Descendentes de dono de escravos pedem perdão. O pedido foi rejeitado

10

Lincoln Financial Foundation Collection / Wikimedia

“História da Escravatura”, William Blake (1860)

Os descendentes britânicos de um antigo dono de escravos pediram esta sexta-feira perdão, em Georgetown, na Guiana, pelos atos do seu antepassado, mas receberam em resposta a rejeição de um grupo de ativistas.

Esta sexta-feira, os descendentes britânicos de John Gladstone, um antigo proprietário de escravos na Guiana, apresentaram um pedido de público de desculpas pelos atos do seu antepassado.

O evento teve lugar na inauguração do Centro Internacional de Estudos sobre Migração e Diáspora da Universidade da Guiana, em Georgetown, capital da Guiana.

Charles Gladstone, tetraneto do proprietário de africanos escravizados na antiga colónia britânica de Demerara e neto do antigo primeiro-ministro William Gladstone, assumiu a responsabilidade pelos “claros e múltiplos atos de injustiça” cometidos pelos seus antepassados.

Além de ser proprietário de escravos africanos, John Gladstone terá também usado os seus dois navios cargueiros, após a abolição da escravatura, em 1834,  para transportar milhares de asiáticos para diversos pontos do planeta, onde foram submetidos a trabalho forçado.

“Com profunda vergonha e pesar, reconhecemos a participação dos nossos antepassados neste crime e pedimos desculpas sinceras“, afirmou Charles Gladstone.

A família instou também o Reino Unido a iniciar um diálogo com a Comunidade das Caraíbas, CARICOM, para estabelecer “compensações pelo passado esclavagista do país e trabalhar para um futuro mais justo”.

Os Gladstone prometeram apoiar a universidade local com a criação de um fundo para financiar projetos na Guiana.

“Instamos outros descendentes dos que tiraram benefícios da escravatura a abrir um diálogo sobre os crimes cometidos pelos seus antepassados — e o que poderiam fazer para construir um futuro melhor”, acrescentou Charles Gladstone.

No entanto, um grupo de ativistas descendentes de escravos africanos rejeitou o pedido de desculpas, manifestando-se com cartazes e gritando frases como “Não é aceite!” e “Os Gladstone são assassinos”.

Em declarações à agência AFP, Nicole Cole, uma das ativistas presentes, declarou que “nenhum pedido de desculpas pode ser suficiente, mas é um passo para o reconhecimento de que foi cometido um crime”.

O receio de ter que pagar eventuais compensações tem impedido Portugal e outros Estados com um passado colonial de pedirem desculpas pela escravatura, defende o professor de História Mundial Manuel Barcia.

Segundo Eric Phillips, membro da comissão de reparações da CARICOM, um estudo da organização estima que o Reino Unido tenha uma dívida de mais de 1,1 biliões de euros em compensações às famílias dos descendentes de escravos da Guiana.

ZAP //

10 Comments

  1. O mundo enlouqueceu? Por alma de quem é que pessoas hoje vivas que não cometeram qualquer crime devem pedir desculpa e, pior, indemnizar!, pessoas hoje vivas que não sofreram qualquer dano?

  2. Não devia pedir desculpas para eventos do passado de outras gerações. O que se deve é pedir desculpas pela escravidão que se practica agora e em Africa como no resto do mundo. Os ‘activistas’ não passam de uma banda de oportunistas a procura de dinheiro fácil, ao intimidar pessoas inocentes. É um tipo de sequestro.
    Gostava bem saber os rostos destes ‘activistas’

  3. Os Gregos e Romanos também devem pagar indemnizações aos povos que escravizaram e colonizaram.
    A Santa Igreja Católica Apostólica Romana deve pagar indemnizações às vítimas das cruzadas e da inquisição.
    Os Árabes devem pagar aos Cristãos pela ocupação da Peninsula Ibérica.
    Os Cristãos devem pagar aos Árabes pela expulsão da Peninsula Ibérica.
    Os Europeus devem pagar aos Nativos Americanos pelo roubo e extermínio.
    E claro que os comerciantes e donos de escravos africanos devem pagar aos escravos.
    A justiça dos homens é muito limitada, mas Lá Em Cima todas as contas se acertam.
    Pedir desculpas a sério seria doar todas as terras herdadas aos descendentes dos escravos que lá trabalharam.

  4. Será que alguem parou para pensar uns segundos que fossem?!?! É que nessa altura, em que essas atrocidades aconteceram, sim a escravatura é de uma barbaridade impensavel, mas já pararam para pensar que….NESSA ALTURA ERA LEGAL!!!! Considerar um crime hoje o que foi feito seculos antes numa altura em que isso era legal?!

    A violencia domestica hoje é crime, vão agora prender todos os homens por no fundo no passado era prática comum e a mulher calava e aceitava porque não tinha outra solução?

    Entrar em países de forma ilegal é crime, mas esperem lá, não somos todos uma mistura de varias etnias porque oa nossos antepassados cruzaram o mundo de lês a lês? Duvido que estes tenham entrado legalmente nessas ditas terras.

    Hoje maltratar animais é crime, vamos prender todos aqueles que descendem de pessoas que maltrataram animais no passado?!

    Tenham santa paciencia e preocupem-se com o HOJE, ontem é passado, e amanha só teremos um futuro melhor se o presente não tiver idiotas a pensar no passado desta forma edionda.

  5. Uns pedem culpa sem fazer nada.
    Os outros recusam as desculpas sem nunca as terem merecido.

    Também deviamos pedir desculpa, como Ocidentais, por os nossos antepassados serem os primeiros povos a abulirem efetivamente a escravatura, a criarem coisas como Direitos Humanos, a ponderar-mos a liberdade política e religiosa. Assim os que nunca foram escravos podem aceitar o pedido de desculpa sobre uma benfeitoria que as nossas gerações nunca cometeram!

  6. Lamentavelmente já não podemos remediar o passado!Foi sim,atroz,repudiante,e desumano,mas as gerações posteriores não têm culpa e tão pouco têm porque se martirizar ou de alguma forma indemnizar os descendentes. Se assim fosse ,existem milhares de familias descendentes do Holocausto que sucumbiram às mãos de um tirano. Deixar o passado lá atrás porque infelizmente já é tarde para que se faça justiça!

  7. Concordo com tudo o q dizem a respeito deste assunto.
    Chega de hipocrisia, s alguém tem d indemnizar, será por atuais atrocidades, não pelo q aconteceu á 100 anos atrás, onde não há ninguém vivo q as praticou e ninguém vivo q as sofreu. E com q direito esses srs recusam seja o q for, s o Sr q o pediu tb não tem o direito de o fazer. Só quem faz ou prática algum ato tem o direito de pedir perdão e só a pessoa q o sofreu tem o direito de lho conceder, portanto deixemos de coisas e de coisinhas. Nenhum país, pessoa ou família tem o dever de pedir, pagar ou indemnizar seja o q for por atos ou coisas acontecidas na história, tem sim a obrigação de aprender com elas.
    Apagar a história, alterar versões de livros porque podem ferir susceptibilidades, pedir desculpa pela escravatura, o mundo é o q é hoje devido a tudo isso q aconteceu no passado. O Brasil é o q é hoje pq Portugal contribuiu para isso, os EUA são o q são pq a Inglaterra contribuiu para isso e outros mais países como o México e a pela Espanha mas d uma forma diferente e etc.
    Oportunistas é o q são, essas pessoas q querem agora fazer disso notícia e algo importante, não tem d s orgulhar do q os antepassados fizeram, mas tb não tem d doar tudo o q tem por isso, podem simplesmente serem altruístas e ajudarem a sociedade no máximo q poderem, não destruindo heranças nem fortunas, mas sim sendo inteligentes e fazendo-as render e usar esses lucros em prol de uma sociedade de descendência de esses mesmos q sofreram, s assim o fizerem, estará pago e mais do q pago. Mas isso depende da consciência de cada um não q sejam obrigados, pq o q lá vai, lá vai

  8. Agora está na moda pedir desculpa pelos males cometidos há séculos. Esta gente não percebe que os assuntos devem ser vistos à luz da História. O Papa também andou a pedir desculpa por crimes que foram praticados há mais de 500 anos. Se tivessem cabeça para pensar, deveriam reconhecer que isso implica um pedido de desculpas daqui a 500 anos pelos crimes que estão a ser praticados agora. Não houve povo nenhum que não tivesse praticado a escravatura. E naquele tempo era legal vista aos olhos deles. Portugal está sempre a ser apontado por ser comerciante de escravos. Mas eu pergunto: Se os portugueses os compravam era porque eles estavam à venda. E quem os “caçava” nas florestas para os pôr à venda??

  9. Agora está na moda pedir desculpa pelos males cometidos há séculos. Esta gente não percebe que os assuntos devem ser vistos à luz da História. O Papa também andou a pedir desculpa por crimes que foram praticados há mais de 500 anos. Se tivessem cabeça para pensar, deveriam reconhecer que isso implica um pedido de desculpas daqui a 500 anos pelos crimes que estão a ser praticados agora. Não houve povo nenhum que não tivesse praticado a escravatura. E naquele tempo era legal vista aos olhos deles. Portugal está sempre a ser apontado por ser comerciante de escravos. Mas eu pergunto: Se os portugueses os compravam era porque eles estavam à venda. E quem os “caçava” nas florestas para os pôr à venda?? Eu não disse nada. Escrevi. No entanto ao publicar recebo a resposta que já disse isso. Onde está a publicação. Tenho comentado pouco e cada vez será menos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.