Afinal, a “descoberta do Século” terá sido encontrada por acaso há já um ano

Anunciada recentemente como “a descoberta do Século”, a nau da carreira da Índia encontrada no fundo do Tejo terá sido, afinal, achada já há cerca de um ano, por mero acaso, por dois mariscadores de Setúbal.

Esta é a garantia dada ao Diário de Notícias (DN) pelo arqueólogo Alexandre Monteiro, do Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), que foi contactado pelos dois mariscadores, Pedro Patacas e Sandro Pinto, em Outubro de 2017, para dar o seu parecer científico sobre o que encontraram.

Os dois homens de Setúbal ficaram surpreendidos quando viram na televisão as imagens da nau S. Francisco Xavier, que pertenceu à carreira da Índia e naufragou, a ser anunciada como “a descoberta do Século”, no passado dia 22 de Setembro, pela equipa do arqueólogo subaquático Jorge Freire, do Projecto de Carta Arqueológica Subaquática de Cascais (ProCasC).

A nau ainda carregada de pimenta e porcelanas terá, afinal, sido encontrada pelos dois mariscadores a 18 de Outubro de 2017, conforme alegam, sendo suportados por Alexandre Monteiro que diz “ter provas” disso.

A descoberta terá sido comunicada à Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) a 20 de Outubro de 2017, como apurou o DN junto dos envolvidos.

Os dois mariscadores entregaram vários artefactos recuperados no local à DGPC, nomeadamente uma estátua de Nossa Senhora, um almofariz em pedra e dois pratos de estanho, depois de terem estado “à guarda provisória do Instituto de Arqueologia e Paleociências”, segundo nota o DN.

Mas, agora, os mariscadores temem perder o “direito a uma recompensa pecuniária até ao limite de 50% do valor que for determinado para o achado”, por terem sido os descobridores do achado, ainda de acordo com o mesmo jornal.

“Como nunca nos disseram nada, depois da notícia da nau da Índia tememos pelos nossos direitos e resolvemos contratar um advogado”, refere Pedro Patacas ao jornal. “Foi depois de o advogado ter enviado uma carta que a DGPC nos contactou”, acrescenta.

A DGPC contactou os dois mariscadores já depois de ter sido anunciada “a descoberta do Século”, em Setembro passado, pelo que receiam perder o direito à recompensa.

Uma ou duas naus?

O oficial do Centro de Investigação da Marinha que colabora com o ProCasc, Augusto Salgado, refere ao DN que “tudo aponta para que sejam dois sítios diferentes“. Mas Alexandre Monteiro está certo de que se trata da mesma nau.

O arqueólogo fez um mergulho de reconhecimento no local e analisou as imagens do naufrágio captadas pelos mariscadores e pela equipa do ProCasC, concluindo que “são idênticas” e que “isso mostra que se trata mesmo sítio” e do “mesmo naufrágio”, como cita o DN.

“Tudo leva a crer que sejam os destroços da nau S. Francisco Xavier, naufragada naquele local a 23 de Outubro de 1625, quando entrava a barra, vinda da Índia, carregada de pimenta, porcelanas e outras mercadorias orientais”, constata Alexandre Monteiro.

Nem a DGPC, nem o arqueólogo Jorge Freire comentam directamente o caso. Mas o imbróglio vai prosseguir nos bastidores.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …