Deputado em greve de fome devido à ausência de cantina na escola do Corvo


Paulo Estevão está há dez dias em greve de fome. O deputado açoriano protesta a falta de fornecimento de refeições na Escola básica e secundária da ilha do Corvo.

Um deputado do Partido Popular Monárquico Paulo Estevão está em greve de fome há dez dias, a lutar por uma “velha utopia, liberdade” e para que o 25 de abril “também chegue ao Corvo”.

O deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores diz ter esgotado “todos os recursos legislativos e de discussão parlamentar” sobre o fornecimento e refeições escolares aos alunos e pessoal docente e não docente da escola do Corvo.

Segundo o Diário de Notícias, o Governo Regional dos Açores passou a contemplar um pagamento às famílias afetadas pela ausência de cozinha e refeitório escolar. No entanto, para o parlamentar, tal não mais é do que uma “desresponsabilização“.

Paulo Estevão refere que, o facto de os alunos do Corvo serem poucos – apenas 41 crianças e jovens – e viveram no lugar mais isolado do país, não pode ser um motivo para lhe retirar direitos.

“Tenha-se em conta que 25 alunos dos 41 alunos são beneficiários da ação social escolar. Isto significa que cerca de 61% dos alunos do Corvo são beneficiários da ação social escolar”, recordou ao DN.

O deputado do PPM referiu ainda que o executivo açoriano, através do secretário regional da Educação e Cultura, tem vindo a defender “que se tem de tratar de forma diferente o que é diferente”, ignorando o facto de os alunos do Corvo terem as mesmas necessidades e os mesmo direitos que os estudantes do resto do país.

“Qual é a justificação de uma medida deste género? O que motivou o Governo Regional a construir refeitórios e cozinhas escolares em todas as ilhas? Que razões explicam a discriminação da escola do Corvo neste âmbito? É por ser uma ilha pequena e com as habitações perto da escola?”, questiona.

Vasco Cordeiro, presidente do Governo dos Açores, reagiu a esta situação de forma mais fria, afirmando que “vivemos numa região livre em que cada um escolhe a maneira em que entende se manifestar”.

Caso o Governo regional não tome medidas, o parlamentar grevista assume vontade de continuar com este protesto, em nome da justiça.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Asteróide Ryugu é semelhante a uma esponja gigante (e pode ter um núcleo denso escondido no interior)

O rover espacial MASCOT conseguiu fazer medições que mostraram que, ao contrário do esperado, o asteróide Ryugu está vazio por dentro e a sua estrutura porosa é semelhante à de uma esponja. A descoberta explica por …

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …