Descoberta na Sibéria “super-bactéria” que poderá viver em Marte

TSU / Olga Karnachuk

Uma bactéria capaz de sobreviver sem luz ou oxigénio, procurada em todo o mundo depois de o seu ADN ter sido identificado há 10 anos numa mina de ouro sul-africana, foi finalmente descobertas por cientistas russos.

“Os microbiologistas da TSU (Universidade Estadual de Tomsk) detetaram pela primeira vez a bactéria Desulforudis audaxviator em águas subterrâneas nas profundezas da Terra”, revelou aquela instituição de ensino em comunicado.

Na mesma nota esta semana divulgada, a TSU recorda que várias equipas de cientistas estão à procura deste organismo há mais de 10 anos. “O enorme interesse deve-se à capacidade do microrganismo obter energia na ausência de oxigénio e na escuridão total. Teoricamente, pode mostrar que a vida noutro planeta é possível, por exemplo em Marte”, observou o TSU, citado pelo portal russo Sputnik News.

Olga Karnachuk, chefe do departamento de fisiologia vegetal e biotecnologia da TSU, recordou que há mais de dez anos uma equipa de cientistas norte-americano encontrou ADN da bactéria a 2,8 quilómetros de profundidade numa mina de ouro na África do Sul. 

“Até há pouco tempo acreditava-se que a vida nestas condições era impossível, porque a fotossíntese leve – processo fundamental em todas as cadeiras alimentares – não é produzida, mas descobriu-se que essa hipótese estava errada“, sublinhou a especialista.

Após a equipa dos Estados Unidos ter publicado um artigo no qual descrevia a descoberta na revista especializada Science, cientistas de vários países começaram a procura por esta bactéria. O seu ADN chegou a ser encontrado na Finlândia e nos Estados Unidos, mas o microrganismo nunca chegou a ser encontrado.

Os russos tornaram-se os primeiros a descobrir a bactéria em águas subterrâneas a partir de uma fonte termal localizada nas florestas da Sibéria, a norte da cidade de Tomsk.
A Desulforudis audaxviator é uma das bactérias mais antigas que habitam o nosso planeta, sendo caracterizada pela sua capacidade de sobreviver sem oxigénio e obter energia a partir de sulfatos e da oxidação de hidrogénio ou compostos orgânicos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ja existem colônias humanas vivendo escondidas e bases secretas que essa maldita Nasa finge nao saber !!!

RESPONDER

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …

Cascais comprou 850 mil máscaras à China. Vão ser vendidas à população a 70 cêntimos

A Câmara Municipal de Cascais investiu cinco milhões de euros na compra de equipamento médico e material de proteção individual. Com as pistas cheias de aeronaves paradas, o aeroporto de Lisboa viu aterrar mais um avião …

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …