Depois do muro, Hungria quer agentes a patrulhar fronteira com a Sérvia

O governo da Hungria anunciou esta terça feira que vai criar unidades especiais de policiamento para patrulhar a fronteira com a Sérvia, onde diariamente entram ilegalmente centenas de pessoas.

“O primeiro-ministro Viktor Órban solicitou ao ministro do Interior a criação de unidades fronteiriças, compostas por milhares de polícias”, referiu o chefe do gabinete do primeiro-ministro, János Lázár, em declarações à imprensa húngara.

O representante acrescentou que o executivo conservador de Budapeste também prevê alterar a legislação relacionada com as entradas ilegais no território húngaro.

O governo húngaro iniciou em julho a construção de uma vedação de 177 quilómetros ao longo da fronteira com a Sérvia para deter as entradas ilegais.

A conclusão da obra está prevista para o final deste mês, o que originou nas últimas semanas a um aumento do fluxo de refugiados.

Segundo a proposta do executivo húngaro, quem danificar a vedação poderá incorrer numa pena até quatro anos de prisão.

As penas relacionadas com o tráfico de pessoas também vão ser agravadas uma vez que, segundo János Lázár, “a Hungria está sob o ataque de traficantes”.

É esperado que o parlamento húngaro, onde o governo conservador nacionalista de Orbán conta com uma ampla maioria, discuta estas propostas governamentais numa sessão extraordinária em finais de agosto ou no início do próximo mês de setembro.

Desde o início do ano, a polícia húngara registou a entrada ilegal de mais de 100 000 pessoas, na sua maioria provenientes de países em conflito, que entram na Hungria pela fronteira com a Sérvia e dali partem para outros países europeus, especialmente Áustria, Alemanha e Suécia.

Na segunda-feira, a polícia informou que tinha intercetado, só no último fim de semana, 5 544 pessoas, 942 delas menores.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …