Descoberta na Patagónia uma enorme jazida de fósseis jurássicos

JASoliday / Flickr

A extraordinária descoberta da jazida de fósseis na Patagónia pode agora abrir portas a novas descobertas

A extraordinária descoberta da jazida de fósseis na Patagónia pode agora abrir portas a novas descobertas

Uma equipa de cientistas da Argentina anunciou no sábado a descoberta de uma jazida de fósseis do período jurássico, com 160 a 140 milhões de anos, que se estende por mais de 60 mil quilómetros quadrados na Patagónia.

Esta pode ser uma das mais importantes descobertas de sempre no campo da paleontologia.

Segundo a Agência CTyS, a enorme jazida encontrada na Patagónia inclui insectos dentro de rochas, plantas, vermes, fungos, e até bactérias, num estado de conservação surpreendentemente bom.

“Não há outro local no mundo do tempo do jurássico com esta quantidade de fósseis e com uma tal diversidade”, diz o paleontólogo Juan García Massini, líder da equipa científica responsável pela descoberta, citado pela Discovery News.

O local foi encontrado há quatro anos pela equipa de cientistas do CRILAR, Centro Regional de Investigação Científica e Transferência Tecnológica da Argentina, e a sua descoberta foi anunciada num artigo publicado na Ameghiniana, a revista da Associação Argentina de Paleontologia.

Segundo Juan García Massini, os fósseis estão à superfície porque “a erosão descobriu as rochas“, permitindo ver uma paisagem do período jurássico.

Agencia CTyS

O paleontólogo Juan García Massini, investigador do CRILAR-CONICET e autor principal do estudo.

O paleontólogo Juan García Massini, investigador do CRILAR e autor principal do estudo.

A fossilização ocorreu “de forma suave e quase imediata, em menos de um dia, em alguns casos”, pelo que é possível ver como era a vegetação ou os vermes, por exemplo, explica o cientista.

“Quase que se consegue visualizar como se moviam os fungos, as cianobactérias, os vermes, quando estavam vivos”, diz o cientista.

Segundo o paleontólogo Ignacio Escapa, investigador do Museu Paleontológico Egidio Feruglio e outro dos membros da equipa, “o local tem uma enorme diversidade de micro e macro-organismos“.

“Os fósseis encontrados estão tão bem preservados”, diz Escapa, “que esta extraordinária descoberta pode agora abrir portas a novas descobertas“.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Caro Meme, obrigado pelo seu reparo.
      A Terra tem efectivamente um perímetro de 40.000 Km.
      Mas a região onde foram encontrados os fósseis, segundo a fonte que consultámos, tem efectivamente uma área de 60.000 Km2 – algo como 2/3 da área de Portugal.
      Coisa que nem parecerá estranho, se atentarmos a que a Patagónia tem uma área de 1.043.000 Km2, e a Argentina uma área de 2.780.000 Km2.

    • Está a confundir perímetro com área.
      Um quadrado com cerca de 245Km de lado tem uma área de 60000Km quadrados…que é o que diz a notícia.

  1. As pessoas que se querem fazer parecer muito inteligentes, deveriam ler MUITO, abrir os olhos MUITO e pensarem MUITO antes de dizerem bacoradas como é o caso de MEME.

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …