“Derrotámos o surto atual”. Médico chinês Zhong Nanshan distinguido por Xi Jinping

Durante uma cerimónia que tinha como objetivo celebrar a vitória da erradicação da covid-19, na China, o principal médico especialista em doenças respiratórias do país garantiu que Pequim “derrotou o surto atual” do novo coronavírus.

“Derrotámos o surto atual”, proclamou o médico Zhong Nanshan, distinguido durante a cerimónia com a “Medalha da República” pelo Presidente chinês Xi Jinping. Ainda assim, o investigador avisa que o país não pode baixar a guarda e deve continuar alerta.

Zhang ficou conhecido em 2003 pela sua contribuição na luta contra a SARS – síndrome respiratória aguda grave – um outro tipo de coronavírus que atingiu a China na época. O especialista defendeu a cooperação médica internacional, e enfatizou a necessidade de uma maior contribuição da China para a saúde global.

Durante a cerimónia, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, três outros especialistas, além de Zhong, receberam a medalha e o título de “Heróis do Povo”. Dezenas de funcionários da área da saúde também receberam títulos honorários do Partido Comunista Chinês.

Mais da metade da cerimónia consistiu num longo discurso de Xi Jinping, que se pronunciou sobre a luta do país contra a covid-19. “A covid-19 apanhou-nos a todos de surpresa”, disse o presidente chinês, que revisou as medidas tomadas pelo seu país desde o início da pandemia, a fim de conter a propagação.

Xi lembrou que a China é “a primeira grande economia a retornar ao crescimento económico”, e mencionou a contribuição do país asiático na partilha de equipamento de proteção e conhecimento científico com o resto do mundo, onde continua a haver suspeitas sobre a gestão inicial do surto por parte das autoridades chinesas.

O líder chinês defendeu que a China comunicou o mais rápido possível o surto à Organização Mundial da Saúde, e defendeu que ainda há um longo trabalho a ser feito pois “uma vitória completa exige um esforço contínuo”. Ainda durante a cerimónia realizou-se um minuto de silêncio em homenagem às vítimas mortais.

A cerimónia ocorreu no mesmo dia em que a Comissão Nacional de Saúde da China garantiu que os 175 casos de infeção ativa com o novo coronavírus no país, são viajantes oriundos do exterior e são conhecidos como casos “importados”.

Desde o início da pandemia, a China registou 85144 infetados e 4634 mortos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vermes predadores gigantes viviam no fundo do mar há 5,3 milhões de anos

Uma equipa de investigadores encontrou um novo registo fóssil de vermes predadores gigantes em sedimentos do Mioceno, entre 23 e 5,3 milhões de anos atrás. Estas misteriosas criaturas, possíveis predecessoras da espécie Eunice aphroditois, tinham aproximadamente …

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …