Descoberta parede feita de ossos humanos debaixo de catedral belga

Ruben Willaert

Foi descoberta uma parede feita de ossos humanos debaixo da Catedral de Saint-Bavo, na Bélgica. Acredita-se que o objetivo era libertar espaço num cemitério próximo.

Uma equipa de construção civil descobriu acidentalmente uma parede feita de ossos enquanto estava a fazer escavações para um novo centro de visitantes na histórica Catedral de Saint-Bavo, na Bélgica. O achado foi posteriormente analisado por arqueólogos que se encarregaram de estudá-lo e analisá-lo.

Os especialistas estimam que esta parede tenha sido construído algures entre o século XVII e XVIII. Além disso, os ossos já teriam provavelmente cerca de 200 anos na altura em que foram usados para a construção desta estrutura macabra.

“Este é um fenómeno que nunca encontramos aqui”, confessou Janiek De Gryse, o líder dos projeto de escavação em declarações ao The Brussels Times. Para construir a parede foram usados ossos de adultos, tendo sido alguns deles quebrados para que preenchessem os espaços entre as ossadas inteiras.

Os investigadores acreditam que os ossos usados tenham sido retirados de um cemitério de uma igreja próxima à catedral. Além disso, as evidências sugerem que a parede foi construída quando o cemitério ainda estava em uso, levando a crer que as pessoas estavam a abrir espaço para novos enterros no cemitério.

“Ao limpar um cemitério, os esqueletos não podem ser simplesmente jogados fora. Dado que os fiéis acreditavam na ressurreição do corpo, os ossos eram considerados a parte mais importante”, explicou De Gryse, citado pelo All That’s Interesting.

Os arqueólogos realçam também que não foram encontrados ossos de crianças na parede, o que não surpreende pelo facto de serem demasiado frágeis para usar na construção da estrutura. Os ossos usados eram todos de adultos e eram principalmente da coxa e da canela.

“Ao limpar os túmulos, as pessoas frequentemente apressam-se e não se incomodam em recolher ossos mais pequenos ou frágeis, como vértebras, costelas, ossos das mãos e dos pés. Por isso, uma seleção de caveiras e ossos longos surgiu”, escreveu a equipa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …