Deputadas do Bloco depõem contra Arroja no caso das “esganiçadas”

Paulete Matos / Flickr

A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua

O Parlamento autorizou, por unanimidade, as deputadas do Bloco de Esquerda a prestarem declarações, como testemunhas, no âmbito do inquérito movido ao economista Pedro Arroja que lhes chamou “esganiçadas”.

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género apresentou queixa contra Pedro Arroja no início de Janeiro passado, depois de o economista se ter referido às mulheres do Bloco de Esquerda como “esganiçadas”.

“Não queria nenhuma daquelas mulheres, nem dada”, disse ainda Pedro Arroja, no seu espaço de comentário no Porto Canal, em Novembro de 2015.

No entanto, só agora o Parlamento deu aval às deputadas Catarina Martins, Mariana Mortágua, Joana Mortágua, Isabel Pires e Sandra Cunha para prestarem declarações por escrito no âmbito do inquérito que decorre no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto.

A eurodeputada Marisa Matias também vai ser ouvida no âmbito do caso.

Em causa pode estar a prática do crime de discriminação sexual, conforme salienta o Jornal de Notícias, notando que a moldura penal prevista é de pena de prisão de seis meses a cinco anos.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Crime de discriminação sexual? Mas que discriminação sexual? Então o homem já não tem direito a ter a sua opinião acerca de alguém? Mas que raio de liberdade é esta? A liberdade é só para alguns? Oraaaa tenham decoro… percam tempo com o que realmente interessa… deixem-se de historias para boi dormir… rssss

  2. É bom que Pedro Arroja aprenda que as pessoas lá por não serem da sua cor politica merecem respeito!
    As mulheres do PSD e CDS, quando põem defeito em tudo o que é de esquerda são o quê?
    Quanto a mim são mulheres! E também há os homens que fazem o mesmo!
    O que ele fez é discriminação reles e reveladora do mau carácter de um reles comentador. Isso sim!, E é bom que ele leve um correctivo!
    Quem vem para a comunicação social fazer comentários, deve ser responsabilizado pelo que diz e não dizer o que lhe apetece, sem respeito pelas pessoas.

  3. Mas consideraram que foi um piropo? ou agora dizer que não se gosta de alguém é crime? tenham juízo, vão dar banho ao cão!

  4. E não são esganiçadas? è alguma mentira? Tal como um comentador já aqui escreveu eu tb digo – ASSENTA-LHES QUE NEM UMA LUVA”

  5. Por unanimidade, quando toca a defenderem-se uns e outros, como eles conseguem unanimidade, é como os casos de corrupção, em que se escondem atrás uns dos outros.

  6. E o Parlamento autorizou por unanimidade as meninas do Bloco a prestarem declarações, pois assim até vamos compreender melhor porque razão um deputado goza de imunidade parlamentar, quando se trata de se protegerem a eles próprios tombam todos para o mesmo lado e estas no final mais esganiçadas ficarão certamente sentindo-se donas e senhoras disto tudo.

  7. É realmente ridículo fazer uma peixeirada com uma simples opinião (fundamentada, diga-se em abono da verdade). Ve-se que não têm nada de mais importante para tratar… Que tristeza!

  8. Incrível! O nojo de gente que para aqui anda! Se eu vos insultasse, não ficariam… ofendidos? Se ocupassem um cargo de relevo, não fariam algo? Só porque é do partido que não gostam, está bem?… Vocês metem-me nojo… Para vocês, cambada de…, vão “banho ao cão”, como disse o toni dos bifes!

  9. Que confusão…
    Quando se fala em “esganiçadas”, alguns pensam que se está a falar das suas mães…
    Já deviam saber que nem todas são iguais…

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …