Descoberta construção em Creta. A primeira desde 1960

Estima-se que o edifício descoberto agora já tenha sido construído há 2 mil anos.

Foi descoberto um edifício em Creta, durante um projecto de escavação naquela zona da Grécia.

Uma descoberta histórica em dois sentidos: pela “idade” daquela construção e porque há décadas que não se encontrava em Creta um edifício da Grécia Antiga.

Estima-se que o edifício tenha sido construído há cerca de 2 mil anos, ainda durante o primeiro século depois do nascimento de Jesus Cristo.

Em entrevista ao portal Live Science, Katerina Tzanakaki, líder da escavação e membro do Departamento de Antiguidades e Museus Pré-históricos e Clássicos do Eforato de Antiguidades de Chania, descreveu o local.

Era um odeão: um edifício típico da Grécia Antiga dedicado à música, à poesia. Um teatro onde também podiam decorrer palestras, espectáculos literários e musicais ou peças de teatro. Uma espécie de conservatório, também.

Neste caso, não se consegue confirmar o que decorreu naquele espaço.

Desde 1960, ou seja, há 62 anos que não se descobria uma construção da Grécia Antiga naquela ilha.

Esta surgiu durante as escavações inseridas num projecto de valorização e protecção do sítio arqueológico de Lissos.

Lissos é um local mais isolado. Só através do mar se chega lá, ou através de uma trilha. Por isso, não era investigado por arqueólogos há várias décadas.

Localizada no Mar Mediterrâneo de Cirene, terá sido um ponto importante nas rotas comerciais do Mediterrâneo.

Durante esta escavação, os arqueólogos encontraram várias estruturas preservadas, como um templo exclusivo para Asclépio, um antigo deus grego da medicina.

Na primeira fase da escavação, a equipa ainda conseguiu encontrar 14 filas de bancos; e todos bem preservados.

Um terremoto danificou o odeão, 300 anos depois da sua construção. Foi atingido por rochas enormes. O mesmo terremoto destruiu a maioria dos locais antigos do oeste de Creta.

A próxima etapa desta equipa é concluir a escavação, para perceber se o monumento está envolvido por alvenaria exterior, elemento necessário para a preparação do estudo do seu restauro e elevação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.