Descoberta nova espécie de sapo. E é transparente

(dr) Geoff Gallice / Wikimedia

Hyalinobatrachium yaku, conhecidos como “glass frogs” (sapos de vidro)

Hyalinobatrachium yaku, conhecidos como “glass frogs” (sapos de vidro)

Na região neotropical do Planeta, perto da América Central, há um grupo de glass frogs (sapos de vidro) que surpreendem pela transparência na barriga, que deixa os seus órgãos visíveis.

Os glass frogs também podem ser identificados pelas manchas verde escuras na maior parte do corpo. Além disso, têm um coaxar característico e expressam um comportamento diferente entre os anfíbios, porque os machos são frequentemente descritos pela prática de proteger os filhotes.

A espécie recebeu o nome de Hyalinobatrachium yaku – o termo yaku pode ser traduzido como “água” em kichwa, uma das línguas da região. A água e, sobretudo, os rios de fluxo lento, são factores cruciais para a reprodução dos glass frogs.

O anfíbio foi estudado por uma equipa de cientistas liderada por Juan Guayasamin, da Universidade San Francisco de Quito, no Equador. Os investigadores notaram diferenças comportamentais entre as populações dos “sapos de vidro”, sendo que duas delas, encontradas na vegetação de uma floresta intacta em Kallana, coaxavam debaixo das folhas, numa região mais rasa e estreita.

Outro sapo desta espécie tem sido visto numa área coberta por florestas secundárias na vila equatoriana de Ahuano. Esse anfíbio também foi encontrado sob uma folha, a um metro da zona rasa e lenta do rio.

No entanto, na terceira localidade – uma floresta em São José de Payamino – os sapos estudados estavam pendurados nas folhas de pequenos arbustos, a uma distância de 30 a 150 centímetros do solo. Surpreendentemente, cada um dos animais estava a mais de 30 metros do rio mais próximo.

Os investigadores constataram que, devido à distância geográfica de aproximadamente 110 quilómetros entre as localidades onde as novas espécies foram encontradas, é comum que estas se distribuam amplamente, chegando inclusive ao Peru.

As incertezas sobre o alcance em que se distribuem estes sapos provêm de uma série de razões. Além disso, as espécies menores, de aproximadamente 2 centímetros, são difíceis de ser observadas debaixo das folhas.

Segundo os cientistas, mesmo que alguns modelos das espécies tenham sido recolhido previamente para estudo, a sua distinção seria quase impossível porque muitos dos traços característicos, como as manchas verde-escuras, acabam por se perder após a preservação.

Ainda assim, os investigadores conseguiram identificar as maiores ameaças às espécies, incluindo a extracção de óleo na região e os problemas decorrentes: a poluição da água, a construção de estradas, a degradação do habitat desses sapos e o seu isolamento.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …