Vem aí uma descida histórica nos preços dos combustíveis

Marcelo Camargo / ABr

Se conseguir, o melhor é esperar por segunda-feira para abastecer o carro. Os preços dos combustíveis vão registar uma descida histórica na próxima semana com uma ajuda da guerra comercial entre a China e os EUA.

Se tudo se mantiver como está nos mercados financeiros, a gasolina e o gasóleo vão registar descidas relevantes na próxima semana. O Jornal de Negócios prevê “uma quebra de 4 cêntimos por litro” no gasóleo e de “7 cêntimos por litro” na gasolina.

O Eco cita uma fonte do sector para notar que a gasolina simples de 95 octanas “poderá registar uma das maiores descidas de sempre”.

O preço de venda da gasolina nos postos de abastecimento deverá baixar para valores da ordem dos 1,50 euros por litro, enquanto o gasóleo deverá rondar os 1,324 euros por litro.

Esta queda nos preços está directamente relacionada com a descida acentuada nas cotações do petróleo nos mercados internacionais.

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em Agosto terminou, nesta quinta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 2,21%, para os 60,56 dólares.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures 1,37 dólares abaixo dos 61,93 com que fechou as transacções na segunda-feira.

O preço do Brent tornou a descer depois de se saber que as reservas de petróleo norte-americanas aumentaram na semana passada 6,77 milhões de barris, quando os analistas esperavam, pelo contrário, uma descida superior a 800 mil barris.

A guerra comercial entre os EUA e a China também tem peso neste cenário dado o persistente receio de que esta disputa afecte a procura, o que puxa o preço do petróleo para baixo.

Outro factor que contribui para a descida de preços é a subida do euro face ao dólar perante a possibilidade de descida das taxas de juro nos EUA.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso vem uma quebra histórica já neste fim de semana, vai ser de menos 0.37Euros/litro e não 0.07Euros litro.
    Ops enganei-me eu moro perto de Espanha e abasteço do lado de lá a 1.25 porque não gosto de ser encavado por imposto ridiculos ….

  2. A única coisa histórica que existe relativamente ao preço os combustíveis é que não há qualquer razão natural para eles custarem mais de UM EURO à saída da “boca” da agulheta da bomba ! !
    Apenas espoliarem as pessoas do benefício do seu trabalho . . .

  3. os combustiveis nunca estiveram tão baratos como nos ultimos 3 anos. Mas o preço de venda está mais alto do que durante a crise energetica em que se vendia barril de crude a mais de 100 dolars.
    é impostos em cima de impostos e depois temos estes governantes a dizer que não é verdade.
    é um pais faz de conta pois chegamos às eleiços europeias e 70% não vota mas tambem ninguem propoe estabelecer uma percentagem minima de votos e mesmo os poucos que votam dão preferencia aos que lá estão a contar historias.
    é revoltante.

  4. Qual descida histórica?
    E as subidas constantes não contam?
    Até parece brincadeira, quando o Brent ultrapassou os 120 dólares/barril os combustíveis não estiveram tão caros como hoje, onde está a descida?
    Só se for descida para cima…
    E porque motivo o gasóleo sobe sempre mais e desce sempre menos em relação à gasolina?
    Já sei, é mais poluente… As petas que nos pregam para sacarem dinheiro.

  5. Que descida histórica. Não devia ter descido já muito mais! Em Espanha não há tanta história e os preços são mais baixos. E para mim é aqui ao lado…

  6. Óptimo !!!!!!!!!!!!!…….. Agora é só esperar por umas tremendas subidas em brève . Vem ai os Meses Turísticos fatídicos . O exemplo do aumento significativo dos preços na alimentação, vendida nos Super-Mercados e restaurantes em período estival, é só mais um exemplo !

  7. Lol
    “DESCIDA HISTÓRICA”
    7 e 4 cêntimos…
    Isto só prova o quão manipulados são os preços dos combustíveis em Portugal.

  8. Vamos ver se a montanha pariu um rato. O Governo vai emitir a ordem de cativação de 3 cent ou mais da descida aumentando assim os impostos nos combustiveis arrecadando mais dinheiro. Este governos necessita de dinheiro para comprar votos. A continuar assim a bancarota esta proxima nunca tivemos tanto endividados 253mil milhoes, o PS nao passa de um bando de corruptos (nao querendo generalizar) a provar isso basta abrir os jornais e la estao autarcas, exministros, presentes ministos, entre outros com acusaçóes de centenas de milhoes desviados de colocação de familiares. Este pais nao merece, mas os portugueses são os culpados.

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …