Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

(dr) Vienna University of Technology

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas.

Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações num sistema formadas por muitas partículas, mas que se comportam em conjunto como se fossem uma só. Recentemente, uma equipa liderada por Anna Kauch, da Universidade de Tecnologia de Viena, descobriu uma destas partículas complexas.

A quasipartícula mais simples e mais conhecida é a lacuna, portadora de carga positiva. Quando um eletrão, portador de carga negativa, se move, deixa no seu lugar uma lacuna. Não parece haver nada de concreto (daí o nome lacuna), mas aquela “ausência de eletrão” comporta-se de muitas maneiras, tal como se fosse uma partícula.

Ao contrário de um eletrão, a lacuna existe apenas em conjunto com as outras partículas, sendo, por esse motivo, considerada uma quasipartícula.

Ainda assim, o mundo da Física alberga partículas mais complexas, como os excitões, que desempenham um papel central na física dos semicondutores, estando na base do funcionamento de vários componentes de hardware.

Anna Kauch e os seus colegas da Universidade de Viena, na Áustria, estavam a estudar precisamente os excitões quando perceberam que os seus cálculos estavam a demonstrar algo mais amplo do que esperavam: eletrões e lacunas não precisam de se ligar apenas aos pares.

Os cálculos da equipa de cientistas demonstraram a possibilidade de dois eletrões se ligarem a duas lacunas, formando uma quasipartícula inédita: a π-ton, ou Pi-ton.

“O nome π-ton surgiu pelo facto de dois eletrões e duas lacunas serem mantidos juntos graças a flutuações de densidade de carga ou flutuações de spin que invertem o seu carácter em 180 graus de um ponto da rede cristalina para o próximo – ou seja, por um ângulo de pi, medido em radianos”, explicou a líder da investigação, citada pelo EurpaPress.

“Apesar de estarmos constantemente cercados por inúmeras quasipartículas, a descoberta de uma nova espécie de quasipartícula é algo muito especial”, comentou Karsten Held, envolvida no estudo, cujo artigo científico foi publicado recentemente na Physical Review Letters.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas criam ondas de luz que atravessam materiais opacos

Uma equipa de cientistas descobriu que é possível criar feixes de luz "indestrutíveis" que praticamente não se alteram quando atravessam um meio. Só se tornam fracos. Cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e da …

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …