/

“Derrotámos o surto atual”. Médico chinês Zhong Nanshan distinguido por Xi Jinping

2

Durante uma cerimónia que tinha como objetivo celebrar a vitória da erradicação da covid-19, na China, o principal médico especialista em doenças respiratórias do país garantiu que Pequim “derrotou o surto atual” do novo coronavírus.

“Derrotámos o surto atual”, proclamou o médico Zhong Nanshan, distinguido durante a cerimónia com a “Medalha da República” pelo Presidente chinês Xi Jinping. Ainda assim, o investigador avisa que o país não pode baixar a guarda e deve continuar alerta.

Zhang ficou conhecido em 2003 pela sua contribuição na luta contra a SARS – síndrome respiratória aguda grave – um outro tipo de coronavírus que atingiu a China na época. O especialista defendeu a cooperação médica internacional, e enfatizou a necessidade de uma maior contribuição da China para a saúde global.

Durante a cerimónia, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, três outros especialistas, além de Zhong, receberam a medalha e o título de “Heróis do Povo”. Dezenas de funcionários da área da saúde também receberam títulos honorários do Partido Comunista Chinês.

Mais da metade da cerimónia consistiu num longo discurso de Xi Jinping, que se pronunciou sobre a luta do país contra a covid-19. “A covid-19 apanhou-nos a todos de surpresa”, disse o presidente chinês, que revisou as medidas tomadas pelo seu país desde o início da pandemia, a fim de conter a propagação.

Xi lembrou que a China é “a primeira grande economia a retornar ao crescimento económico”, e mencionou a contribuição do país asiático na partilha de equipamento de proteção e conhecimento científico com o resto do mundo, onde continua a haver suspeitas sobre a gestão inicial do surto por parte das autoridades chinesas.

O líder chinês defendeu que a China comunicou o mais rápido possível o surto à Organização Mundial da Saúde, e defendeu que ainda há um longo trabalho a ser feito pois “uma vitória completa exige um esforço contínuo”. Ainda durante a cerimónia realizou-se um minuto de silêncio em homenagem às vítimas mortais.

A cerimónia ocorreu no mesmo dia em que a Comissão Nacional de Saúde da China garantiu que os 175 casos de infeção ativa com o novo coronavírus no país, são viajantes oriundos do exterior e são conhecidos como casos “importados”.

Desde o início da pandemia, a China registou 85144 infetados e 4634 mortos.

ZAP // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.