Descoberta a caverna subaquática mais profunda do mundo

Saspotato / Flickr

-

Uma equipa de investigadores diz ter descoberto a maior caverna subaquática do mundo. Fica na República Checa e já é conhecida como o “Abismo de Hranice”.

A caverna subaquática tem mais de 400 metros de profundidade e está localizada na cidade de Hranice, na República Checa, escreve o jornal The Guardian.

A descoberta, relata o Phys.org, aconteceu pelas mãos de uma equipa de investigadores, liderada pelo polaco Krzysztof Starnawski, e é agora considerada a maior do mundo.

A caverna, que também já é conhecida como o “Abismo de Hranice”, supera em 12 metros a do Pozzo del Merro, em Itália, que até agora detinha esse título.

Starnawski aventurou-se e desceu até aos 200 metros de profundidade. A partir daí, enviou um robô controlado à distância que alcançou outros 204 metros (o máximo que o cabo permitiu).

O explorador polaco, que diz ter-se sentido um verdadeiro “Cristóvão Colombo do século XXI”, acredita que a caverna pode ser ainda mais profunda.

Numa conversa ao telefone com o Guardian, Starnawski diz que este foi um processo bastante difícil mas que “é o preço a pagar para uma descoberta deste valor”.

Entre as maiores dificuldades estavam a pressão dentro da caverna, a temperatura da água (15ºC) e a sua composição mineral, que afeta não só a pele como os equipamentos utilizados.

No ano passado, o polaco já tinha entrado na gruta, onde chegou aos 265 metros de profundidade. Para isso, teve de passar seis horas numa câmara de descompressão para evitar as consequências da pressão.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Comissão Europeia "otimista" na rápida retoma económica em Portugal

A Comissão Europeia diz estar "razoavelmente otimista" sobre uma "rápida recuperação" económica de Portugal após a crise gerada pela covid-19 e considera que a forma como o país "controlou" a pandemia beneficiará a retoma do …

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …