Depois de novo vídeo, “mayor” de Toronto finalmente “pronto a procurar ajuda”

West Annex News / Flickr

O controverso presidente da Câmara de Toronto, Rob Ford

O controverso presidente da Câmara de Toronto, Rob Ford

O presidente da Câmara de Toronto, Rob Ford, abandonou “temporariamente” a sua campanha de reeleição ao cargo, depois da divulgação de um vídeo comprometedor em que aparece a fumar crack, uma droga derivada da cocaína.

Rob Ford, empresário e político conservador que chegou à câmara de Toronto em 2010, negou que tenha problemas de dependência apesar de numerosos testemunhos e da existência de fotografias e vídeos em que aparece a consumir drogas.

O novo vídeo revelado pelo jornal The Globe and Mail foi gravado no passado fim de semana na casa da irmã do presidente da Câmara de Toronto, Kathy Ford, que, por sua vez, também reconheceu a sua dependência de drogas. O vídeo terá sido gravado por um alegado traficante de droga.

Pouco depois da revelação do vídeo, e da publicação de uma imagem de Ford com um cachimbo idêntico aos usados para consumir crack, o advogado do político emitiu um comunicado a anunciar “temporariamente” a retirada da campanha de reeleição, afirmando estar “pronto a procurar ajuda“.

Os habitantes de Toronto, a quarta maior cidade da América do Norte e a capital comercial e financeira do Canadá, estão convocados para as urnas em outubro.

Apesar dos escândalos que acompanham Ford há anos, o político conservador tem insistido que se apresentará para uma reeleição, afirmando que “ninguém é perfeito”.

Ford, a quem foi retirada a maior parte dos poderes em novembro do ano passado depois de admitir ter fumado crack, lançou entretanto uma campanha pública nos meios de comunicação do Canadá e Estados Unidos e afirmou que tinha deixado de consumir drogas e álcool.

Mas no início do ano surgiram novos vídeos do político bêbado em locais públicos.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …