Descoberta nova espécie de cobra (no estômago de uma outra cobra)

Campbell et al./Journal of Herpetology

Reconstrução artística da Cenapsis

Nas entranhas de uma cobra de coral da América Central (Micrurus nigrocinctus), uma equipa de cientistas encontrou os restos de uma outra cobra desconhecida até então. O espécime foi preservado e armazenado durante mais de 40 anos.

A nova espécie, que foi no fim de novembro descrita pelos investigadores num artigo publicado no Journal of Herpetology, foi apelidada de Cenaspis aenigma, que traduzido significa “o misterioso jantar de cobra (cena=jantar, aspis=cobra e aenigma=enigma).

Em 1976, no estado de Chiapas, no sul do México, Julio Ornelas-Martínez, um trabalhador nas florestas locais, encontrou uma enorme cobra de coral da América Central – uma espécie venenosa de cores vibrantes. O espécime foi depois entregue aos cientistas para ser estudo, sem que o trabalhador chegasse a imaginar que tinha contribuído para a descoberta de uma espécie.

Quando os cientistas abriram a cobra e descobriram os restos que estavam no seu estômago perceberam, desde logo, que havia algo de invulgar. Contudo, em vez de descrever os resultados imediatamente, os investigadores preservaram os restos da nova espécie, colocando-os num museu para estudá-los posteriormente.

O herpetólogo Jonathan Campbell, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e os seus colegas completaram agora esse mesmo estudo e puderam verificar muito sobre a recém-descoberta Cenapsis.

Frank Canon / Flickr

Uma cobra de coral da América Central (Micrurus nigrocinctus)

Espécie de pequena dimensão

De acordo com a publicação, a espécie encontrada não é uma espécie grande – a amostra recolhida nas entranhas da cobra de coral aponta para um macho adulto, que media apenas 25,8 centímetros. Algumas das suas características, como a forma alongada do seu crânio e as escalas relativamente simples no seu corpo, sugerem que é um tipo de cobra que passa grande parte da sua vida no subsolo.

Contudo, há alguns elementos que intrigaram os cientistas e que possivelmente não serão resolvidos, a menos que os cientistas encontrem um espécime vivo.

“A cor dorsal é pouco comum, sendo uniforme em tons de castanho pálido. Esta cor e falta de padrão dorsal não são incomuns para espécies do subsolo, no entanto as ventrais são marcadas por três séries de marcas escuras retangulares e triangulares, enquanto que as três listras para o comprimento do corpo e as sub-caudais são marcadas com uma única faixa central do ventre estendendo-se ao longo da cauda”, pode ler-se na publicação.

“Por que motivo uma cobra do subsolo teria um padrão ventral tão incomum é ainda desconhecido. O padrão ventral [encontrado na nova espécie] não é replicado em qualquer outra cobra da América Central”.

Além disso, e tendo em conta que o seu habitat é na floresta, o que poderia apontar para presas de corpo mole como lesmas e minhocas, a boca e os dentes da nova espécie são mais semelhantes aos das cobras que se alimentam de presas mais “duras”, como por exemplo insetos, centopeias e artrópodes.

Se esta é um tipo de espécie que se esconde, isso poderia explicar por que motivo, apesar das inúmeras expedições, o animal tem conseguido escapar aos cientista. Desde de 1976, quando o agricultor local encontrou a grande cobra coral que se alimentou da nova espécie, nenhum outro animal foi visto – o que não significa que tenha desaparecido.

“Isto prova quão secretas podem ser algumas cobras“, disse Campbell em declarações à National Geographic. “Combinando os seus hábitos indescritíveis das cobras intervalos inalterados e algumas cobras não aparecem com frequência”.

Por tudo isto, o espécime de Campbell teve azar, acabando na barriga de uma cobra de cobra da América Central – o que acabou por ser uma enorme sorte para a Ciência.

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …