/

Descoberta esfinge usada há 94 anos no épico “Os Dez Mandamentos”

Uma equipa de arqueólogos conseguiu desenterrar uma esfinge de gesso, com 94 anos, que foi usada como adereço no filme de 1923 “Os Dez Mandamentos”, do realizador Cecil B. DeMille. Um achado surpreendente que testemunha a chamada era dourada de Hollywood.

O épico filme “Os Dez Mandamentos” de 1923 foi a primeira versão do tema bíblico realizada pelo realizador Cecil B. DeMille. Trata-se de um filme mudo, a preto e branco, que tinha um dos maiores cenários de filmagens já construídos até à época.

Quase 100 anos depois, arqueólogos conseguiram chegar a uma das colossais esfinges de gesso, com 136 quilos de peso, que foram usadas no filme épico.

Esta peça foi encontrada nas Dunas de Guadalupe-Nipomo, no centro da Califórnia, onde DeMille realizou “Os Dez Mandamentos”, pelo facto de o cenário natural local se assemelhar a um Egipto arenoso e deserto.

O director do Centro das Dunas de Guadalupe-Nipomo, Doug Jenzen, refere na CBS News que a esfinge se encontra em óptimo estado de conservação, com “a tinta ainda intacta”, por ter sido “preservada pela areia”.

Jenzen atesta também que, apesar de terem sido construídas para “durarem apenas dois meses”, ou seja, durante as filmagens, o facto de se encontrar esta esfinge, 94 anos depois, em tão excelente estado “demonstra o nível de perfeição e de perícia que os artesãos usavam”.

“Isto é significativo e mostra que ainda estamos a aprender facetas inesperadas da produção de filmes históricos, tal como o facto de os objectos, em filmes a preto e branco, serem pintados com cores extremamente intensas“, acrescenta Jenzen.

(dr) Centro das Dunas de Guadalupe-Nipomo

Esfinge de gesso usada no filme “Os Dez Mandamentos” (1923), de Cecil B. DeMille, foi desenterrada na Califórnia.

Este especialista explica que “terão usado pigmentos diferentes nos cenários de filmagens, de modo a criar sombras, luz e profundidade, para prevenir este aspecto muito sólido de uma só cor, ou preto ou branco”. “Por isso, no filme, estes são cinzentos”, conclui.

As filmagens de “Os Dez Mandamentos” incluíram 21 esfinges semelhantes à agora encontrada nas areias da Califórnia, que foram criadas pelo artista francês Paul Iribe, conhecido como “o pai do art déco“, conforme atesta o site Live Science.

No término das filmagens, DeMille terá dado ordens para que todos os adereços fossem enterrados nas dunas. Isto porque seria demasiado caro movê-los para outro lado e porque não pretenderia que outros realizadores os aproveitassem.

Em 1956, DeMille voltaria ao tema dos Dez Mandamentos, com um novo filme, já a cores e com som, e com Charlton Heston no papel principal.

A busca pelos adereços do primeiro “Os Dez Mandamentos” também originou um documentário, intitulado “The Lost City of Cecil B. DeMille”, onde Peter Brosnan conta a sua busca de mais de 30 anos pela chamada “cidade egípcia perdida” do realizador.

SV, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.