Depressões são tão mortais como fumar um maço de cigarros por dia

SXC

Doenças mentais sérias podem reduzir a esperança de vida em cerca de vinte anos. Um número equivalente, ou até pior, do que a redução decorrente do tabagismo, revelou um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, publicado no World Psychiatry.

De acordo com os resultados da investigação, fumar 20 cigarros por dia reduz a expectativa de vida entre 8 a 10 anos. Em comparação, pessoas com transtorno bipolar têm uma redução média de entre 9 e 20 anos, com esquizofrenia 10 a 20 anos e 7 a 11 anos para a depressão recorrente.

De salientar ainda que o consumo de drogas e álcool reduz a expectativa de vida em cerca de 24 anos.

Segundo os dados, divulgados pelo The National Post, no Reino Unido, uma em cada quatro pessoas tem algum tipo de problema de saúde mental, e estima-se que cerca de um quinto das pessoas seja fumador.

A pesquisa constatou que todas as condições de saúde mental estudadas resultam em maiores taxas de mortalidade entre os doentes, quando comparados com a população em geral, com uma redução na expectativa de vida de entre sete e 24 anos de vida.

John Williams, director de neurociência e saúde mental no Wellcome Trust, explica: “As pessoas com problemas de saúde mental, estão entre os mais vulneráveis da sociedade”.

E acrescenta que “este trabalho enfatiza a crucial importância do acesso a cuidados de saúde adequados e aconselhamento, o que nem sempre é o caso”.

Williams afirma terem agora “fortes evidências de que a doença mental é tão ameaçadora para a expectativa de vida como outras ameaças à saúde pública, como o tabagismo”.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.