Descoberta na Amazónia a primeira espécie de ave híbrida do mundo

Especialistas canadianos descobriram que as aves Lepidothrix vilasboasi, uma espécie rara da Amazónia, são as primeiras aves híbridas no mundo.

O termo híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis. Por norma, é comum encontrarmos plantas híbridas, mas até hoje não foi conhecido nenhum caso de uma espécie de ave híbrida natural.

“Há inúmeras plantas híbridas, mas entre os animais vertebrados os híbridos são muito raros”, afirmou Jason Weir, especialista da Universidade de Toronto.

Além de raros, os híbridos são estéreis e, por isso, não se podem multiplicar nem criar uma espécie separada. Entre as exceções estão o golfinho-de-Clymene, o bisonte-europeu (híbrido do bisão-das-planícies e ancestrais de vacas) e o cão-selvagem-asiático (descendente de coiotes e lobos).

Weir e a sua equipa acreditam ter descoberto a primeira ave híbrida. Durante as expedições à Amazónia, estudaram os laços parentais da família das pipras (pipridae), aves tropicais sul-americanas. Após analisar o ADN, descobriram a origem da subespécie Lepidothrix vilasboasi.

Os resultados da pesquisa mostraram que o ADN desta subespécie é constituído por duas partes distintas: 20% do Uirapuru-de-peito-branco (Lepidothrix nattereri) e 80% do cabeça-de-prata (Lepidothrix iris). Segundo a análise, cujo estudo foi publicado na PNAS, a subespécie surgiu há cerca de 180 mil anos atrás.

Isto aconteceu, essencialmente, graças ao isolamento dos ancestrais destas aves.

O processo de hibridação fez com que a plumagem dos machos se tornasse muito mais pálida. Mas, com a evolução, os Lepidothrix vilasboasi desenvolveram uma plumagem amarela, que atrai as fêmeas. Esta mudança, segundo Weir, é a razão pela qual as aves se tornaram uma espécie separada em vez de uma variante dos seus ancestrais.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que eu saiba, o cruzamento de canário com pintassilgo (chamado na gíria – Mestiço), também é hibrido e existe há muitos anos, ou seja, não vejo nada de novo nisso.

    • Caro Jorge Barroso,
      Há várias espécies de aves (e não só) capazes de se cruzarem, dando origem a híbridos (mestiços).
      Esses exemplares individuais, estéreis, não constituem uma espécie nova.
      O que estamos a falar neste notícia é de uma espécie inteira, cujo código genético parece apontar com clareza no sentido de que seja uma espécie híbrida de duas outras espécies, ou seja, todos os pássaros da espécie nascem de outras aves da espécie, são “híbridos”, e são capazes de se reproduzir, dando origem a novos pássaros “híbridos” da sua espécie.

RESPONDER

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …