Vídeo viral no Facebook ajuda a encontrar homem desaparecido há quase meio século

(h) AFP

Um homem de 70 anos, natural do Bangladesh, procurado pela família há quase meio século, foi encontrado graças a um vídeo viral numa rede social em que pede ajuda para um tratamento médico.

Habibur Rahman tinha 30 anos e era empresário, pai de quatro filhos, na cidade de Sylhet (nordeste), quando desapareceu em 1972, após uma viagem de negócios à cidade portuária de Chittagong, explicou esta segunda-feira a sua família.

Os seus familiares próximos, a maioria a viver no estrangeiro, procuraram por Rahman durante anos, mas sem sucesso. Até que a mulher de um dos seus netos, que vive nos Estados Unidos, viu Rahman num vídeo publicado este mês no Facebook.

“Alertou-nos e corremos para o hospital e descobrimos que o meu avô está vivo”, contou à agência de notícias France-Presse (AFP), Kefayat Hussain, um dos 13 netos do homem desaparecido, que vive atualmente em Sylhet.

O jovem de 20 anos disse que Habibur Rahman confirmou os nomes da sua mulher, que morreu em 2000, e de outros membros da família. Segundo um funcionário que cuida de Rahman há cinco anos, o homem tornou-se um asceta que vivia nos santuário sufista no distrito de Moulvibazar, ao sul de Sylhet.

Habibur Rahman foi internado no hospital Sylhet no início deste mês depois de partir o braço. Incapaz de financiar a sua operação, pediu a outro paciente para gravar um vídeo e publicá-lo no Facebook para tentar angariar fundos. O vídeo foi partilhado e republicado por outros utilizadores da Internet tendo sido visualizado pelo menos um milhão de vezes.

“Não nos reconheceu inicialmente, mas quando viu os primos mais velhos soube imediatamente que éramos nós. Chorava como um bebé”, afirmou Kefayat Hussain à AFP. A família de Habibur Rahman indicou que ignora as razões do seu desaparecimento e que apenas estão entusiasmados por o terem descoberto ainda vivo.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Grande irresponsabilidade a deste senhor,deixou a mulher sozinha a criar 4 filhos ,deixou toda a sua família sem noticias e agora chora e certamente aceitará a ajuda deles para pagarem a sua cirurgia,caso o façam…há mts idosos por aí que querem ser ajudados ou queixam-se de solidão mas andaram toda a vida sem querer saber de ninguém. Depois nós temos pena,eles estão no fim das suas vidas mas tb nao conseguimos simplesmente esquecer que eles quando eram mais novos nunca tiveram pena de nós.

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …