Vem aí uma descida histórica nos preços dos combustíveis

Marcelo Camargo / ABr

Se conseguir, o melhor é esperar por segunda-feira para abastecer o carro. Os preços dos combustíveis vão registar uma descida histórica na próxima semana com uma ajuda da guerra comercial entre a China e os EUA.

Se tudo se mantiver como está nos mercados financeiros, a gasolina e o gasóleo vão registar descidas relevantes na próxima semana. O Jornal de Negócios prevê “uma quebra de 4 cêntimos por litro” no gasóleo e de “7 cêntimos por litro” na gasolina.

O Eco cita uma fonte do sector para notar que a gasolina simples de 95 octanas “poderá registar uma das maiores descidas de sempre”.

O preço de venda da gasolina nos postos de abastecimento deverá baixar para valores da ordem dos 1,50 euros por litro, enquanto o gasóleo deverá rondar os 1,324 euros por litro.

Esta queda nos preços está directamente relacionada com a descida acentuada nas cotações do petróleo nos mercados internacionais.

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em Agosto terminou, nesta quinta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 2,21%, para os 60,56 dólares.

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures 1,37 dólares abaixo dos 61,93 com que fechou as transacções na segunda-feira.

O preço do Brent tornou a descer depois de se saber que as reservas de petróleo norte-americanas aumentaram na semana passada 6,77 milhões de barris, quando os analistas esperavam, pelo contrário, uma descida superior a 800 mil barris.

A guerra comercial entre os EUA e a China também tem peso neste cenário dado o persistente receio de que esta disputa afecte a procura, o que puxa o preço do petróleo para baixo.

Outro factor que contribui para a descida de preços é a subida do euro face ao dólar perante a possibilidade de descida das taxas de juro nos EUA.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Por acaso vem uma quebra histórica já neste fim de semana, vai ser de menos 0.37Euros/litro e não 0.07Euros litro.
    Ops enganei-me eu moro perto de Espanha e abasteço do lado de lá a 1.25 porque não gosto de ser encavado por imposto ridiculos ….

  2. A única coisa histórica que existe relativamente ao preço os combustíveis é que não há qualquer razão natural para eles custarem mais de UM EURO à saída da “boca” da agulheta da bomba ! !
    Apenas espoliarem as pessoas do benefício do seu trabalho . . .

  3. os combustiveis nunca estiveram tão baratos como nos ultimos 3 anos. Mas o preço de venda está mais alto do que durante a crise energetica em que se vendia barril de crude a mais de 100 dolars.
    é impostos em cima de impostos e depois temos estes governantes a dizer que não é verdade.
    é um pais faz de conta pois chegamos às eleiços europeias e 70% não vota mas tambem ninguem propoe estabelecer uma percentagem minima de votos e mesmo os poucos que votam dão preferencia aos que lá estão a contar historias.
    é revoltante.

  4. Qual descida histórica?
    E as subidas constantes não contam?
    Até parece brincadeira, quando o Brent ultrapassou os 120 dólares/barril os combustíveis não estiveram tão caros como hoje, onde está a descida?
    Só se for descida para cima…
    E porque motivo o gasóleo sobe sempre mais e desce sempre menos em relação à gasolina?
    Já sei, é mais poluente… As petas que nos pregam para sacarem dinheiro.

  5. Que descida histórica. Não devia ter descido já muito mais! Em Espanha não há tanta história e os preços são mais baixos. E para mim é aqui ao lado…

  6. Óptimo !!!!!!!!!!!!!…….. Agora é só esperar por umas tremendas subidas em brève . Vem ai os Meses Turísticos fatídicos . O exemplo do aumento significativo dos preços na alimentação, vendida nos Super-Mercados e restaurantes em período estival, é só mais um exemplo !

  7. Lol
    “DESCIDA HISTÓRICA”
    7 e 4 cêntimos…
    Isto só prova o quão manipulados são os preços dos combustíveis em Portugal.

  8. Vamos ver se a montanha pariu um rato. O Governo vai emitir a ordem de cativação de 3 cent ou mais da descida aumentando assim os impostos nos combustiveis arrecadando mais dinheiro. Este governos necessita de dinheiro para comprar votos. A continuar assim a bancarota esta proxima nunca tivemos tanto endividados 253mil milhoes, o PS nao passa de um bando de corruptos (nao querendo generalizar) a provar isso basta abrir os jornais e la estao autarcas, exministros, presentes ministos, entre outros com acusaçóes de centenas de milhoes desviados de colocação de familiares. Este pais nao merece, mas os portugueses são os culpados.

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …