Descoberta na Amazónia a primeira espécie de ave híbrida do mundo

Especialistas canadianos descobriram que as aves Lepidothrix vilasboasi, uma espécie rara da Amazónia, são as primeiras aves híbridas no mundo.

O termo híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis. Por norma, é comum encontrarmos plantas híbridas, mas até hoje não foi conhecido nenhum caso de uma espécie de ave híbrida natural.

“Há inúmeras plantas híbridas, mas entre os animais vertebrados os híbridos são muito raros”, afirmou Jason Weir, especialista da Universidade de Toronto.

Além de raros, os híbridos são estéreis e, por isso, não se podem multiplicar nem criar uma espécie separada. Entre as exceções estão o golfinho-de-Clymene, o bisonte-europeu (híbrido do bisão-das-planícies e ancestrais de vacas) e o cão-selvagem-asiático (descendente de coiotes e lobos).

Weir e a sua equipa acreditam ter descoberto a primeira ave híbrida. Durante as expedições à Amazónia, estudaram os laços parentais da família das pipras (pipridae), aves tropicais sul-americanas. Após analisar o ADN, descobriram a origem da subespécie Lepidothrix vilasboasi.

Os resultados da pesquisa mostraram que o ADN desta subespécie é constituído por duas partes distintas: 20% do Uirapuru-de-peito-branco (Lepidothrix nattereri) e 80% do cabeça-de-prata (Lepidothrix iris). Segundo a análise, cujo estudo foi publicado na PNAS, a subespécie surgiu há cerca de 180 mil anos atrás.

Isto aconteceu, essencialmente, graças ao isolamento dos ancestrais destas aves.

O processo de hibridação fez com que a plumagem dos machos se tornasse muito mais pálida. Mas, com a evolução, os Lepidothrix vilasboasi desenvolveram uma plumagem amarela, que atrai as fêmeas. Esta mudança, segundo Weir, é a razão pela qual as aves se tornaram uma espécie separada em vez de uma variante dos seus ancestrais.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que eu saiba, o cruzamento de canário com pintassilgo (chamado na gíria – Mestiço), também é hibrido e existe há muitos anos, ou seja, não vejo nada de novo nisso.

    • Caro Jorge Barroso,
      Há várias espécies de aves (e não só) capazes de se cruzarem, dando origem a híbridos (mestiços).
      Esses exemplares individuais, estéreis, não constituem uma espécie nova.
      O que estamos a falar neste notícia é de uma espécie inteira, cujo código genético parece apontar com clareza no sentido de que seja uma espécie híbrida de duas outras espécies, ou seja, todos os pássaros da espécie nascem de outras aves da espécie, são “híbridos”, e são capazes de se reproduzir, dando origem a novos pássaros “híbridos” da sua espécie.

RESPONDER

Santana Lopes deixa Aliança, partido que fundou em 2018

O fundador e ex-presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, desfiliou-se do partido que fundou em 2018, justificando que “chegou o momento” de sair, anunciou aquela força política. “A Comissão Executiva do Aliança tomou conhecimento no domingo …

Ministro da Defesa infetado. Tem sintomas ligeiros

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, "testou positivo à covid-19", informou este domingo o Ministério da Defesa Nacional. É o oitavo membro do Governo a ficar infetado. João Gomes Cravinho está infetado com covid-19. …

Relógios inteligentes podem detetar indícios de covid-19 (antes de haver qualquer sintoma)

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, e as pulseiras de fitness podem ser capazes de detetar uma infeção pelo vírus SARS-COV-2, antes de a doença começar a manifestar-se. Uma equipa de investigadores do Monte Sinai descobriu, recentemente, …

Os misteriosos relâmpagos azuis podem ser mais comuns do que pensávamos

Além de ser um dos fenómenos mais espetaculares, o relâmpago é também um dos mais misteriosos. Apesar de as tempestades não serem assim tão raras, os cientistas ainda não entendem completamente estas descargas elétricas geradas …

Presidenciais. Grandes vencedores e (poucos) derrotados

Num ato eleitoral marcado pela pandemia de covid-19, que chegou a trazer incerteza aos prognósticos precoces que há meses se alinhavavam, Marcelo Rebelo de Sousa, reeleito à primeira volta, é o grande vencedor da noite. …

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …