Descoberta bactéria que come metano e pode combater aquecimento global

-

Um novo tipo de bactéria recém-descoberto pode salvar a humanidade das catastróficas consequências do aquecimento global e evitar que todo o gelo do Ártico derreta.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Princeton descobriu que o solo do Ártico contém microrganismos que consomem metano, o que poderia retardar o aquecimento global — e salvar a humanidade da catástrofe que a fusão das calotes polares poderia trazer.

À medida que as calotes de gelo do Ártico continuam todos os anos a recuar para níveis sem precedentes, enormes cargas de dióxido de carbono e metano são liberadas para a atmosfera, elevando as temperaturas globais a níveis cada vez mais altos.

Mas uma bactéria do solo agora descoberta, quando se encontra num ambiente com temperatura mais elevada, começa a absorver metano, transformando-o em álcool metílico.

princeton.edu

Chui Yim “Maggie” Lau, geomicrobiologista da Universidade de Princeton, EUA

Chui Yim “Maggie” Lau, geomicrobiologista da Universidade de Princeton, EUA

De acordo com o estudo, publicado no The ISME Journal, os investigadores observaram que a capacidade desta bactéria de neutralizar o metano na atmosfera aumenta à medida que as temperaturas globais sobem.

Segundo o Princeton Journal Watch, os investigadores observaram, durante um período de três anos, que um local com pouco carbono nas ilhas Axel Heiberg, na região ártica do Canadá, consumia consistentemente mais metano à medida que a temperatura do solo aumentava de 0 para 18 graus Celsius.

Se as temperaturas globais subirem cerca de 15 graus nos próximos 100 anos, esta bactéria poderá assim ser capaz de consumir 30 vezes mais metano do que absorve actualmente, estimam os cientistas.

Isso poderá impedir o planeta de continuar a aquecer, apesar da enorme quantidade de metano que é emitida actualmente pelo gelo do Ártico.

“Não podemos dizer com clareza se as bactérias dos solos do Ártico vão compensar o metano que existe na atmosfera ou não, mas certamente que vão ajudar”, diz Chui Yim Lau, uma das autoras do estudo, citada pela Sputnik.

Os investigadores estão muito optimistas quanto às perspectivas de virem a poder usar as bactérias do Ártico para combater o aquecimento global.

Se estas bactérias estiverem presentes em todos os solos árticos, vão certamente ter  no futuro um papel importante na regulação dos níveis de metano na atmosfera em todo o mundo, garantem.

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Em qualquer flora intestinal deve haver disso não? seria preciso ir ao artico?
    Aquecimento global mais uma treta para nos lixarem impostos dizendo eles em prol do ambiente mas andam em grandes maquinas e de avião para a frente e para trás em reuniões aliás uma das formulas não é acabar com a poluição mas quem polui paga interessa mesmo é o cascalho no bolso.
    Há 10 milhões de anos o mar estava 140 metros acima da cota actual e não havia industria só se estiveram cá os ET’s

RESPONDER

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Marega e Pepe vão ser alvos de processos disciplinares

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …

Derrocada em Borba. MP acusa oito arguidos de homicídio e violação de regras de segurança

A acusação contra oito arguidos envolvidos na derrocada da pedreira de Borba, em novembro de 2018, já foi deduzida pelo Ministério Público (MP). A informação foi divulgada, esta quarta-feira, pelo Departamento de Investigação e Ação …

Salários mais baixos da Função Pública sobem 10 euros. Férias não aumentam

Esta quarta-feira, o Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de sete. Em relação aos dias de férias, não há abertura. O Jornal de …