Depois do Zaman, Governo turco assume gestão de agência noticiosa

BrookingsInst / Flickr

Recep Tayyip Erdogan, Primeiro-ministro turco e candidato à Presidência

Governo volta a ganhar controlo sobre um meio de comunicação turco, desta vez através da agência de noticias do mesmo grupo do jornal Zaman.

Depois de no fim-de-semana terem colocado o jornal de maior circulação no país, o Zaman, sob o controlo do Governo turco, o mesmo acontece agora com a agência de notícias do mesmo grupo.

Segundo o The Guardian, as autoridades turcas alargaram esta terça-feira o controlo sobre a a agência Cihan, no mesmo dia em que a cimeira UE-Turquia chega finalmente a uma conclusão.

A agência informou no seu site que um tribunal de Istambul decidiu que, tal como aconteceu com o jornal, também um administrador público vai assumir funções.

Este é mais um ataque do Governo turco à liberdade de imprensa no país, uma atitude que está a ser fortemente contestada por todos os outros países europeus.

Durante o fim-de-semana, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, prometeu abordar a questão durante a cimeira com o primeiro-ministro turco.

“A UE tem sublinhado constantemente que a Turquia, enquanto país candidato, deve respeitar e promover elevados padrões e práticas democráticas, entre os quais a liberdade dos media”, referiu, na altura, um comunicado do serviço diplomático da União Europeia.

Segundo o jornal Público, a chanceler alemã Angela Merkel assegurou, à saída de Bruxelas, que 28 Estados-membros manifestaram o seu apoio inequívoco à liberdade de imprensa.

O primeiro-ministro Ahmet Davotuglu respondeu que “a liberdade de imprensa é um valor base também na Turquia” e insistiu que o controlo estatal do Zaman resulta apenas de um processo “unicamente judicial”.

Desde que o Governo turco se apropriou do Zaman que o jornal mudou rapidamente a sua linha editorial, passando a dar destaque a notícias que o beneficiam.

A edição de domingo, a primeira depois de estar sob o controlo do Estado, mostrava uma imagem do presidente Erdogan acompanhada por um artigo sobre uma nova ponte que está perto de estar concluída.

O grupo do jornal Zaman e da agência Cihan está fortemente ligada ao clérigo Fettullah Gülen, um antigo aliado do presidente turco que agora é acusado de uma tentativa de golpe de Estado.

Gülen vive atualmente exilado nos Estados Unidos e é considerado o fundador do Hizmet, um movimento considerado “terrorista” pelo Governo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E é este país muçulmano que quer fazer parte da UE? Não, nunca, os Turcos estao a fazer chantagem sobre a Europa com os refugiados. Em relação ao dinheiro, é para ir parar aos bolsos do presidente e do filho. Mas o que e que os Turcos tem de Europeus? Uma nesga muito pequenina de território, na parte Europeia, porque o resto e tudo médio oriente. Espero que haja países na UE a dizerem não.

RESPONDER

Governo da Malásia pede desculpa após recomendações sexistas para período de confinamento

O Governo da Malásia pediu desculpas após reações contra recomendações consideradas sexistas dirigidas às mulheres durante o período de confinamento devido à pandemia de Covid-19, que já causou naquele país causou três mortes e 2.766 …

Linha SNS 24 está a atender mais de 18 mil chamadas por dia

O secretário de Estado da Saúde saudou a capacidade de adaptação dos profissionais de saúde e do Governo à pandemia covid-19, dando como exemplo a Linha SNS 24 que está a atender mais de 18 …

Bolsonaro mais moderado. "A minha preocupação sempre foi salvar vidas”

O Presidente brasileiro adotou um tom mais moderado naquele que foi o seu quarto discurso ao país sobre o novo coronavírus, mas voltou a insistir na importância de a população manter os empregos durante a …

Diabéticos representam 9% das mortes por covid-19

Os doentes da diabetes são um grupo de risco, representando “mais de 9% das pessoas falecidas com covid-19”, mas não têm mais probabilidades de ser infetados pelo novo coronavírus. A informação foi avançada esta quarta.feira pelo …

Covid-19: Infarmed diz que nenhum medicamento provou eficácia no tratamento

O Infarmed assegurou, na terça-feira, estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia …

Adolescente de 13 anos morre no Reino Unido devido a Covid-19

Um adolescente britânico de 13 anos morreu na segunda-feira depois de testar positivo para o novo coronavírus, informou na terça-feira o hospital. Segundo a família, o jovem não sofria de nenhuma outra doença. Segundo noticiou a …

"Por favor, não venham". Autarca de Vila Real apela a emigrantes que não regressem a Portugal

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, apela aos emigrantes para que, "por favor", não regressem agora ao país e nesta Páscoa "fiquem nas terras" que os "acolheram em segurança". "Este vírus infernal que …

84 pessoas detidas por desobediência ao estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até esta terça-feira, 84 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 1600 estabelecimentos, no âmbito do estado de emergência. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as …

Há creches, ATL e colégios privados a cobrar valores indevidos na quarentena

Há creches, ATL e colégios privados a cobrarem valores indevidos referentes a alimentação, transporte e atividades extracurriculares. O alerta foi dado pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco). De acordo com a jurista da Deco, Carolina …

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …