Deputados da comissão sobre a Caixa farão queixa de desobediência de Berardo e BdP

António Cotrim / Lusa

Os deputados da comissão parlamentar de inquérito à gestão da Caixa Geral de Depósitos vão fazer queixa ao Ministério Público, pelo crime de desobediência, se a Associação Coleção Berardo e o Banco de Portugal não entregarem os documentos solicitados.

Na quarta-feira, os deputados da comissão de inquérito deliberaram “mandatar o presidente para proceder em conformidade relativamente ao não cumprimento de deliberações pelo não envio de documentos”, segundo sintetizou o presidente, o social-democrata Luís Leite Ramos.

Segundo o Expresso, o presidente da comissão tem autorização de todos os deputados da comissão de inquérito para proceder a uma queixa ao Ministério Público quando terminar o prazo para a entrega dos documentos solicitados.

Se não vierem no tempo estipulado pela lei, ou se mantiver esta falta de vontade da Associação Coleção Berardo de nos enviar, participarmos ao Ministério Público de crime de desobediência”, anunciou Leite Ramos antes da sessão de audição de Fernando Teixeira dos Santos, antigo ministro das Finanças. Esta deliberação estende-se “a todas as instituições” que não entregaram documentos, tendo o Banco de Portugal sido mencionado.

No caso da Associação Coleção Berardo, estão em causa documentos e dados sobre os procedimentos que fizeram com que, segundo Berardo, os bancos tivessem perdido força naquela entidade, que é a dona da coleção Berardo em exposição no Centro Cultural de Belém com base num acordo com o Estado: a chamada “golpada“.

A Associação recusou-se a entregar à comissão de inquérito os documentos por não ser devedora da Caixa. Foi nessa recusa que o empresário acusou os deputados de tentar “devassar” a entidade, além de acusar que estão a prejudicar o seu direito de defesa.

Uma nova solicitação por parte da comissão de inquérito já foi feita, com a explicação do motivo pelo qual os deputados consideram que aquela documentação está incluída no objeto do inquérito parlamentar.

Por sua vez, o Banco de Portugal tem-se recusado a entregar o relatório da equipa liderada por João Costa Pinto que fez uma avaliação ao trabalho do supervisor na resolução do BES – um documento que é muito crítico da sua atuação.

“Já pedimos várias vezes ao Banco de Portugal e ainda não conseguimos. Vamos fazer uma última tentativa, formulando e justificando as razões”, afirmou Leite Ramos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …

Encontrado túmulo milenar de príncipe com coleção de peças valiosas

Em Corinaldo, perto da costa do Adriático, no norte da região italiana de Marche, a descoberta de um túmulo do século VII a.C. trouxe luz a diversos aspetos da Cultura Picena. Os picentinos foram um povo …

Vacina contra o coronavírus não chega a tempo de travar epidemia

Uma eventual vacina eficaz no combate ao novo coronavírus não deverá chegar a tempo de travar a epidemia, saliente o infecciologista Vítor Laerte. O surto de coronavírus, originário de Wuhan, tem-se espalhado aos poucos por todo …