Vem aí uma descida histórica nos preços dos combustíveis

Marcelo Camargo / ABr

Se conseguir, o melhor é esperar por segunda-feira para abastecer o carro. Os preços dos combustíveis vão registar uma descida histórica na próxima semana com uma ajuda da guerra comercial entre a China e os EUA.

Se tudo se mantiver como está nos mercados financeiros, a gasolina e o gasóleo vão registar descidas relevantes na próxima semana. O Jornal de Negócios prevê “uma quebra de 4 cêntimos por litro” no gasóleo e de “7 cêntimos por litro” na gasolina.

O Eco cita uma fonte do sector para notar que a gasolina simples de 95 octanas “poderá registar uma das maiores descidas de sempre”.

O preço de venda da gasolina nos postos de abastecimento deverá baixar para valores da ordem dos 1,50 euros por litro, enquanto o gasóleo deverá rondar os 1,324 euros por litro.

Esta queda nos preços está directamente relacionada com a descida acentuada nas cotações do petróleo nos mercados internacionais.

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em Agosto terminou, nesta quinta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 2,21%, para os 60,56 dólares.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures 1,37 dólares abaixo dos 61,93 com que fechou as transacções na segunda-feira.

O preço do Brent tornou a descer depois de se saber que as reservas de petróleo norte-americanas aumentaram na semana passada 6,77 milhões de barris, quando os analistas esperavam, pelo contrário, uma descida superior a 800 mil barris.

A guerra comercial entre os EUA e a China também tem peso neste cenário dado o persistente receio de que esta disputa afecte a procura, o que puxa o preço do petróleo para baixo.

Outro factor que contribui para a descida de preços é a subida do euro face ao dólar perante a possibilidade de descida das taxas de juro nos EUA.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso vem uma quebra histórica já neste fim de semana, vai ser de menos 0.37Euros/litro e não 0.07Euros litro.
    Ops enganei-me eu moro perto de Espanha e abasteço do lado de lá a 1.25 porque não gosto de ser encavado por imposto ridiculos ….

  2. A única coisa histórica que existe relativamente ao preço os combustíveis é que não há qualquer razão natural para eles custarem mais de UM EURO à saída da “boca” da agulheta da bomba ! !
    Apenas espoliarem as pessoas do benefício do seu trabalho . . .

  3. os combustiveis nunca estiveram tão baratos como nos ultimos 3 anos. Mas o preço de venda está mais alto do que durante a crise energetica em que se vendia barril de crude a mais de 100 dolars.
    é impostos em cima de impostos e depois temos estes governantes a dizer que não é verdade.
    é um pais faz de conta pois chegamos às eleiços europeias e 70% não vota mas tambem ninguem propoe estabelecer uma percentagem minima de votos e mesmo os poucos que votam dão preferencia aos que lá estão a contar historias.
    é revoltante.

  4. Qual descida histórica?
    E as subidas constantes não contam?
    Até parece brincadeira, quando o Brent ultrapassou os 120 dólares/barril os combustíveis não estiveram tão caros como hoje, onde está a descida?
    Só se for descida para cima…
    E porque motivo o gasóleo sobe sempre mais e desce sempre menos em relação à gasolina?
    Já sei, é mais poluente… As petas que nos pregam para sacarem dinheiro.

  5. Que descida histórica. Não devia ter descido já muito mais! Em Espanha não há tanta história e os preços são mais baixos. E para mim é aqui ao lado…

  6. Óptimo !!!!!!!!!!!!!…….. Agora é só esperar por umas tremendas subidas em brève . Vem ai os Meses Turísticos fatídicos . O exemplo do aumento significativo dos preços na alimentação, vendida nos Super-Mercados e restaurantes em período estival, é só mais um exemplo !

  7. Lol
    “DESCIDA HISTÓRICA”
    7 e 4 cêntimos…
    Isto só prova o quão manipulados são os preços dos combustíveis em Portugal.

  8. Vamos ver se a montanha pariu um rato. O Governo vai emitir a ordem de cativação de 3 cent ou mais da descida aumentando assim os impostos nos combustiveis arrecadando mais dinheiro. Este governos necessita de dinheiro para comprar votos. A continuar assim a bancarota esta proxima nunca tivemos tanto endividados 253mil milhoes, o PS nao passa de um bando de corruptos (nao querendo generalizar) a provar isso basta abrir os jornais e la estao autarcas, exministros, presentes ministos, entre outros com acusaçóes de centenas de milhoes desviados de colocação de familiares. Este pais nao merece, mas os portugueses são os culpados.

RESPONDER

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …