Descoberta na Amazónia a primeira espécie de ave híbrida do mundo

Especialistas canadianos descobriram que as aves Lepidothrix vilasboasi, uma espécie rara da Amazónia, são as primeiras aves híbridas no mundo.

O termo híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintas, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis. Por norma, é comum encontrarmos plantas híbridas, mas até hoje não foi conhecido nenhum caso de uma espécie de ave híbrida natural.

“Há inúmeras plantas híbridas, mas entre os animais vertebrados os híbridos são muito raros”, afirmou Jason Weir, especialista da Universidade de Toronto.

Além de raros, os híbridos são estéreis e, por isso, não se podem multiplicar nem criar uma espécie separada. Entre as exceções estão o golfinho-de-Clymene, o bisonte-europeu (híbrido do bisão-das-planícies e ancestrais de vacas) e o cão-selvagem-asiático (descendente de coiotes e lobos).

Weir e a sua equipa acreditam ter descoberto a primeira ave híbrida. Durante as expedições à Amazónia, estudaram os laços parentais da família das pipras (pipridae), aves tropicais sul-americanas. Após analisar o ADN, descobriram a origem da subespécie Lepidothrix vilasboasi.

Os resultados da pesquisa mostraram que o ADN desta subespécie é constituído por duas partes distintas: 20% do Uirapuru-de-peito-branco (Lepidothrix nattereri) e 80% do cabeça-de-prata (Lepidothrix iris). Segundo a análise, cujo estudo foi publicado na PNAS, a subespécie surgiu há cerca de 180 mil anos atrás.

Isto aconteceu, essencialmente, graças ao isolamento dos ancestrais destas aves.

O processo de hibridação fez com que a plumagem dos machos se tornasse muito mais pálida. Mas, com a evolução, os Lepidothrix vilasboasi desenvolveram uma plumagem amarela, que atrai as fêmeas. Esta mudança, segundo Weir, é a razão pela qual as aves se tornaram uma espécie separada em vez de uma variante dos seus ancestrais.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que eu saiba, o cruzamento de canário com pintassilgo (chamado na gíria – Mestiço), também é hibrido e existe há muitos anos, ou seja, não vejo nada de novo nisso.

    • Caro Jorge Barroso,
      Há várias espécies de aves (e não só) capazes de se cruzarem, dando origem a híbridos (mestiços).
      Esses exemplares individuais, estéreis, não constituem uma espécie nova.
      O que estamos a falar neste notícia é de uma espécie inteira, cujo código genético parece apontar com clareza no sentido de que seja uma espécie híbrida de duas outras espécies, ou seja, todos os pássaros da espécie nascem de outras aves da espécie, são “híbridos”, e são capazes de se reproduzir, dando origem a novos pássaros “híbridos” da sua espécie.

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …