/

Denúncia contra o actor Marcantonio del Carlo por falar em esquema de corrupção

1

@marcantoniodelcarlo / Instagram

Marcantonio del Carlo

O actor Marcantonio del Carlo.

O actor Marcantónio del Carlo luta há 40 anos pela nacionalidade portuguesa e queixou-se, num programa de televisão, que lhe pediram 5 mil euros para tratar do processo de imediato. Esta declaração vale-lhe, agora, uma queixa no Ministério Público.

Foi no programa “Júlia” da SIC que Marcantónio del Carlo, actor italiano que vive em Portugal, há mais de 40 anos, denunciou um caso de alegada corrupção em Portalegre, salientando que lhe pediram “5 mil euros” para tratar imediatamente do seu processo de cidadania.

Apesar de viver no nosso país há quatro décadas, desde os 16 anos, o actor ainda não conseguiu obter a nacionalidade portuguesa.

Agora, Marcantonio del Carlo enfrenta um processo no Ministério Público (MP) após denúncia do Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN).

A denúncia surgiu pelo facto de o actor “ter publicamente declarado ter conhecimento de um caso de corrupção e não ter actuado em conformidade“, aponta o Sindicato num comunicado citado pela SIC Notícias.

“Convidamos o Sr. Marcantonio Del Carlo a ser consequente e a denunciar os factos, dando nome aos intervenientes da sua afirmação, sendo que, as afirmações veiculadas num grande órgão de comunicação social e replicadas por diversa imprensa escrita, com impacto nacional e internacional, lançam um manto de suspeição sobre toda uma classe profissional e sobre todos os trabalhadores de Portalegre”, lamenta ainda o Sindicato.

A entidade faz a defesa dos notários, notando que a classe “não é permeável a cunhas, favores ou quaisquer outros tipos de situações de duvidosa legalidade”.

Assim, para salvaguardar “a honorabilidade de todos os trabalhadores dos Registos, e muito em especial dos que exercem funções em Portalegre”, o STRN adianta que vai encaminhar as declarações do actor para o MP, para que seja aberto “o competente processo” e para que se avalie se há “matéria susceptível de ser enquadrada como ilícito criminal”.

“Caso o Senhor Marcantonio Del Carlo conheça algum caso que não esteja de acordo com exigência legal que resulta do enquadramento legal da Lei da nacionalidade deve denunciá-lo às entidades competentes“, realça ainda o Sindicato, concluindo que “uma situação dessas, a ser verdadeira, seria totalmente inaceitável caso fosse praticada por quem tem a seu cargo a essencial e fundamental tarefa de garantir a certeza e a segurança jurídicas”.

ZAP //

1 Comment

  1. Vergonha, eu tenho vergonha do meu país, como é possível um cidadão estar há 40 anos a morar em Portugal e ainda não ter nacionalidade portuguesa? Já um imigrante acabado de chegar é logo Português, que nojice este Portugal….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.