Deputado brasileiro afirma ter provas de que Eduardo Campos sofreu atentado

governadoreduardocampos / Flickr

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

Eduardo Campos, político brasileiro, líder do PSB, ex-Governador de Pernambuco e candidato à presidência do Brasil

O deputado federal brasileiro Protógenes Queiroz, candidato à reeleição pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), afirmou ter provas de que a queda do avião que matou o candidato à presidência Eduardo Campos, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), “não foi um acidente normal”, mas sim um atentado.

Depois de em Agosto o deputado do PSB Júlio Delgado ter levantado suspeitas acerca das caixas negras do avião que vitimou Eduardo Campos, é agora o deputado federal Protógenes Queiroz a lançar a teoria de que o acidente foi um atentado.

Em declarações ao portal Terra, o deputado anunciou que está a conduzir uma investigação paralela à das autoridades oficiais e que faltam “explicações para as lacunas de dados” que está a recolher a fim de “formatar uma convicção e apontar até na direcção dos possíveis responsáveis”.

Várias questões foram levantadas pelo deputado Queiroz para fundamentar a suspeita de atentado.

Uma delas diz respeito ao facto de a equipa da Polícia Federal designada para acompanhar as buscas e recolher dados só ter chegado ao local do acidente no dia seguinte à tragédia.

Além disso, Protógenes Queiroz afirma que várias peças da fuselagem do avião não constam nas fotos, e que as câmaras de segurança dos prédios da região indicam que o piloto não estaria aos comandos da aeronave.

José Cruz / Agência Brasil

O deputado brasileiro Protógenes Queiroz afirma ter provas de que morte de Eduardo Campo foi atentado

O deputado brasileiro Protógenes Queiroz afirma ter provas de que morte de Eduardo Campo foi atentado

Por fim, o candidato do PCdoB considera crucial saber quem autorizou o voo em condições climáticas tão adversas.

Segundo Queiroz, citado pela RVR, “os técnicos estão um pouco amedrontados com a situação, porque ela aponta para uma situação de atentado e têm medo de algum tipo de retaliação”.

Eduardo Campos, quatro assessores da sua campanha e dois tripulantes morreram na manhã de 13 de agosto, quando o avião particular que os transportava do Rio de Janeiro caiu num bairro residencial de Santos, no litoral de São Paulo.

Depois do acidente, o PSB lançou como candidata a ex-senadora Marina Silva, que até então era candidata a vice-presidente na lista de Campos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …