“Derrotámos o surto atual”. Médico chinês Zhong Nanshan distinguido por Xi Jinping

Durante uma cerimónia que tinha como objetivo celebrar a vitória da erradicação da covid-19, na China, o principal médico especialista em doenças respiratórias do país garantiu que Pequim “derrotou o surto atual” do novo coronavírus.

“Derrotámos o surto atual”, proclamou o médico Zhong Nanshan, distinguido durante a cerimónia com a “Medalha da República” pelo Presidente chinês Xi Jinping. Ainda assim, o investigador avisa que o país não pode baixar a guarda e deve continuar alerta.

Zhang ficou conhecido em 2003 pela sua contribuição na luta contra a SARS – síndrome respiratória aguda grave – um outro tipo de coronavírus que atingiu a China na época. O especialista defendeu a cooperação médica internacional, e enfatizou a necessidade de uma maior contribuição da China para a saúde global.

Durante a cerimónia, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, três outros especialistas, além de Zhong, receberam a medalha e o título de “Heróis do Povo”. Dezenas de funcionários da área da saúde também receberam títulos honorários do Partido Comunista Chinês.

Mais da metade da cerimónia consistiu num longo discurso de Xi Jinping, que se pronunciou sobre a luta do país contra a covid-19. “A covid-19 apanhou-nos a todos de surpresa”, disse o presidente chinês, que revisou as medidas tomadas pelo seu país desde o início da pandemia, a fim de conter a propagação.

Xi lembrou que a China é “a primeira grande economia a retornar ao crescimento económico”, e mencionou a contribuição do país asiático na partilha de equipamento de proteção e conhecimento científico com o resto do mundo, onde continua a haver suspeitas sobre a gestão inicial do surto por parte das autoridades chinesas.

O líder chinês defendeu que a China comunicou o mais rápido possível o surto à Organização Mundial da Saúde, e defendeu que ainda há um longo trabalho a ser feito pois “uma vitória completa exige um esforço contínuo”. Ainda durante a cerimónia realizou-se um minuto de silêncio em homenagem às vítimas mortais.

A cerimónia ocorreu no mesmo dia em que a Comissão Nacional de Saúde da China garantiu que os 175 casos de infeção ativa com o novo coronavírus no país, são viajantes oriundos do exterior e são conhecidos como casos “importados”.

Desde o início da pandemia, a China registou 85144 infetados e 4634 mortos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …