Encontrada espécie desconhecida de Ébola em morcegos

(cv) Jaber Belkhiria/UC Davis

Esta é a sexta espécie do vírus até agora identificada

Cientistas encontraram uma espécie desconhecida do vírus ébola, o vírus Bombali, em pelo menos duas espécies de morcegos na Serra Leoa, na África. De todas as espécies do ébola já encontradas, esta é a primeira a ser detetada num animal antes mesmo de ser identificada em seres humanos.

De acordo com o estudo publicado nesta segunda-feira na Nature Microbiology, os investigadores acreditam que o vírus é capaz de infetar humanos contudo, só ainda não sabem com certeza se o vírus pode causar doenças.

A espécie recém-descoberta junta-se ao rol das cinco espécies já conhecidas do vírus ébola, entre as quais: o vírus Zaire, o vírus Bundibugyo, o vírus Sudan, o vírus Taï Forest e o vírus Reston. Destes cinco, todos, à exceção do vírus Reston, são conhecidos por causar doenças graves e frequentemente fatais nos humanos.

O surto mais devastador de ébola da história recente foi causado pelo vírus Zaire, entre 2013 e 2016, na Serra Leoa e na Libéria. Durante este período, mais de 28.000 pessoas foram infetadas e 11.325 acabaram por morrer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o atual surto de ébola, que começou no início do mês de agosto na província de Kivu do Norte, na República Democrática do Congo, também é causado pelo vírus Zaire.

O vírus foi descoberto em 1976, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de doenças, mas a fonte do vírus continua a intrigar os cientistas mesmo depois de quatro décadas de investigação.

O reservatório – organismo que os vírus utilizam para viver e se reproduzirem naturalmente – ainda é desconhecido. Pesquisa anteriores sugeriam que os morcegos são a principal espécie hospedeira utilizada como reservatório mas, até ao momento, os cientistas não conseguiram isolar e recuperar um genoma completo do vírus ébola a partir de morcegos.

Para identificar todas as espécies do vírus nos hospedeiros antes que ébola se espalhe para os seres humanos, cientistas do U.S. Agency for International Development’s (USAID) PREDICT Ebola Host Project recolheram amostras biológicas de 535 animais na Serra Leoa – 244 morcegos, 46 roedores, 240 cães e 5 gatos – e testaram a presença do vírus.

“Se quisermos evitar surtos de ébola, é importante saber que espécies são hospedeiras e podem espalhar o vírus”, explicou Tracey Goldstein, coautor do estudo e diretor associado do One Health Institute da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em comunicado.

“Depois, podemos ajudar a direcionar os comportamentos destes animais hospedeiros, para que possamos proteger as pessoas, que é o objetivo principal do nosso trabalho”.

Na análise, apenas quatro morcegos foram identificados com o vírus. Todos os outros animais tiveram testes negativos. Os morcegos foram capturados dentro de três casas distanciadas entre si a cerca de 20 quilómetros.

Três dos morcegos infetados eram morcegos-de-cauda-livre (Chaerephon pumilus) e o outro era um morcego-de-cauda-livre-angolano (Mops condylurus). Ambas as espécies são amplamente distribuídas pelo território africano mantendo-se, muitas vezes, juntas.

Quando a equipa analisou o genoma dos morcegos detetados com o vírus, descobriu que o vírus era bastante diferente dos até agora encontrados, representando assim uma nova espécie. Os investigadores apelidaram a espécie com o nome do local onde foi identificado pela primeira vez: o distrito de Bombali, na Serra Leoa.

Os cientistas sublinharam ainda que o objetivo do seu trabalho não é incitar o pânico nem medo de morcegos. A equipa lembra, aliás, que esta é uma espécie importante para os ecossistemas. Acrescentando ainda que estudo anteriores mostraram que matar morcegos não reduz o risco de transmissão.

PARTILHAR

RESPONDER

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …