Descoberta a mais potente explosão desde o Big Bang

CXC / U.Waterloo / A.Vantyghem / STScI / NRAO / VLA / NASA

Imagens de raios-X e ondas rádio obtidas pelo Chandra combinadas com imagens ópticas obtidas pelo Hubble mostram a maior explosão desde o Big Bang

Novas imagens obtidas por astrónomos da agência espacial norte-americana NASA revelaram a ocorrência da explosão de um núcleo de galáxias – e esta terá sido a mais potente explosão desde a que, dizem os cientistas, deu origem ao Universo.

A explosão foi detectada pelo Chandra, o Observatório de Raios X da NASA, em conjunto com dados recolhidos pelo telescópio espacial Hubble.

Segundo os astrónomos da NASA, a explosão do cluster de galáxias, baptizado como MS 0735,6 + 7421, já consumiu o equivalente a 600 milhões de vezes a massa do nosso Sol.

A explosão ainda está activa, estando já a ocorrer há 10 milhões de anos, e encontra-se agora a uma distância de 2.6 mil milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Camelopardalis – ou Girafa, como também é conhecida.

Segundo a Discovery, o raio da explosão é neste momento de 6 vezes o tamanho da nossa galáxia, a Via Láctea.

A explosão foi provocada pelo maior buraco negro conhecido no Universo, um monstro gravitacional com uma massa 10 mil milhões de vezes maior que a do Sol.

Para obter a imagem da explosão, os astrónomos combinaram as imagens de raios-X e ondas rádio obtidas pelo Chandra com imagens ópticas obtidas pelo Hubble.

As zonas a azul indicam as massas de gás quente que constituem a maior parte deste núcleo de galáxias.

As vastas cavidades em tons rosa à esquerda e à direita, cada uma com 600 mil anos-luz de diâmetro, são gigantescas massas de matéria altamente energética, expelidas a alta velocidade do coração do grupo de galáxias, no centro da imagem.

Os astrofísicos pensam que a maior parte das galáxias – se não todas – contém no seu núcleo um buraco negro super-massivo.

O que ainda não conseguiram determinar é o que é que se forma primeiro – se o buraco negro, ou a galáxia à sua volta.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …