Desapareceram brinquedos doados ao hospital de Évora. Utentes levaram-nos para casa

Foi graças a uma campanha nas redes sociais que uma enfermeira conseguiu equipar a pediatria do Hospital de Évora com brinquedos, para humanizar o espaço. Mas em poucos dias, estes brinquedos foram desaparecendo porque alguns utentes os levaram para casa.

A denúncia é feita pela própria enfermeira na página de Facebook do seu blogue, “A mãe imperfeita”, onde fala da “acção solidária” que levou a cabo para angariar o dinheiro para comprar os brinquedos para a sala de espera do serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Évora que tinha sido requalificado, mas que não tinha verba para humanizar o espaço que acolhe os mais pequenos.

“A verba angariada foi bastante simpática e, em meados de Novembro, fomos (eu e a pediatra responsável do serviço) ao IKEA e comprámos montes de brinquedos (até uma daquelas cozinhas que nos dão vontade de brincar também)”, conta, lamentando que “se forem à Urgência Pediátrica agora, não vão ver nada destas coisas na sala de espera”.

Em meia-dúzia de dias desapareceram (que é para não dizer mesmo que foram roubadas)”, sublinha a enfermeira Carmen Garcia na sua publicação, salientando que “até um daqueles banquinhos coloridos para as crianças se sentarem” sumiu. Uma auxiliar do hospital terá visto “uma pessoa levar um dos bancos debaixo do braço”, refere a enfermeira citada pelo Diário de Notícias (DN).

“Parece que em Portugal isto só funciona se for tudo pregado ao chão e fechado com cadeados”, lamenta Carmen Garcia.

Os brinquedos que restaram foram “colocados numa sala com maior vigilância (a sala de espera das crianças com problemas respiratórios)” e no Serviço de Observação.

Entretanto, fonte do Hospital de Évora revela ao DN que vai apresentar queixa na polícia, sublinhando que “a requalificação do espaço foi resultado de um grande esforço pela parte de todos” e notando a “lamentável falta de responsabilidade cívica”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. as pessoas aprenderam com os politicos
    o dinheiro e bens doados às vitimas dos incendios, tambem desapareceram, logo os utentes copiam os exemplos dados pelos politicos

  2. claro, agora a culpa é dos politicos…
    Como os politicos fazem nós tb podemos fazer que está tudo bem não é?
    parvoíce, tanto os politicos como nós temos de cumprir as leis quem não cumpre tem de ser punido.

RESPONDER

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …