“Agradecido”: Após vários meses de bloqueio, EUA vão aprovar pacote de ajuda à Ucrânia

(h) Presidência da Ucrânia

Os presidentes dos EUA e da Ucrânia, respetivamente, Joe Biden e Volodymyr Zelenskyy

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, este sábado, um pacote de ajuda militar à Ucrânia. O próximo passo é no Senado. Volodymyr Zelenskyy agradeceu e diz que a ajuda “salvará milhares e milhares de vidas”.

Depois de vários meses de impasse, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovaram, em Washington, o esperado pacote de ajuda à Ucrânia, no valor de 61 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros), para fazer face à invasão russa.

Esta assistência militar e económica, que resulta de meses de negociações intensas, acabou por receber apoio das duas bancadas parlamentares.

O pacote de ajuda à Ucrânia deve agora ser aprovada no Senado, onde uma primeira votação poderá ocorrer já na terça-feira.

Este é o mais significativo de um conjunto de três leis em votação numa rara sessão ao sábado, que inclui o apoio a Israel e a Taiwan, num volume total de 95 mil milhões de dólares (89 mil milhões de euros).

“Salvará milhares e milhares de vidas”

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy agradeceu o pacote de ajuda de quase 61 mil milhões de dólares aprovado na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e disse que “salvará milhares e milhares de vidas”.

“A lei de ajuda vital aprovada hoje na Câmara dos Representantes nos EUA vai impedir a guerra de se propagar, salvará milhares e milhares de vidas e ajudará os nossos dois países a serem mais fortes”, escreveu Zelenskyy na rede social X/Twitter, ao mesmo tempo que se mostrou “agradecido” aos parlamentares norte-americanos e, em particular, ao presidente da câmara baixa, o republicano Mike Johnson.

O pacote de ajuda esteve bloqueado durante vários meses devido a um grupo de congressistas republicanos próximos do ex-presidente Donald Trump.

“A democracia e a liberdade terão sempre significado global e nunca vão fracassar enquanto a América ajudar a protegê-las”, considerou Zelenskyy.

O Presidente ucraniano disse esperar que o pacote de ajuda receba em breve a aprovação do Senado e que siga para a aprovação final do Presidente norte-americano, Joe Biden.

NATO saúda ajuda norte-americana

O secretário-geral da NATO saudou a aprovação pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América de um pacote de ajuda financeira à Ucrânia.

Numa mensagem publicada na rede social X/Twitter, Jens Stoltenberg congratulou-se com a aprovação de “um novo programa de ajuda importante para a Ucrânia”, no valor de cerca de 61 mil milhões de dólares.

“A Ucrânia usa as armas fornecidas pelos aliados da NATO para destruir as capacidades de combate russas. Isto vem reforçar a segurança de todos na Europa e na América do Norte“, declarou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.