Deputado francês multado por chamar “Senhor” à presidente Sandrine Mazetier

Richard Ying / Flickr

A presidente em exercício da Assembleia Nacional francesa, Sandrine Mazetier

O deputado Julien Aubert foi multado por se recusar a tratar a presidente em exercício da Assembleia Nacional francesa, Sandrine Mazetier, por ‘Senhora Presidente’, noticiou a AFP.

Durante o debate desta segunda-feira à noite, sobre a transição energética em França, Julien Aubert, deputado da UMP, o partido de centro-direita de Nicolás Sarcozy, insistia em dirigir-se a Sandrine Mazetier como ‘Senhor Presidente’ e não ‘Senhora Presidente’.

“Senhor Aubert, ou o senhor respeita a presidente da reunião, ou teremos um problema. É Senhora Presidente ou terá uma chamada de atenção registada em acta”, avisou Sandrine Mazertier.

Julien Aubert / Wikimedia

Julien Aubert, deputado da UMP

Julien Aubert, deputado da UMP

Eu aplico as regras da Academia Francesa, a instituição que define a linguagem francesa, que rejeita a feminização de cargos”, retorquiu o deputado.

Os títulos no feminino provocam frequentes discussões na Assembleia Nacional, sendo rejeitados pela maioria dos deputados, mas foi a primeira vez que a questão terminou com a aplicação de uma multa.

“Castiga-me como se eu tivesse mostrado o dedo à Presidência. O que eu fiz foi falar francês. Mea maxima culpa”, justificou Aubert aos jornalistas.

A multa, no valor de 1.378 euros, será descontada no próximo vencimento.

Os membros da UMP consideram tratar-se de “uma sanção escandalosa” e garantem que se vão quotizar em solidariedade com o seu colega de bancada.

Deputados dos partidos de esquerda sublinharam que Sandrine Mazertier se limitou a cumprir uma instrução do gabinete da Assembleia Nacional, aprovada em 1998 e revista em 2000, que obriga ao tratamento no feminino dos cargos exercidos por mulheres no parlamento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …