Descoberta a primeira lua fora do Sistema Solar (e é do tamanho de um planeta)

Dan Durda

Conceito artístico do planeta Kepler-1625b com a sua enorme exolua

Do tamanho de Neptuno e a orbitar um planeta semelhante a Júpiter, os telescópios da NASA, Kepler e Hubble, encontraram evidências do primeiro satélite natural fora do Sistema Solar – a primeira exolua.

Tentamos o nosso melhor para descartar outras possibilidades, como anomalias de naves espaciais, outros planetas no sistema ou atividade estelar, mas não conseguimos encontrar nenhuma outra hipótese”, afirmou David Kipping, astrónomo da Universidade de Columbia e um dos autores da investigação.

Apesar de os dados recolhidos não serem definitivos, os investigadores esperam voltar a observar o corpo para verificar ou rejeitar a hipótese da existência da primeira exolua.

O candidato a exolua foi nomeado Kepler-1625b-i e orbita um exoplaneta chamado Kepler-1625b, que por sua vez orbita uma estrela amarela semelhante ao Sol chamada Kepler-1625. Todo o sistema está localizado a cerca de 8 mil anos-luz de distância.

A descoberta foi feita através dos telescópios Hubble e Kepler e poderá revelar um novo sistema com propriedades específicas e com implicações para astronomia.

Publicado a 3 de outubro na revista Science Advances, a investigação conta que durante uma pesquisa a 300 exoplanetas, surgiu um gigante gasoso – Kepler-1625d – que mostrou características peculiares que apontaram para a presença de um objeto orbitando-o.

Para perceber melhor o que encontraram, os investigadores utilizaram o Hubble para realizar observações de acompanhamento.

“Este seria o primeiro caso de deteção de uma lua fora do nosso Sistema Solar“, contou Kipping.

Na investigação, as equipas dos astrónomos Alex Teachey e David Kipping, procuraram por mudanças no brilho do planeta. O registo de alterações em intervalos regulares, significaria que algo estaria a orbitar o exoplaneta.

“Durante o ano passado, numa grande pesquisa com quase 300 exoplanetas de Kepler, notamos que o gigante de gás Kepler-1625b exibia algumas peculiaridades nos dados do Kepler, o que nos levou a supor a presença de uma exolua do tamanho de Neptuno“, explicou Kipping.

Com os dados recolhidos de ambos os telescópios, os investigadores reuniram evidências para formularem a hipótese da existência de uma exolua.

Contudo, o astrónomo também alertou para o facto de as provas reunidas não serem “por si só, uma prova da existência de uma exolua”.

“Estamos a pedir cautela. A primeira exolua é obviamente uma reivindicação extraordinária e requer evidências extraordinárias“, afirmou Teachey.

Caso se confirme as observações, a descoberta pode fornecer importantes pistas sobre o desenvolvimento de sistemas planetários e pode fazer com que os especialistas revejam as teorias de formação de luas em torno de planetas.

Para verificar a hipótese formulada, a equipa pretende voltar a utilizar o telescópio Hubble em maio do próximo ano, altura da passagem da exolua.

PARTILHAR

RESPONDER

"CSI Marciano" revela como os impactos de asteróide criaram água corrente no Planeta Vermelho

Análises modernas de meteoritos marcianos revelaram detalhes sem precedentes sobre como os impactos dos asteróides ajudam a criar fontes temporárias de água corrente no Planeta Vermelho. As descobertas são o resultado de um tipo de "CSI …

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …