A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, este sábado, um pacote de ajuda militar à Ucrânia. O próximo passo é no Senado. Volodymyr Zelenskyy agradeceu e diz que a ajuda “salvará milhares e milhares de vidas”.
Depois de vários meses de impasse, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovaram, em Washington, o esperado pacote de ajuda à Ucrânia, no valor de 61 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros), para fazer face à invasão russa.
Esta assistência militar e económica, que resulta de meses de negociações intensas, acabou por receber apoio das duas bancadas parlamentares.
O pacote de ajuda à Ucrânia deve agora ser aprovada no Senado, onde uma primeira votação poderá ocorrer já na terça-feira.
Este é o mais significativo de um conjunto de três leis em votação numa rara sessão ao sábado, que inclui o apoio a Israel e a Taiwan, num volume total de 95 mil milhões de dólares (89 mil milhões de euros).
“Salvará milhares e milhares de vidas”
O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy agradeceu o pacote de ajuda de quase 61 mil milhões de dólares aprovado na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e disse que “salvará milhares e milhares de vidas”.
“A lei de ajuda vital aprovada hoje na Câmara dos Representantes nos EUA vai impedir a guerra de se propagar, salvará milhares e milhares de vidas e ajudará os nossos dois países a serem mais fortes”, escreveu Zelenskyy na rede social X/Twitter, ao mesmo tempo que se mostrou “agradecido” aos parlamentares norte-americanos e, em particular, ao presidente da câmara baixa, o republicano Mike Johnson.
I am grateful to the United States House of Representatives, both parties, and personally Speaker Mike Johnson for the decision that keeps history on the right track.
Democracy and freedom will always have global significance and will never fail as long as America helps to…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 20, 2024
O pacote de ajuda esteve bloqueado durante vários meses devido a um grupo de congressistas republicanos próximos do ex-presidente Donald Trump.
“A democracia e a liberdade terão sempre significado global e nunca vão fracassar enquanto a América ajudar a protegê-las”, considerou Zelenskyy.
O Presidente ucraniano disse esperar que o pacote de ajuda receba em breve a aprovação do Senado e que siga para a aprovação final do Presidente norte-americano, Joe Biden.
NATO saúda ajuda norte-americana
O secretário-geral da NATO saudou a aprovação pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América de um pacote de ajuda financeira à Ucrânia.
Numa mensagem publicada na rede social X/Twitter, Jens Stoltenberg congratulou-se com a aprovação de “um novo programa de ajuda importante para a Ucrânia”, no valor de cerca de 61 mil milhões de dólares.
“A Ucrânia usa as armas fornecidas pelos aliados da NATO para destruir as capacidades de combate russas. Isto vem reforçar a segurança de todos na Europa e na América do Norte“, declarou.
I welcome that the U.S. House of Representatives has approved a major new package of aid to #Ukraine. Ukraine is using the weapons provided by #NATO Allies to destroy Russian combat capabilities. This makes us all safer, in Europe & North America.
— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) April 20, 2024
ZAP // Lusa
Guerra na Ucrânia
-
11 Dezembro, 2024 Rússia baixa a guarda (e muito) na ponte da Crimeia
-
6 Dezembro, 2024 Cidade russa tira tudo que é azul e amarelo da árvore de Natal
-
5 Dezembro, 2024 Reino Unido: “Estamos à beira da terceira era nuclear”Também em: Guerra no Médio Oriente