Depressão poderá ser diagnosticada por análise ao sangue

Brother O'Mara / Flickr

Um novo estudo sugere que um simples exame ao sangue poderá, em breve, permitir que os médicos consigam diagnosticar a depressão clínica tão facilmente como acontece, por exemplo, com o colesterol.

Ao medir os níveis de nove marcadores biológicos, o exame pode não só ajudar os profissionais de saúde a descobrir quais as pessoas com maior predisposição à depressão, como também identificar o tratamento mais indicado para cada indivíduo.

“Este teste traz o diagnóstico da saúde mental para o século XXI e oferece a primeira abordagem da medicina personalizada a pessoas que sofrem de depressão”, explica Eva Redei, autora do estudo e professora de psiquiatria e ciências comportamentais na Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.

A investigação, publicada na revista Translational Psychiatry, contou com a participação de 64 pessoas, das quais metade estava com depressão, com idades compreendidas entre os 21 e os 79 anos.

Os investigadores realizaram um exame de sangue e identificaram nove marcadores de RNA – moléculas responsáveis por interpretar o código genético do DNA e fazerem o organismo funcionar de acordo com as informações decodificadas -, cujos níveis eram significativamente diferentes entre os indivíduos com e sem
depressão.

Os participantes com depressão foram submetidos a um tratamento contra a doença. Ao longo das 18 semanas seguintes, a equipa foi monitorizando os níveis dos nove marcadores de RNA. Os resultados revelaram que os níveis foram sofrendo alterações, e que essa alteração estava relacionada com a eficácia, ou não, do tratamento.

“Não temos dúvidas de que o tratamento à base de medicamentos e a psicoterapia são eficazes, mas não para toda a gente. Ter um exame como este ajuda-nos a prescrever a melhor terapia para cada paciente”, afirma David Mohr, co-autor do estudo.

Actualmente, o método de diagnóstico da depressão é subjectivo, uma vez que se baseia em sintomas não específicos, como a fadiga e a alteração de humor, que podem ser associados a diversos problemas físicos e mentais. Este diagnóstico depende também da habilidade do paciente em reportar os seus sintomas e a do médico em interpretá-los.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …