo é verificar a fluorescência em 250 outras espécies de rã semelhantes.

PARTILHAR

RESPONDER

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …