Deputadas do Bloco depõem contra Arroja no caso das “esganiçadas”

Paulete Matos / Flickr

A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua

O Parlamento autorizou, por unanimidade, as deputadas do Bloco de Esquerda a prestarem declarações, como testemunhas, no âmbito do inquérito movido ao economista Pedro Arroja que lhes chamou “esganiçadas”.

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género apresentou queixa contra Pedro Arroja no início de Janeiro passado, depois de o economista se ter referido às mulheres do Bloco de Esquerda como “esganiçadas”.

“Não queria nenhuma daquelas mulheres, nem dada”, disse ainda Pedro Arroja, no seu espaço de comentário no Porto Canal, em Novembro de 2015.

No entanto, só agora o Parlamento deu aval às deputadas Catarina Martins, Mariana Mortágua, Joana Mortágua, Isabel Pires e Sandra Cunha para prestarem declarações por escrito no âmbito do inquérito que decorre no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto.

A eurodeputada Marisa Matias também vai ser ouvida no âmbito do caso.

Em causa pode estar a prática do crime de discriminação sexual, conforme salienta o Jornal de Notícias, notando que a moldura penal prevista é de pena de prisão de seis meses a cinco anos.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Crime de discriminação sexual? Mas que discriminação sexual? Então o homem já não tem direito a ter a sua opinião acerca de alguém? Mas que raio de liberdade é esta? A liberdade é só para alguns? Oraaaa tenham decoro… percam tempo com o que realmente interessa… deixem-se de historias para boi dormir… rssss

  2. É bom que Pedro Arroja aprenda que as pessoas lá por não serem da sua cor politica merecem respeito!
    As mulheres do PSD e CDS, quando põem defeito em tudo o que é de esquerda são o quê?
    Quanto a mim são mulheres! E também há os homens que fazem o mesmo!
    O que ele fez é discriminação reles e reveladora do mau carácter de um reles comentador. Isso sim!, E é bom que ele leve um correctivo!
    Quem vem para a comunicação social fazer comentários, deve ser responsabilizado pelo que diz e não dizer o que lhe apetece, sem respeito pelas pessoas.

  3. Mas consideraram que foi um piropo? ou agora dizer que não se gosta de alguém é crime? tenham juízo, vão dar banho ao cão!

  4. E não são esganiçadas? è alguma mentira? Tal como um comentador já aqui escreveu eu tb digo – ASSENTA-LHES QUE NEM UMA LUVA”

  5. Por unanimidade, quando toca a defenderem-se uns e outros, como eles conseguem unanimidade, é como os casos de corrupção, em que se escondem atrás uns dos outros.

  6. E o Parlamento autorizou por unanimidade as meninas do Bloco a prestarem declarações, pois assim até vamos compreender melhor porque razão um deputado goza de imunidade parlamentar, quando se trata de se protegerem a eles próprios tombam todos para o mesmo lado e estas no final mais esganiçadas ficarão certamente sentindo-se donas e senhoras disto tudo.

  7. É realmente ridículo fazer uma peixeirada com uma simples opinião (fundamentada, diga-se em abono da verdade). Ve-se que não têm nada de mais importante para tratar… Que tristeza!

  8. Incrível! O nojo de gente que para aqui anda! Se eu vos insultasse, não ficariam… ofendidos? Se ocupassem um cargo de relevo, não fariam algo? Só porque é do partido que não gostam, está bem?… Vocês metem-me nojo… Para vocês, cambada de…, vão “banho ao cão”, como disse o toni dos bifes!

  9. Que confusão…
    Quando se fala em “esganiçadas”, alguns pensam que se está a falar das suas mães…
    Já deviam saber que nem todas são iguais…

RESPONDER

Os olhos são (mesmo) o espelho da alma. Estudo revela que experiências traumáticas afetam as pupilas

Uma nova investigação acaba de revelar que as pupilas podem revelar se uma pessoa sofreu uma experiência traumática no passado. Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriu que as pupilas …

No Japão, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação

Na Terra do Sol Nascente, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação (sem ter de arcar com as culpas). De acordo com a BBC, estes agentes privados chamam-se "wakaresaseya" e têm …

Arqueologia estelar revela restos de antigo enxame globular. É o "último do seu género"

Uma equipa de astrónomos, incluindo Ting Li e Alexander Ji do Instituto Carnegie, descobriu uma corrente estelar composta pelos restos de um antigo enxame globular que foi dilacerado pela gravidade da Via Láctea, há 2 …

Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Internet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por …

eBussy é o novo elétrico modular que se transforma em 10 carros diferentes

10 em 1. O eBussy, um veículo elétrico projetado pela alemã ElectricBrands, permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes. A fabricante alemã ElectricBrands revelou o seu mais recente carro-conceito: o eBussy, um elétrico modular capaz …

República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação. De acordo com …

Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses. A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas …

Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem clandestina que o FBI

A operação Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem utilizados por John Edgar Hoover, o temível líder do FBI durante quase 50 anos. Durante quase 50 anos, John Edgar Hoover liderou o FBI, ficando conhecido …

Por três dólares, já é possível comer refeições de avião em casa

A empresa Tamam Kitchen, líder na produção de alimentos para várias companhias aéreas de Israel, decidiu vender ao público e a baixo custo as refeições que habitualmente vende a empresas de aviação e que depois …

Ministério Público está a investigar acidente com Alfa Pendular em Soure

O Ministério Público está a investigar o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, que, na última sexta-feira, provocou dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros. Questionada na sexta-feira pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral …