Descoberta nova espécie de dinossauros pequenos (mas resistentes) na América do Sul

1

Mauricio Álvarez / Gabriel Díaz Yanten

A ilustração de um artista de dois J. kaniukura.

O fóssil de um dinossauro pequeno foi descoberto na América do Sul, e pode fazer parte de uma linhagem de dinossauros desconhecidos.

A espécie descoberta, Jakapil kaniukura, parece um parente primitivo de dinossauros blindados como Ankylosauro ou Estegossauro, mas veio do Cretáceo, a última era dos dinossauros, e viveu há cerca de 97 milhões a 94 milhões de anos.

Isto significa que toda uma linhagem de dinossauros blindados vivia no Hemisfério Sul, mas até agora tinha passado completamente despercebida, segundo relatam os paleontólogos num novo estudo publicado na Scientific Reports a 11 de agosto.

J. kaniukura pesava tanto como um gato doméstico e tinha uma fila de espinhos protetores entre o pescoço e a cauda, segundo a Science Alert.

Provavelmente cresceu até cerca de 1,5 metros de comprimento. Alimentava-se à base de plantas, com dentes semelhantes aos do Estegossauro.

Os paleontólogos da Fundação de História Natural Félix de Azara na Argentina descobriram um esqueleto parcial de um subadulto J. kaniukura na província de Río Negro, no norte da Patagónia.

O dinossauro deverá ter tido um bico curto, mas com a capacidade de morder com força. Terá também sido capaz de comer vegetação dura e lenhosa.

O novo dinossauro junta-se ao Estegossauro, ao Ankylosauro e a outros dinossauros apoiados por armaduras num grupo chamado Thyreophora.

A maioria dos Thyreophora são conhecidos no Hemisfério Norte, e os fósseis dos primeiros membros deste grupo encontram-se principalmente em rochas do período Jurássico da América do Norte e Europa, de há cerca de entre 201 milhões de anos e 163 milhões de anos.

A descoberta de J. kaniukura “mostra que os primeiros Thyreophora tinham uma distribuição geográfica muito mais ampla do que se pensava anteriormente”, realçam os paleontólogos Facundo J. Riguetti e Sebastián Apesteguía, da Fundação de História Natural Félix de Azara, e o paleontólogo Xabier Pereda-Suberbiola, da Universidade do País Vasco, no novo estudo.

No Hemisfério Norte, estes tipos mais antigos de Thyreophora parecem ter sido extintos na altura do Jurássico Médio. Já no supercontinente sul Gondwana, no entanto, aparentemente sobreviveram até ao Cretáceo.

É possível ver como o J. kaniukura seria quando estava vivo, graças a uma simulação de computador de Gabriel Díaz Yantén, um estudante chileno de paleontologia e paleoartista da Universidade Nacional de Río Negro.

Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.